quinta-feira, novembro 04, 2010

EXCESSOS DE CEBOLA CEGARAM OS ÁRBITROS.




  LIGA EUROPA.

          No Estádio mais lindo da Europa, hoje:

               FUTEBOL CLUBE DO PORTO, 1- BESIKTAS (Turquia), 1


          Um erro repartido por TRÊS árbitros "à portuguesa", impediu o FC Porto de fazer o pocker de vitórias seguidas na Liga Europa, ao considerarem que a bola impelida por Rúben Micael não transpôs o risco da baliza para o que seria o segundo golo dos Dragões e, consequentemente a vitória no jogo.

          O envolvimento inadmissível de Cristian Rodriguez numa quezília estúpida com dois turcos para além da linha de fundo, foi passível de amostragem por parte do árbitro do segundo cartão amarelo ao médio portista, que levou à sua exclusão. Reduzido a dez unidades a equipa perdeu o equilíbrio e desorganizou-se durante alguns minutos permitindo que o seu adversário crescesse e estivesse perto de se adiantar no marcador, o que não se verificou com alguma fortuna da nossa equipa.

          Por necessidade de proceder a reajustamentos no meio campo e fazer gestão do plantel planeada no gabinete, tendo em vista o jogo do próximo domingo contra o Benfica e os impedimentos de Fernando e Sapunaru, Villas Boas introduziu algumas alterações na formação da equipa-tipo e distribui novas posições a algumas peças. Apesar disso, muito por acção das jogadas inventadas pelo génio do imparável Hulk, as diagonais de Falcao e a acção de Bellushi e Guarin, o FC Porto fez uma boa primeira parte, tendo chegado ao golo através de um grande penalidade, em consequência de um derrube do guarda-redes a Falcao que existiu, mas que, a acontecer contra os nossos,  não gostaria de a ver sancionada. Desta vez, Falcao, com toda a tranquilidade, mandou a bola para o lado contrário do voo do turco.

         Haveria de acontecer, mais uma vez, que um atleta da equipa visitante, talvez inspirado pela beleza do mítico Estádio do Dragão, resolve fazer o golo da "sua vida" como aconteceu esta noite ao jogador do Besiktas, ao despoletar  um verdadeiro míssel que entrou na gaveta sem qualquer hipótese para o magnífico Helton.

         Beneficiando do resultado do jogo que se disputava simultâneamente na Áustria, o FCP assegurou o primeiro lugar no grupo, faltando ainda por cumprir mais dois jogos. E vão DEZASSETE jogos oficiais sem derrotas desde o início da temporada.

        Quem haveria de prever tal coisa quando foi conhecida a escolha de Pinto da Costa para comandar o transatlântico azul um "puto" com 32 anos, perito em informática e gestor de estatísticas, com una fugaz passagem como treinador principal da Académica? 

        Vamos, agora, é cuidar do fabuloso tapete natural verde da nossa sala de visitas,  que nós somos do norte e em fidalguia e gentileza não há como os nortenhos para caprichar nas atenções a conceder a quem nos visita...

7 comentários:

  1. Jogo bastante pobre, apesar das cinco alterações implementadas por AVB. Os jogadores que entraram já mostraram possuir qualidade para garantir um nível exibicional mais elevado.

    Ontem, a primeira parte do jogo ainda foi regular. Nesse período, podíamos e devíamos ter arrumado a questão, não fosse a pontaria estar tão desafinada.

    Depois da estúpida expulsão do Cebola, que originou um período de completa e inexplicável desconcentração, relembro que em Istambul, tal não aconteceu e foram dois os jogadores portistas expulsos, os turcos criaram situações perigosas que podiam ter comprometido um resultado positivo.

    O resultado acaba por ser o mais justo, permitindo desde já a qualificação para a fase seguinte.

    Quanto ao golo anulado, fica a dúvida para ser discutida, tal como foi a defesa do Vítor Baía contra as «papoilas saltitantes». As imagens não são esclarecedoras, dando aso às especulações mais convenientes.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Começo pelo fim: se este Paolo Tagliavento, foi o árbitro do ano em Itália, muita mal vai a arbitragem italiana... Tantos erros grosseiros, com o F.C.Porto a ser a equipa mais prejudicada...


    Com um jogo importante no Domingo frente ao clube do regime e tendo menos 48 horas de descanso que o seu próximo adversário, que jogou na terça-feira, o F.C.Porto partiu para confronto com os turcos do Besiktas, com alguns objectivos bem definidos: em primeiro lugar ganhar para conseguir o apuramento; depois, em função do desenrolar da partida, ir gerindo de forma que o desgaste não fosse muito e para isso, fazendo as substituições necessárias para que ninguém ficasse demasiado desgastado para o jogo da Liga Zon Sagres; se no final, conjugando os resultados dos dois jogos, desse para, matematicamente, conseguir o primeiro lugar no Grupo L, óptimo, ficaria tudo resolvido a duas jornadas do fim. Conseguimos o apuramento, a gestão dos recursos humanos foi conseguida - para isso contribuiu que passado pouco tempo depois da expulsão de Rodríguez, também um jogador turco foi para a rua... -, mas não ganhamos e ao deixar escapar a vitória, não conseguimos garantir o primeiro lugar. Porquê?, tenho para mim que a saída de "Cebola" foi determinante.

