quinta-feira, novembro 11, 2010

NÃO HÁ PONTA POR ONDE LHES PEGAR.

Nuno Cardoso e 'vices' do FC Porto absolvidos

por Lusa, ONTEM (DN, online)
Nuno Cardoso e 'vices' do FC Porto absolvidos

 ABSOLVIÇÃO TOTAL.

             "O caso remonta ao ano 2000 e dizia respeito a uma permuta de terrenos entre a câmara portuense e o clube liderado por Pinto da Costa

Os Juízos Criminais do Porto absolveram hoje o ex-presidente da Câmara do porto, Nuno Cardoso, no caso do Plano de Pormenor das Antas (PPA).

            O ex presidente socialista, três administradores do FC Porto (Adelino Caldeira, Angelino Ferreira e Eduardo Tentúgal Valente) e dois técnicos avaliadores da câmara estavam pronunciados por lesarem os cofres camarários em 2,5 milhões de euros. Na leitura da sentença, a juíza responsável pelo processo afirmou que "não foi feita prova de qualquer prejuízo patrimonial" à Câmara do Porto por parte de Nuno Cardoso.

            Nas alegações finais, realizadas na segunda feira, o Ministério Público (MP) já pedia a absolvição de todos os arguidos, considerando que o processo se revelou "um balão sem ar". O magistrado do Ministério Público acrescentou que não se poderia condenar com base em suposições e que toda a história se resumiu a uma "ficção".

           Em causa está uma permuta imobiliária que em 1999 envolveu o FC Porto - enquanto comprador da posição negocial da família Ramalho num terreno das Antas - e a Câmara Municipal, na sua qualidade de dona de algumas parcelas no Parque da Cidade.

          Para os dois terrenos foi fixado o mesmo valor (quatro milhões de euros), mas o MP aderiu a uma tese de peritos da Inspecção-Geral de Finanças segundo a qual as parcelas das Antas deveriam ser avaliadas pelo que eram na altura (zona desportiva) e não pelo que viriam a ser (área de construção).

          Na tese do MP, a nuance seria suficiente para fazer descer o valor dos terrenos, integrados na área do Plano de Pormenor, de quatro milhões de euros para 1,5 milhões, lesando assim os cofres municipais em 2,5 milhões.

1 comentário:

  1. Também na Justiça, uma goleada!

    E os mouros estão cada vez mais enraivecidos.

    Quem se mete com o Dragão acaba chamuscado.

    Um abraço

    ResponderEliminar