sexta-feira, dezembro 24, 2010

PAIXÕES DA VIDA NÃO ACABAM NA MORTE.

          
           Falar do João Quintas para as pessoas que o conheceram e com ele privaram, é uma redundância inútil que a sua imagem e figura dispensam.

           O João foi daquelas personagens que soube construir uma imagem distinta, com carácter, que soube edificar a sua figura estruturada numa personalidade própria invulgar, um cidadão que granjeou o direito a ser respeitado pelo exemplo da sua vivência particular e em sociedade.

           Figura popular e de temperamento prestável e voluntarista, o Quintas, era de uma disponibilidade e simpatia sem limites. A par da profissão que exercia, ganhando com muito esforço e diligência canseirosa o sustento da família, dextro e competente na execução da obra quiçá excessivamente condescendente nos orçamentos e nas cobranças..., o Quintas estava em todas: militância política, actividades desportivas, peditórios de solidariedade, integrante do grupo coral religioso e festividades anuais tradicionais da freguesia (onde colaborava no lançamento do fogo de artifício), hábil na matanças do porco, trabalhos domésticos e de lavoura, sempre que alguém, ou comissão, recorriam aos seus imprescíndiveis méritos de "trabalhador da retaguarda", entrementes, alguém recorria ao seu precioso contributo.

           A amor pela família e, mais recentemente, o de duas netinhas, eram o seu horizonte de vida. 

            Uma das mais salientes peculiaridades da personalidade do João Quintas era a sua paixão pelo Futebol Clube do Porto. Vivia intensamente a vida dos Dragões, vibrando com as suas vitórias como ninguém, fazendo questão de manifestar publicamente o seu regozijo através do lançamento de foguetes a partir da sua residência, quando ocorria o "seu" Porto ganhar um troféu ou jogo decisivo contra os seus mais acérrimos rivais. Quando isso acontecia e se ouvia o estrondo do foguetório no fim da transmissão na TV, às vezes já a noite ia longa, toda a freguesia  sabia que era o João a festejar e a saudar os seus amigos e,  ao mesmo tempo, a contribuir para envinagrar o humor dos que, nos (poucos) insucessos do seu eleito azul-e-branco, lhe moíam a tolerância no dia-a-dia.

            O João Quintas deixou-nos nesta quadra de sentimento e solidariedade, por coincidência na mesma altura em que se apagou uma das mais proeminentes figuras do clube da Invicta, o dr. Pôncio Monteiro; este, pela relevância da figura que deixou no historial do Futebol Clube do Porto, com o tratamento mediático requerido; o "nosso" Quintas, na grandeza da sua humildade, com recatado mas incomensurável sentimento de perda dos seus inúmeros amigos que nunca dele se esquecerão.

            Até já, João.


      

4 comentários:

  1. Um feliz Natal e um óptimo ano novo.
    Que no próximo ano continuemos esta magnífica série de vitórias!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Condolências à família e aos amigos.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Todos os bons Portistas merecem reconhecimento e homenagem, em especial os mais desconhecidos, ou seja aqueles que nunca aparecem ma comunicação social, mas são mais que outros.

    ResponderEliminar
  4. E, no dia do aniversário do nosso Presidente, também apetece dizer:
    Grande Presidente, o Maior! Do qual só posso acrescentar mais que, para mim, é o Dirigente que sempre mais admirei, o heroi que mais enche as minhas medidas... Portistas.
    Parabéns, Presidente, nesta data feliz!

    Um abraço
    http://longara.blogspot.com/

    ResponderEliminar