segunda-feira, dezembro 13, 2010

REGRESSO A VIENA DE 1987.


                   Porto Vintage - Sporttv 2010

            Há momentos da nossa vida que não queremos esquecer, acontecimentos ou emoções por que passámos e se mantêm ao longo de toda a nossa existência, por mais longa e atribulada que ela seja.

            A final da Taça dos Campeões Europeus que decorreu em Viena de Áustria, no Estádio do Prater, em 27 de Maio de 1987, ainda que apenas tenham decorridos 23 anos após a consagração do glorioso triunfo do Futebol Clube do Porto sobre os alemães do Bayerne de Munique, permanece dentro de mim como um dos mais marcantes e indeléveis momentos em que tive a felicidade de participar, até ao momento.

            Através do blogue do amigo M. Vila Pouca, "Dragão Até à Morte, o Melhor Clube Português" - http://dragaodoente.blogspot.com, tive conhecimento do vídeo acima inserido tratando uma reportagem sobre os grandes heróis que lograram obter tão retumbante e único troféu que sagrou, o FUTEBOL CLUBE DO PORTO, CAMPEÃO DA EUROPA pela primeira vez na sua história  iniciada  em 1893.

            Ao vê-la e ao ouvir falar os intérpretes reais do feito glorioso, eu tive um sentimento de cumplicidade e partilha e a sensação de que tinha, de certo modo, contribuído para a sua consumação. E, ao ouvir o genial Futre que o mágico Rabath Madjer, com quem conviveu de perto e, por isso, conhece melhor que ninguém, dizer que de todos os jogadores com que se cruzou na sua carreira de vinte anos nos relvados de várias zonas do mundo nunca viu algum igual ao argelino, confirmou o que eu próprio pensava do criador do "mais belo, criativo e fenomenal" lance de futebol jamais acontecido.

            A inserção deste trabalho no meu blogue pretende, também, partilhar com os meus quatro companheiros de viagem a Viena a magia dos dias vividos do Lethes ao Danúbio, com imensa saudade de que um deles já não esteja entre nós.

5 comentários:

  1. Caro Remígio
    Sorte-bendita sorte- a sua, ter podido estar lá...no Prater-que visitei,anos mais tarde, num daqueles pacotes-turísticos às Cidades Imperiais,que incluía,òbviamente,Viena.Adorei a cidade e o povo e (mais ainda) a cerveja...a acompanhar o Wiener Schnitzel...Mas,o que verdadeiramente me encantou, foi poder ter "SENTIDO" o cheirinho daquele toque de calcanhar, do mais portentoso jogador que alguma vez vi jogar.O verdadeiro artista- MADJER - imortalizou-se na cidade de Strauss (outro virtuoso),e pudessse eu! uma estátua (em ouro) mandaria colocar no Stadtpark, a "ombrear " com o vienense mais famoso ...
    ..............................
    Tinha visto o documentário no blog do Vila Pouca.Revi-o,agora, pª "saborear"...e só lamento que na "querida" RTP - serviço público(?) de televisão- a"preocupação" vá noutros sentidos - moreirenses,chamemos-lhe assim...
    Um (resto) de noite feliz.
    Abraço amigo
    João Carreira
    EM TEMPO:
    Folgo saber que o M.Vila Pouca,daqui a pouco,já fogueará à... fartazana.Um DRAGÃO, É SEMPRE UM ...DRAGÃO ! (mesmo que ..."Doente")

    ResponderEliminar
  2. Caro João:
    Hei-de voltar ao Prater, mal surja a oportunidade. Pela cidade, pelo simbolismo, pela recordação de momentos inesquecíveis ali vividos.

    Em relação ao vídeo não pude deixar de me emocionar no momento dos golos de Madjer e Juary, quando passam as imagens dos nossos festejos na bancada, precisamente no canto onde Juary se ajoelhou virado na nossa direcção, com os braços erguidos. Eu estou ali, pensei!

    A reportagem é, com efeito, muito boa. Não me recordo de ter visto coisa similar quando os intervenientes principais são os atletas do Futebol Clube do Porto. É a igualdade que dizem que temos.

    Este Vila Pouca é mesmo um Dragão de respeito.

    Um abraço e continuação de um bom dia.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado meus caros, de facto esta reportagem da Sportv está muito boa, mas é caso único, tanto que nós até estranhamos...

    Agora só falta a saga de Remígio e amigos, para a reportagem ficar completa.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Taça de Portugal, quartos-de-final, F.C.Porto-Pinhalnovense.
    Eles queriam defrontar o F.C.Porto e o sorteio fez-lhes a vontade.

    Passei pelo site do Pasquim da Queimada e meus amigos, os comentários ao sorteio dizem-me que não exagero nada quando digo que a grande maioria dos benfiquistas são broncos, analfabetos, pobres de espírito e gostam da pinguinha. Não é que eles colocam em causa o sorteio e dizem que está feito para favorecer o F.C.Porto? Patético, ridículo, mas não surpreendente!

    Um abraço

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. dragao Vila Pouco:

    Se não conhecesse o amigo, diria que não é verdade!
    O quê!? Insinuam que o FCPorto manipulou o sorteio? Esperem aí, afinal eles são mesmo um rebanho de estúpidas ovelhas!

    ResponderEliminar