domingo, dezembro 12, 2010

JUVENTUDE, NO DRAGÃO, FEZ MELHOR QUE O CAMPEÃO.

 
  TAÇA DE PORTUGAL

          Hoje, no Estádio Mais Belo da Europa:

          FUTEBOL CLUBE DO PORTO, 4 - Juventude S.C. (Évora), 0

          A equipa alentejana do Juventude de Évora, com tradição no futebol português mas actualmente a concorrer na 2ª divisão nacional, alcançou no Dragão um resultado menos humilhante do que o campeão nacional em título, que saiu dali vergado a uma derrota por 5-0.

          Prevenindo qualquer surpresa que pusesse em risco a passagem na eliminatória, André Villas-Boas não arriscou para além do que o bom senso aconselharia fazendo alinhar de início mais de metade dos habituais titulares, mantendo os restantes disponíveis no banco de reforços para o caso de serem precisos.

          Cedo se percebeu que os alentejanos teriam reduzidas hipóteses de causar sensação já que a equipa dos dragões cedo tomou o comando da partida, obrigando o seu adversário a ter que jogar quase sempre no seu meio campo, não porque tivessem essa intenção mas por imposição dos azuis e brancos que cortavam, à nascença, as tentativas de aproximação à baliza defendida por Kiersek.
Não cansa de ver.

          O jogo decorreu de princípio a fim numa única velocidade, idêntica à que normalmente se utiliza quando conduzimos o automóvel numa auto-estrada. O golo era, apenas, uma questão de tempo e, logo aos 10' Falcao, servido por James, abriu a contagem à boca da baliza. João Messinho, pouco antes do intervalo, nas calmas, fez o 2-0. Depois do descanso (?) Álvaro Pereira, achou oportuno celebrar o regresso (em boa hora) e apontou o 3º, num remate cruzado para o Valter "Bigorna" fechar a conta, 4-0.

           O Benfica levou CINCO.
Visto de fora, tão belo quanto dentro.

   FALCAO, a abrir.
     
             Um jogo como este nem dá muito bem para avaliar os que entraram na equipa. Há que testá-los em jogos mais exigentes. Kiersek, não teve de defender um único remate. Na defesa, só Sereno tem jogado menos e o que fez foi normal porque não lhe era exigido mais. Bem, como sempre aliás, regressou Álvaro "Palito" e o lado esquerdo ficou outro. No meio, também desta vez esteve a virtude e o Rúben, tanto como Moutinho e Guarin treinaram bem. Hulk e Falcao, devem suar mais nos treinos mas bastava terem a bola nos pés e a juventude do Juventude ficava logo à vista. E havia para análise mais cuidadosa o Jámes Rodrigues. Também, pelo que já se sabia, tem qualidade de craque. Com a bola nos pés, sabe bem o que tem a fazer e faz: desmarca-se, recebe, abre, centra, vai a linha, joga dentro, assistem, remata como um jogador deve saber fazer. Espero vê-lo, de novo, talvez já na quarta-feira. É para brilhar. Valter, um golo, Ukra e Castro, os reforços do banco utilizados, cumpriram dentro do que lhe é conhecido.
Bom guarda-redes, este compadre.

            Futebol ao sábado, a hora conveniente, preços acessíveis um estádio que é um luxo e boa assistência. Fosse sempre assim e o futebol estaria bem melhor.




            Lá para Setúbal, as "velhas guardas" portistas tiveram que jogar sem o Jorge, de Alvalade e a "coisa" deu para o torto. O "Ministro" da administração interna dos leões ainda tentou jogar por fora e o Paulinho, vai ter que rever o caderno de apontamentos para ver outros seis motivos para adoptar a táctica de ovelha que berra quando quer mamar. E toma um conselho Serginho: a partir de agora dedica-te mais ao "esquema" e deixa para os teus vizinhas as lamúrias do "sistema". Na segunda parte, pareceu-me que o relvado do Bonfim, estava a ficar um tanto inclinado para a baliza defendida pelos sadinos. Mas se calhar era o "peso" do Olegário a tentar desequilibrar...

            

Estivemos perto e vi-o vibrar.
Ponto de encontro.
           


          


          


         


   

9 comentários:

  1. Vitória tranquila do F. C. Porto, com exibição segura, assinalável também pelo 1º golo do Moutinho, bom aparecimento do James, mais fibra do Castro (além de mais uma arbitragem nojenta, contra, para não dizer outra coisa),em dia que, para já, ficou arrumado mais um pretenso concorrente, ficando fora da carroça da Taça o sporting, o que foi muito bom para que os seus representantes deixem de se armar em moralistas, querendo atirar o odioso para os outros, depois de andarem a ser ajudados pelas arbitragens...

