terça-feira, novembro 30, 2010

COISAS E LOISAS DE UM JOGO GRANDE.

       
Sergio Ramos se desquicia  Ainda não era o fim. Faltam dois...


         Quem viu, não precisa que lhe descrevam o que foi o espectáculo de Camp Nou, porque ninguém será capaz de narrar o feérico movimento de estrelas cadentes num céu em noite de verão, como me pareceu ser o raro momento de futebol vivido em Barcelona.

          O embate entre os dois colossos do futebol espanhol e mundial, foi objecto de destaque amplo na comunicação social portuguesa que, a maior parte das vezes, não merecem no nosso país os encontros entre as nossas principais equipas, salvo se se tratar do derby da segunda circular alfacinha.

.         As reportagens e noticiários, bem como os comentários de que tive conhecimento, não apresentaram nada de diferente do que é costume fazer-se em Portugal. Como sempre, a insistência na vulgaridade e no proselitismo nas opiniões formuladas.

          No decorrer do jogo foi claro o intuito de salvaguardar a preferência pela equipa de Madrid, dourando o desaire destes à medida do enchimento da prensa em que a realidade do jogo mostrava o bagaço em que os culés transformavam o esquadrão de Mourinho. Só a muito custo admitiam que a galga que triturava a azeitona para lhe extrair o azeite só acontecia porque, esta, se furtava à resistência do elemento mais forte.

          Não me surpreendi, tão habituado que estou, quando foi comentado o lance em que o CR7 (reparem que não ponho o nome...) disputou com Valdés uma bola na área. Com apenas duas (!) imagens (a directa e a sua repetição) foi suficientes para garantirem que ficara por assinalar um penalti contra os locais. Ocorre-lhes alguma semelhança com o que se passa cá dentro?

         O senhor treinador GUARDIOLA é grande, até quando ganha! Bem falante, sereno, cavalheiro. É único.

         E modesto, que é coisa pouco vista.

         No jogo esteve, quase por inteiro, a equipa campeã do Mundo. E OITO maravilhas da cantera catalã. Que fortuna, hombre!

         Também gostei, talvez pela primeira vez, da forma como reagiu José Mourinho ao naufrágio do seu "Titanic". E impressionou-me o desalento dos braços caídos dos ídolos brancos, ao quinto da noite.

         Não há apenas Goya, em Espanha. Há, também, árbitro tão bom quanto ele.

         Talvez devesse ter principiado o post a falar de Sandro Rosell e Florentino Pèrez, presidentes, respectivamente, do Barça e do Real. Rivais? Quem defenderia tão grande incongruência ao vê-los, antes do jogo, numa postura de grandes timoneiros de dois povos de um único país?

         Deve ser "malefício" da regionalização.
  

         

 

          

7 comentários:

  1. ..."Ocorre-lhes alguma semelhança com o que se passa cá dentro?"...

    Em cheio !

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Caro Remígio
    Muito bem "postado",como é seu timbre e marca registada na ourela.Quem teve a fortuna de ver o jogo (e não falo aqui, dos que lá estiveram ao vivo) pode testemunhar um dos mais belos jogos dos últimos anos.Que felicidade poder apreciar XXAAVVII'SS & CIA a dar um festival,um show de bola, um baile de magia clássica...
    Gostei até do final,do que Mourinho disse (e eu, sinceramente,não esperava que ele dissesse),gostei do sérgio ramos a "aviar" três (TRÊS,carago!) do Barça,porque até nisso o real perdeu... não foi só no jogo-jogado-não!
    Senti-me (quase) como quando o N/FCP, deu cinco,ao clube da (real) capital!
    Dizia hoje uma jornalista espanhola, comentando não só própriamente o jogo (mau) do madrid que : "Al perro flaco,todo se le vuelvan pulgas..." . Efectivamente !
    .............................................
    Efectivamente também, hoje, não estando de posse de elementos,que me permitam "ir mais longe" fui surpreendido pelo clamor que despertou um comunicado da n/SAD .Devo confessar,que após tantos silêncios (inexplicáveis) acerca de situações muito mais gravosas para o n/FCP...vir agora a terreiro,sem pôr nome nos bois,com um arrazoado daquele jaez...me deixou,no mínimo,atordoado.O meu caro Remígio,tem outros dados,que me possam esclarecer melhor sobre o assunto?...
    Uma muito boa noite e
    abraço amigo do
    João Carreira

    ResponderEliminar
  3. Caro João:

    Também me surpreendeu o insólito (e despropositado) comunicado da SAD do FCP. A princípio, cheguei a pensar que estaria relacionado com uma perseguição ao carro da TVI, que teria ocorrido no fim do jogo de Aveiro. Como não adiantava outros pormenores fiquei à espera de ler, ou ouvir, mais alguma coisa sobre o assunto.

    Depois , saiu o tal comunicado, o qual não se reporta ao presumível incidente de Aveiro mas a factos passados, fora de tempo e por isso, estranhos.

    Hoje, ainda não possuo outras informações, pelo que devo admitir que se trata de um autêntico disparate a que a Direcção deverá estar alheia mas que já deveria ter esclarecido.

    Uma continuação de um bom dia.

    ResponderEliminar
  4. A parte a bola bem trocada entre toda a equipa, o que mais me impressionou foi que os jogadores do Barça jogaram todos os minutos do jogo como se estivessem a perder. Muito diferentes das nossas equipas que, depois de marcar um golo, descem de rendimento.

    ResponderEliminar
  5. mulher lua:
    Acho que esse empenho, que muito bem realça, que a equipa do Barça evidenciou do primeiro ao último minuto, foi de facto, um dos melhores atributos dos catalões. Como ex. o quinto (!) no último minuto.

    Um exemplo de profissionalismo e seriedade pouco visto, infelizmente, por estas bandas.

    ResponderEliminar
  6. Invariavelmente leio os seus comentários no bibo-porto-carago e no dragão até a morte.
    Neste ultimo e hoje, tomei conhecimento deste de sua autoria que pretendo seguir com regularidade, visto via de regra, concordar plenamente com as ideias e posições que partilha nos blgs citados.
    Portanto até uma próxima se assim lhe aprouver.

    ResponderEliminar
  7. fimoze:

    Fico grato pelo seu interesse que procurarei não defraudar, ficando ao mesmo tempo muito sensibilizado com o facto de coincidirmos nas nossas ideias e posições.
    Um abraço.
    R.C.

    ResponderEliminar