domingo, dezembro 19, 2010

PAÇOS DIFÍCEIS.



    Em Paços de Ferreira, Estádio da Mata Real:

           Paços de Ferreira, 0 - FUTEBOL CLUBE DO PORTO, 3
                                           (Otamendi, Hulk e Valter)

           Desta vez, toda a gente acertou na previsão quanto à curta mas complicada deslocação do Futebol Clube do Porto a Paços de Ferreira. Aconteceu, de facto, uma vitória dos dragões mas à custa de muito trabalho e alguma dose de felicidade, contudo justa, com um resultado com alguma dose de exagero pelas oportunidades criadas, na segunda parte, pelos pacenses e não aproveitadas.

           Como se impunha, os portistas tiveram uma entrada fortíssima, do melhor que já lhes vi fazer na presente época, estando por várias vezes perto do golo. Porém, só na sequência de um livre, Otamendi, aparecendo nas costas da defesa local, logrou bater Cássio, num bom batimento de cabeça sem hipótese de defesa.

           Na segunda parte o FC Porto permitiu que o seu adversário tomasse as rédeas da partida, jogando quase sempre no meio campo defendido pelos azuis-e-brancos entrando, em jogadas rápidas e bem elaboradas, com muita facilidade nos espaços que criavam e só a deficiente concretização dos lances e a categoria de Helton, impediram o merecido golo aos castores.

           O FC Porto procurava ripostar através de lances de transição rápida, beneficiando da velocidade de Hulk, mas nem este conseguia ultrapassar a sua cansativa tendência  para não passar a bola ninguém, a não ser a ele próprio ou aos adversários, ou quando dela se desfazia o lançamento do passe era interceptado com facilidade pela defesa da casa.

            Os golos da pena imerecida aplicada aos pacenses vieram já nos últimos momentos da partida, o primeiro a castigar um mão na bola que parece existir e o segundo, mesmo no fim, numa entrada rápida de Valter a responder a um cruzamento mortal, rasteiro de Hulk.

             Individual e colectivamente, toda a defesa, incluindo Helton, esteve bem. O argentino afirma-se e ganhou gosto pela baliza; no miolo, Guarin ganha pontos em cada jogo e, Moutinho como Belluschi, mais o Messinho que o Fernando B. tiveram boa nota. Souza, entrou hesitante mas corrigiu depressa e cumpriu. Na frente, Falcao, esteve perto de marcar não fora Cássio, em grande defesa com os pés, impedir de o fazer. Não voltou do intervalo, ao que parece por estar no limite do esforço. É razão aceitável já que não deixa de dar o "corpo ao manifesto" em todos os jogos em que entra. Jámes, de novo, mostra classe e, também, que virá a ser ainda melhor do que é no presente. Estes jogos físicos dão-se mal com o talento sem muita experiência...

             Valter e Hulk: já disse que o "Maciço" é grande jogador e reafirmo-o. O tempo o confirmará. O "Incrível" está a tornar-se, para mim, numa contradição: uma vezes é, outras, parece-me que é. E o que me parece que é, é o que há-de servir de argumento aos putativos compradores do seu passe para não "bater", de caras, a cláusula de rescisão compatível com um jogador que, de facto, mostra (sempre) em campo que é e não o que parece ser.

             Artur Cartão Dias, imitou um carteiro a entregar boas-festas na época de Natal. Irra, ia ficando sem stock!

             Concorrência: não lamento ter o MELHOR CLUBE DO MUNDO contribuído para as vossas Festas Natalícias menos felizes. Estavam à espera do bolinho rei, não estavam? Pois contententem-se com a fava.
      
             FESTAS FELIZES E BOM ANO NOVO. Para todos... e desculpem qualquer coizinha.

     

7 comentários:

  1. Felizmente que, depois disto tudo, no que respeita ao ânimo derivado ao nosso F. C. Porto, este Natal vamos passá-lo com boa disposição. E isso diz tudo!

    http://longara.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Entrada forte do F.C.Porto, ritmo alto - baixou a partir dos vinte minutos -, boa dinâmica, domínio total, um golo e várias oportunidades desperdiçadas, duas flagrantes, por Falcao e Hulk. Foi assim, de forma resumida, a primeira-parte, com o Paços a espevitar apenas nos últimos dez minutos, mas sem criar grandes problemas a Helton.

    Na etapa complementar, tudo foi diferente. Com Walter no lugar de Falcao - lesionado -, as coisas complicaram-se, o líder desapareceu, o Paços acreditou, cresceu, cresceu, o F.C.Porto sofreu - valeu Helton - e só marcou no fim do jogo, contra a corrente do jogo e quando nada tinha feito para justificar uma vantagem tão dilatada.
    Tudo somado, vitória justa do Dragão, por números exagerados, numa primeira-parte boa e uma segunda fraquinha...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Não foi o nosso melhor jogo, de longe. Arrisco até afirmar que foi dos piores desta época, mas conseguimos segurar a vitória e mais, nos últimos minutos conseguimos transformar uma exibição mediana num jogo com um bom resultado.

    Terminámos assim o ano de 2010: inconvencíveis à 36 jogos. Trinta e seis jogos disputados e em nenhum deles conhecemos o sabor da derrota. Magnífico!

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Foi mais do mesmo, alternando o bom com o mau, no fim, como sempre foi melhor o resultado do que a exibição. Agora vamos comer o bacalhau desacansados e sem espinhas atravessadas.

    reinododragao.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Meu amigo :

    Foi precisamente o mesmo jogo que eu vi.

