sábado, dezembro 04, 2010

MORETO...NO ESPETO!


          Gluk, gluk. gluk!. Ao som estridente de cantar de perú em vésperas de Natal, despertei abruptamente da modorra letárgica em que caíra alguns minutos após o início do jogo que decorreu na catedral da Luz, entre o segundo classificado da Liga Zon Sagres e o Olhanense. Com os óculos na mão esquerda, passei a direita pelos olhos para estimular as pálpebras semi-fechadas e ajustei de novo, à medida, os óculos para poder acreditar no que passava na TV e o que provocara o alarido capaz de interromper a tranquilidade em que me deixara embalar com a modorra do espectáculo que me preparava para ver.

         



















Não, não foi equívoco. Era, com efeito, um peru, uma beleza de ave, bem nutrida, redondo, de longo monco vermelho sobre o nariz, ensaiando arrufos de pose de peru vaidoso e presunçoso de impressionar as parceiras do galinheiro, que Moreto, o criador do penoso bicho e, acidentalmente, a guardar o capoeiro, fizera cantar na Luz.

          Agradecidos pelo simpático presente natalício daquele que, ainda na época finda, já revelava uma veia muito apreciável para produzir frangos de excelente qualidade mas no parque zoológico onde actualmente reina a águia Vitória, o amigo Moreto ouviu o seu nome cantado, em uníssono, por uma assistência de 25 966 benfiquistas (!), coisa que nunca lhe havia acontecido nos anos em que lá esteve e tanto fez para o merecer...

           Quem não deve ter gostado muito da paródia foi o seu colega espanhol, o Robertinho, que já antes, ali mesmo e perante plateias bem maiores, nunca lhe foi prestada tamanha festa, não obstante a magnífica qualidade das suas produções avícolas.

           Esta "frangalhada" em que, curiosamente, o ex-fenfiquista Moreto acabou por jogar a favor do clube que representou exala, apenas aparentemente, um cheirinho algo suspeito de pau de galineiro. Talvez, quem sabe, pudesse a A.S.A.E. fazer uma rondinha, por aí, em algumas capoeiras menos limpas.



          

        

5 comentários:

  1. E que falta de reflexos (lentidão) do dito cujo !


    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Meu caro, aquilo foi um capão de Freamunde...

    Assadinho ou de cabidela...Uuuuiiii!!!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Depois das declarações do Moreto antes do desafio, como se leu n' O Jogo, estava-se mesmo a ver que havia jogada...
    Se fosse um antigo atleta do Porto, o que a comunicação na atirava à baila...
    E, agora, depois dos comentários que vieram a público quando o F. C. Porto "só" deu 2 ao Olhanense, agora o benfica não está a ir abaixo?!
    Mas já estamos habituados... o que importa é vencermos o Setúbal e continuarmos a ser superiores!

    ResponderEliminar
  4. Caro Remígio
    Ainda bem que os gajos da ... verdade desportiva,desta vez,meteram a viola no saco,não foram à Assem.da Re(s)Publica e aplaudiram (pudera!) o (in)feliz lance(?!) que deu ( vejam-se as tremuras demonstradas até lá... ) o ALENTO que faltava p'ró manjar,ao que se diz:"Perú-com-todos-e-todos-com-o-Perú".Assim,vale a pena a(outra) malta ser do que é : da tertúlia dos que pugnam a bem da nação (benfiquista) e da VERDADE que se joga- " en la cancha" ...pura e cristalina como água de Subantando (Cabinda/Angola).Se a estes paladinos - arautos da coisa desportiva, juntar-mos mais três expulsões de jogadores do SCB-que,CURIOSAMENTE,parece ir jogar com a " instituição" no próximo domingo, temos o caldo,com todos os ingredientes..."Honni soit qui mal y pense!".
    Já o jorginho -que apitou em Alvalade XXI-levou com nota POSITIVA!PUDERA! Golo em fora de jogo e NÃO expulsão de Maniche, valeram a ...nota! Assim,sim ! Levai ao rei!
    :::::::::::::::::
    Esperemos agora,pelo day- after- Viena (e da neve).Boa sorte e ATITUDE como por lá tivemos.A canalhada já anda a dizer que: "só estamos a cinco pontos!". F... ...!Não se aguenta esta gente!
    Uma boa semana.
    Abraço amigo do
    João Carreira

    ResponderEliminar
  5. Caro João:

    Aguenta, aguenta! Eles que olhem para trás e contem os que têm às canelas. Estão mais perto do terceiro lugar de que do primeiro e, pelo que se vê, a ida ao marcado é só para ver as montras...

    Estas notas "a la carte" atribuídas aos árbitros cujas arbitragens prejudicam o FC Porto, como foi a de Alvalade, são a prova provada de que não há interesse em credibilizar a arbitragem, já que lhes convém ter sempre à mão alguns "peões" para usar nos momentos das decisões cruciais. Além, disso, podem sempre contar com a "benevolência" dos "freteiros" porque, para estes, os roubos que fazem e prejudicam o FCP têm perdão garantido porque ajudam a "santa" instituição da igreja vermelha.

    Mais logo, entrámos em acção. Estou à espera de uma boa exibição, na sequência do desempenho memorável de Viena. É provável que hajam alterações na formação-tipo mas, como é no Dragão, não devem diminuir as possibilidades da vitória. Espero que os jogadores entrem empenhados logo de início para prevenir percalços que seriam devastadores, para nós.

    Estou à espera de ver Jámes Rodriguez de início.
    Mas pode ser preterido por Cristian Rodriguez.

    Boa semana, com um abraço.

    ResponderEliminar