terça-feira, dezembro 28, 2010

RABANADAS SEM AÇÚCAR E COM ALGUMA CANELA.


          Com um olho na imprensa escrita e outro na TV, entre uma trinca na posta de bacalhau e couves regadas com azeite da casa, num ambiente da tradição familiar minhota que muito me apraz retive, aqui e além, no decorrer da quadra festiva que vivemos, uma ou outra notícia que vieram a público e cativaram, da minha parte, algum interesse.

           SEARA, VAI A JOGO.

           Caso Gilberto Madail não venha a candidatar-se a novo mandato para a presidência de F.P.F., o que acho improvável, não faltará, pelo que já se pode concluir, quem o vá substituir. Fernando Seara, o conhecido militante do SLB que comenta num programa da estação oficial da TV e, simultâneamente, acumula com a presidência da Câmara Municipal de Sintra, está já no pelotão da frente agitando as mãozinhas no seu estilo inconfundível de manipular os argumentos com que, por obsessão, pretende demonstrar a influência das arbitragens nos êxitos do Futebol Clube do Porto e, por outro lado, desculpar os fracassos do clube da dona Vitória com os penaltis que ficam por marcar a favor do seu clube (sempre vários, por jogo). Para além das funções que acima menciono o dr. Seara, que eu saiba, nunca foi dirigente de um clube, jamais exerceu funções de responsabilidade em organismos da hierarquia desportiva, nem terá sido atleta profissional ou amador com méritos reconhecidos. Se é bastante ter passado a denegrir árbitros nos programas da TV e a tentar apagar as nódoas deixadas pelo Vale e Azevedo na passadeira vermelha da tribuna presidencial da Luz, então estará encontrado o homem certo para o lugar errado.
             Ao que também me pareceu ouvir (ou ler), o célebre Octávio Malvado Machado, que nos idos do século passado tentou enveredar pela carreira de míster, antes de se dedicar ao mister de agricultor vinhateiro lá para as bandas de Palmela, ao que parece com muito sucesso, acompanharia o autarca sintrense e isento sócio do emblema da águia para se ocupar do pelouro do futebol. Com o roda-fitas Pedro Vasconcelos na pacote, ou até Rui Gomes da Silva ou Cervan, nem o trio Odemira nos seus melhores tempos faria tão boa música.

              O REI DA TÁCTICA E OS ESPECTÁCULOS DO SLB.

              Jesus, o Jorge, diz mais quando fica calado a mastigar as suas pastilhas "fergusianas" com os molares e de incisivos à vista. Nesta quadra, à falta de assunto para se elogiar a si próprio (oito+1 pontos de diferença na classificação geral de Liga Zon em relação ao primeiro, quando ainda nem concluída está a primeira volta, até os "inteligentes" adeptos do benfica percebem), pretendeu insinuar que não vê espectáculos nas vitórias do actual líder, com foi  apanágio da sua equipa na época dos túneis. Tem muita razão. Quem o tem visto nos jogos da presente época, de olhar ausente e atitude de múmia egípcia, com ar macambúzio e de braços cruzados, em contraste com os saltos símiescos e de mão virada para o banco do seu colega de profissão da equipa adversária com os dedos abertos a assinalar os golos que a sua equipa ia marcando no decorrer do jogo, não tem qualquer hipótese de comparar a sua postura com a do "jovem imaturo" que lhe vai dando um "banho" que que a sua imodéstia não reconhece.

Eusébio, um símbolo do Benfica
Eusébio, um símbolo do Benfica


              INÉDITO NO MUNDO!

              Aconteceu em Portugal e deve ser inédito em todo o Mundo! Eusébio da Silva Ferreira, o "pantera negra" dos anos 60, moçambicano de nascimento, cujo destino foi enganado a quando da sua vinda para o Sporting Clube de Portugal ao ser raptado à sua chegada ao aeroporto da Portela pela equipa do regime comemorou, na última semana, CINQUENTA ANOS DE CARREIRA. É notícia!
Não há memória de tanta e profícua longevidade futebolística em todo o planeta! MEIO SÉCULO, (para já) de actividade na desgastante profissão não é para qualquer um. Só mesmo em Portugal e no slb! Talvez o Mantorras venha, algum dia, a ocupar o lugar desta verdadeira relíquia viva do cube da dona Vitória.

              CANÇÕES AO MENINO JESUS (O JORGE).

              Conhecida que é a opção religiosa de Pinto da Costa, ninguém se surpreende com as referências elogiosas que, de quando em vez, dirige a Jesus (o Jorge). Esta semana o recordista mundial de títulos conquistados enquanto presidente de um clube de futebol, quem sabe influenciado pela natureza pacífica da quadra que atravessamos, voltou a enaltecer qualidades do actual treinador dos encarnados que muitos teimam em não ver. Vai daí, o elogiado, desconfiado das intenções deste quarto Rei Mago de que a Bíblia não fala mas devia, entendeu dar uma interpretação capciosa às afirmações do "papal amigo" e levou-as à conta de conselho de "amigo da onça". Foi ingrato, já que ainda há poucos meses, quando o clube da Invicta tentou fazer dele o menino do presépio do Dragão (dizem os mídea e, sendo assim, é verdadeiro), não foi bem sucedido mas terá contribuído para o aumento de uns zeritos na sua conta bancária.