    Também verifico que o Benfica é dos piores clubes de Portugal, tendo levado 5 no estádio do Dragão, coisa que nem o secundário Juventude de Évora levou...!

    http://longara.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Caro Remígio
    Obrigadinho pela crónica,sempre bem pessoalizada, de fino recorte,sentido de humor e crítica q.b..Um prazer, sempre renovado,lê-lo.
    Como fiz um comentário à sua postagem anterior,só agora me debrucei sobre o post do jogo.Presunçosamente,é certo,eu que só vi o jogo na sportTv -louvados sejam os que, procuraram SEMPRE! ver em cada golo ...um fora de jogo!...- tenho do mesmo e dos intervenientes, a mesma visão.
    Por isso... por aqui me fico.
    Renovo o desejo de um bom Domingo.Tenho (muita) pena que o braga vá à luz,reduzido na sua capacidade...Sendo assim...não(lhes) auguro nada de bom. Pena minha!
    João Carreira
    N.B.
    Concordo em absoluto com o seu sentir e a sua abordagem relativa ao serginho & seu ministro...É preciso lata e falta de assunto para vir arrear caneladas e calinadas,quando, em casa-própria, se tem tantos telhados de vidro...(Re)Lembrar-lhe que deve ter as chaves do carro na ignição ,pronto para (se) marchar,a qualquer momento,é um conselho de amigo...
    Ponto final.Parágrafo.
    FUI!

    ResponderEliminar
  3. Foi uma partida entretida e que não sendo daquelas que nos enche as medidas, teve momentos de bom futebol, jogadas bem construídas, algumas excelentes exibições individuais, numa vitória natural, mas curta do F.C.Porto. Um Porto que se apresentou com muitos dos habituais titulares, num sinal de respeito pelo adversário e pelo público que se realça e se destaca. Pena que Hulk, por exemplo, não tenha percebido a mensagem e tenha estado lento, displicente, desconcentrado e individualista, perdendo-se em toques e toquezinhos que não levam a lado nenhum. Mas se Hulk esteve com o espírito errado, a grande maioria, ou melhor todos os restantes - a hesitação teve a ver com R.Micael, não por falta de atitude, mas porque continua a jogar abaixo do que pode e sabe -, estiveram bem, embora Álvaro Pereira, o "Palito" - esteve parado? - e principalmente João Moutinho, acima de todos os outros. Grande lição de profissionalismo deu o pequeno-grande jogador - é curioso, jogou bem em Viena, foi dos melhores na segunda-feira frente ao Vitória e hoje encheu o campo e bem mereceu o golo que marcou, o primeiro com a camisola do F.C.Porto.

    Resumindo: mais uma vitória, a 21ª e objectivo quartos-de-final alcançados com clareza perante uma equipa que merece uma palavra de simpatia.

    Muito bem James!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Foi um bom jogo, dominámos do início ao fim e deu para ver James Rodríguez a brilhar!
    Também João Moutinho esteve muito bem e marcou pela primeira vez de Dragão ao peito.

    Há que dar os parabéns a toda a instituição, estamos a fazer uma magnífica época e prova disso é o novo registo: 34 jogos sem perder.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Meu caro :

    ..."a partir de agora dedica-te mais ao "esquema" e deixa para os teus vizinhas as lamúrias do "sistema"...

    É como diz o nosso amigo Vila Pouca :
    "quando se perde muito tempo a pensar no F.C.Porto... Lá se foi a Taça!"

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Com tranquilidade. Foi ver finalmente o que vale este James e o porquê de Moutinho ter custado o que custou, ele joga de igual forma contra o Juv. de Évora como joga contra o Barcelona, e bem.

    ResponderEliminar
  7. Caro João:

    Quem rejubila com o estilo e a assertividade dos seus magníficos comentários sou. É um prazer lê-lo e só tenho a agradecer-lhe a atenção com que me vem privilegiando tão assiduamente e de forma tão pródiga, que estou longe de merecer.

    Fica aqui um abraço de agradecimento e votos de continuação de um bom fim de semana e as minhas desculpas por abreviar esta abordagem, devido às múltiplas obrigações do dia a que não é seria fácil furtar-me.

    ResponderEliminar
  8. azul dragão:
    O Vila Pouca sabe do que fala. É bom que continuem assim...a pensar no FC Porto.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. hintze:

    O João, ainda que baixo em altura, é um gigante no trabalho. E um relógio de corda automática, sempre no ritmo de Fórmula 1.

    O Moutinho ficou em Alvalade. Agora é o nosso, João "Messinho..."

    Bom resto de Domingo.

    ResponderEliminar