    ... "Valter e Hulk: já disse que o "Maciço" é grande jogador e reafirmo-o.
    O tempo o confirmará."...

    Estamos novamente de acordo (aliás , também já manifestei o meu enorme apreço pelo Valter).

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Caro Remígio
    ...se(às vezes) me engano e (nunca) tenho dúvidas,ontem nos "finalmentes" do (sofrido-"não havia necessidade"...) jogo com o Paços,o penalty é clarinho como água!Mas qual pé,qual carapuça! e se não foi... manita-na-bola, foi-o(penalty) antes, nos pés-d'ouro do HULK !Dizem os pasquins e os "bem-dispostos" comentadores da SportTv,que como ( o gajo) não caíu ... NÃO HÁ...FALTA!Santa e abençoada "sabedoria"!
    Socorro-me do comentário do Vila Pouca, para-como ele- clamar contra os que só viram metade do jogo (a segunda).Ao intervalo, se a inépcia(momentânea - I HOPE!) de Hulk & Falcão, não tivesse sido tão gritante, os de Paços, poderiam estar, a esta hora,a fabricar um psiché, com gavetas fundas, por mor das redondinhas...
    Rui Vitória (espero bem, que nada tenha a ver com a ave de nome parelho)dizia, para corroborar o que atrás se vem referindo, que- :"QUEM TEM OPORTUNIDADES NA CARA DO GUARDA-REDES E NÃO CONCRETIZA É PENALIZADO "(sic no "ojogo-on-line").Na mouche, meu caro!Também este Vitória, só viu o segundo tempo,mas mesmo assim,ainda ganharíamos por boa margem ,se do primeiro houvesse memória.
    Vão os tempos como NÃO querem- certos comentadores-encartados,dos pasquins da capital.TRINTA -E-SEIS JOGOS ! seguidinhos, sempre a facturar, é coisa que lhes faz vacilar (a degustação) na hora de saborear a filhós e o bolo-rei...
    Parafraseio-o -penúltimo parágrafo do seu delicioso post de hoje- : "contentem-se com a fava!".
    Parafraseando Bocage, diria:"contentem-se com os caldos,que a carne está cara!".
    Abraço amigo
    João Carreira

    ResponderEliminar
  7. hintze:
    Para nós, adeptos, o que conta é o que nos é dado ver e, a partir daí, formulamos as nossas opiniões. As razões do decréscimo da exibição da nossa equipa da 1ª para a 2ª parte só, em boa verdade, Villas-Boas poderá esclarecer porque, visto na TV, a equipa não pareceu tão determinada como o havia estado na primeira parte.
    Para além do gosto de ganhar, agrada-me ficar com a sensação de que poderemos continuar a vencer no futuro.

    azul dragao

    Tinha uma amigo (uma saudade...)portista e grande companheiro, de conversa fácil e bem humorada, que, depois de os ver actuar nos primeiros jogos, avaliava os jogadores do seguinte modo: -É bom, pá. Tem rugas no pescoço (no sítio a que vulgarmente se chama cachaço, abaixo da nuca).
    É claro que a expressão era logo motivo de chacota, mas ele não desarmava: -Ides ver. Nunca me engano!
    Lembrei-me, agora, desta peculiar avaliação do valor dos jogadores (que não corresponde, na realidade, aos conhecimentos que o meu amigo possuía, que eram bastantes)para dizer que Valter, pelo seu porte físico e a tal característica das rugas teria, sem dúvida, o aval favorável do meu querido e saudoso amigo.
    Agora, mais a sério; estou mesmo convencido que este Valter,o "Maciço", de apenas 20 anos, vai ser uma verdadeira "bomba".
    ...mesmo que as rugas no pescoço sejam, apenas, um pormenor em "relevo"...

    João:

    A segunda parte do jogo de Paços, foi das tais que me fazem saltar a tampa! É nestas alturas que mais preciso de estar sozinho, pois, caso contrário correria risco de implosão!
    Raio, não entendo. Primeiro mostram-nos as viandas e, quando já estamos a salivar de prazer, são os "penetras" que se metem à frente!
    Puxa, vida. São masoquistas ou querem por-nos à prova?
    Como acabou em bem, levaram para férias a minha simpatia e benção amiga. Ao vê-los, contentes e felizes, ao lado das esposas e dos filhos ou, sozinhos, para se juntarem às respectivas famílias nos países de origem, eu quero que eles regressem com ainda melhor disposição e vontade, para continuarem a sorrir e fazerem, também, felizes os adeptos que os apoiam.

    Podem considerar-me saudosista ou mesmo pretensioso (não me considero nem uma coisa nem outra) se evocar aqui o que foram locutores e comentadores noutras épocas, primeiro na rádio e, mais tarde, na TV.
    Havia gente muito culta, com uma dicção de qualidade, lendo ou falando de improviso, profissionais de alta qualidade que se esmeravam na profissão e conheciam para quem falavam, usando uma linguagem padronizada para toda a Nação portuguesa.
    E havia, também, um programa dirigido pelo padre Raul Machado, que ENSINAVA NA tv, português e não lhes perdoava uma ou outra raríssima falha que pudessem cometer.
    Hoje, é o que se vê e constata. É muito difícil deparar com alguém que possa ser tomado como exemplo. O que conta é a embalagem, a marca da roupa. O conteúdo serve, até, o "fast food".
    Pois, Bocage era sábio! Até na hora da sua morte: "Já Bocage não sou..."

    Um abraço amigo, para todos.

    ResponderEliminar