               PARABÉNS AO "PAPA DO NORTE",

               Ao certo, ninguém é capaz de dizer quantos anos tem. JORGE NUNO DE LIMA PINTO DA COSTA sabe, isso sim, que hoje é o primeiro dia do montante que lhe competiu quando veio ao mundo há SETENTA E TRÊS anos, e ainda vai usar até que se esgote.
               Os seus inúmeros admiradores de entre os quais sou o mais acérrimo e incondicional não ignoram, pelas melhores razões, o facto de ser o PRESIDENTE DE CLUBE MAIS TITULADO  DO MUNDO em exercício; nem tão pouco os seus frustrados detractores e perseguidores profissionais que, nada podendo contrapor àquela verdade comprovada por números oficiais e limpa de ilegalidades comprovada na justiça, passam a via a apoucar e a tentar conspurcar pela calúnia e pela intriga um curriculo que devia ser exemplo para a Nação, de um verdadeiro homem de sucesso do dirigismo desportivo.

                PARABÉNS, JORGE NUNO! Como o vinho da região que representas e ganhou justa fama em todo do Mundo pela sua qualidade inimitável, que de ti se possa dizer, ainda por muitos anos "QUANTO MAIS VELHO MELHOR"!

7 comentários:

  1. Parabéns ao nosso presidente.
    Um bom ano para todos.

    ResponderEliminar
  2. Grande, pertiente e clarividente retrospectiva. Com saber de mestre e atenta visão. Tiro meu chapeu (em sentido figurado, como se entende facilmente).
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Caro Remígio
    Bom Natal?!...
    Pelo palpitante prosear, deduzo que sim e apraz-me registar tal facto.Eu,no meio de rabanadas e dos "comeres" (e "beberes",carago!e "beberes"!) da época,cá pelo Reino,tenho desfrutado do frio,relaxado da escrita e vou deglutindo com "prazer" , absoluto requinte e boa-vontade, as notícias dos pasquins lisboetas-principalmente ! das manchetes encarnado- vermelhuscas,que todos os dias, nos trazem uma cara nova p'ra treinar no ... seixal!É OBRA!-.
    Do seu post de hoje e do que mais gostei,foi da "notícia" sobre "seu" eusébio e da sua longa carreira de 50! anos(?!) no clube do regime. O que ele passou,entretanto, desde o(s) tempo(s) do marisco-branco às barriquinhas de ovos moles,para terminar num meatloaf americano... só poderia mesmo,depois, eternizar-se na "instituição" que,agora, sem vitória e bernabé( quem-é-que-vai-comer-a-carnuça-quem-é?!)só já tem mesmo a estátua do dito-cujo E o ...dito-cujo!
    ...............
    Junto-me aos que na NAÇÃO PORTISTA, parabenizam no dia de hoje o n/PRESIDENTE, PELO 73º ANIVERSÁRIO!
    O QUE SERÁ, quando, ao serviço da causa(FCP) a sua carreira atingir esse mítico número de ..."seu" eusébio?!...
    Saúde e muitos Parabéns ao ...JORGINHO!
    Abraço amigo para si
    João Carreira

    ResponderEliminar
  4. Aos meus amigos cujos comentários acima ficam registados, bem como a todos os outros que por aqui passam e me concedem atenção, quero expressar os melhores votos de muita saúde e bem estar, junto daqueles que mais estimam e aproveitem todas as oportunidades que lhe possam surgir para, no decorrer do próximo ano, serem muito felizes.


    Permitam-me que envie uma saudação muito especial para o João, cuja ausência regular tinha notado, porém, tranquilo quanto às razões que contribuíram para o silêncio dada a quadra especial que atravessamos.

    É estranho para um nortenho ouvir um algarvio (ou que habita no Algarve) lamentar-se com o frio, tão habituado estamos a pensar nas praias dessa linda região do nosso país. Anime-se, João! Se os dias não são tão quentes como gostaria, aproveite a movida algarvia. Pelo que consta não faltam, por aí, sítios bem agradáveis para passar a noite de reveillon. Ponha os olhos no nosso Presidente, carago!

    Um abraço, para todos.

    ResponderEliminar
  5. Une pensée de France sous la neige de Lucinda DA COSTA FERNANDES entourée d'une partie de ses enfants en souhaitant à tous de bonnes fêtes de fin d'année, amour et paix

    ResponderEliminar
  6. guylaine:

    Merci, pour les votes de bonnes fêtes.

    Um beijo para a Tia Lucinda (que espero goste da neve) e para toda a família.
    Bom Ano de 2011, para todos.

    ResponderEliminar