    Vamos lá a ver: sem ser exuberante na exibição, alternando bons períodos, com períodos em que foi pouco brilhante, a equipa portista ganhava, controlava, geria e apenas pecava na finalização. Era assim que estava o jogo, até ao momento, em que uma atitude irrefletida do internacional uruguaio, alterou tudo. Acusando a saída do seu nº 10, demorando a organizar-se, o conjunto de Villas-Boas sofreu um golo, passou um mau bocado e teve alguma sorte, ao ver bater duas bolas bater na trave da baliza de Helton. Passado esse mau bocado - durou cerca de 15 minutos -, o F.C.Porto, é verdade, voltou a estar por cima, teve lances de golo - acho que até marcou um, mas o robot que está junto à linha não viu -, mas já não foi capaz de voltar à qualidade que tinha demonstrado antes da saída de "Cebola". Faltou esclarecimento, foi mais coração que cabeça.


    Resumindo: não foi mau, mas podia ter sido bem melhor, bastando para isso maior indíce de aproveitamento e mais cabeça fria da parte de um jogador que tarda em encontrar-se e ainda por cima, ferve em pouca água. Certo, o primeiro amarelo é absurdo, mas Rodríguez é um jogador experiente e tinha obrigação de não reagir a provocações.


    Abraço

    ResponderEliminar
  3. O objectivo principal foi conseguido, felizmente, venha agora o jogo que mais queremos ganhar!
    No jogo contra os turcos, afinal de contas, só não ganhamos porque nos foi negado um golo, apesar da bola ter estado dentro da baliza. Mas também podia ter sido pior, com as duas bolas aos ferros, como se diz, e sobretudo algumas asneiras cometidas. Está visto que a equipa tem de manter bem a concentração, porque quando encara os jogos com vontade de vencer, vence mesmo.
    Vamos lá agora ao grande jogo, contra os mouros vermelhos - de cujas memórias tenho umas recordações visuais e documentais no meu "Lôngara..."
    Abraço
    http://longara.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Caro Remígio
    De um modo geral e agora a frio (ontem..." nem uma agulha bulia/na quieta melancolia/dos pinheiros do caminho (...)") concordo com a sua análise-cuidada ao jogo,e pouco haverá a acrescentar a não ser que,será de toda a justiça, "louvar" a bela exibição do Fuccile,que saúdo e estimo seja para manter...Este pareceu-me o Fuccile tetra- campeão,a "comer a relva",concentrado,raçudo e agressivo,fazendo o lado direito todo,como já há muito tempo eu não via...PARA MANTER,FUCCILE ?!...De resto,acho que o christian R. está a abusar de um certo e excessivo vigor,na maneira como "perde" a cabeça-logo, a razão-.Será que a subalternidade em relação ao Varela,lhe pesa desta maneira?!...Uma época brilhante- a primeira- e depois...o calvário que se anuncia,no meio de lesões e atitudes irreflectidas. (a atoarda- posta a circular- sobre o "crescer" dele para o Sr. Antero Henriques,é um fait-divers da imprensa moura,ou é ...real? alguém,leitor deste blog,sabe DE VERDADE,o que se passou?!...).
    Lamentável, a capa dos gajos da travessa da queimada... A unica coisa que está bem é o símbolo do DRAGÃO a pular em cima da águia... De resto,como muito bem disse, o Manel Vila Pouca :"uma qualificação conseguida a duas jornadas do fim, é uma qualificação... SOFRIDA???!!!". Haja Deus e clemência, para tanto dislate!
    ................................................
    E agora é descansar(muito),manter a fé e os níveis de confiança em alta.Quarenta e oito horas de gozo (a mais) por parte dos lampiões,poderão influir ?... Aquela "história" do aimar,será de ir-e-voltar ?...(os vómitos,claro.).
    ................................................
    Um bom fim de semana
    Abraço amigo
    João Carreira

    ResponderEliminar
  5. Caro Remígio
    ...sei que o meu amigo lê e comenta no blog "Dragão-até-à-morte"...Após o meu comentário,aqui no seu Blog, fui ler os "post's"vertidos,já hoje, naquele e há um que me chamou a atenção.É do Fernando Vargas-Porto... É sucinto,preciso e rigoroso...
    Esperemos que o "desafio" lançado,seja esclarecedor e faça luz(salvo seja!) sobre este jogador e "comportamentos" do mesmo...
    Estarei,por cá, (muito) atento ao debate,provocado pelo Sr. Fernando Vargas.
    Renovo o desejo de óptimo fim de semana
    João Carreira

    ResponderEliminar
  6. Foi difícil, mas estamos apurados, e basta-nos vencer um dos dois jogos da fase de grupos para garantirmos o primeiro lugar e evitar então as equipas vindas da UCL e ainda os outros primeiro classificados.

    É já amanhã o clássico e temos de vencer!

    Um abraço e continuação de bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  7. Caro João:

    Não estranhe a demora que sujeitei a abertura do seus muito apreciados comentários, mas esta vida de aposentado não é tão pouco ocupada como a pintam, pelo menos a minha, ainda que, como diz o velho aforismo popular, quem corre por gosto não se cansa.

    Escapei (felizmente para mim) ao drama da guerra do ultramar. Mas um irmão, que trabalhava em Angola ao tempo da guerra e um sobrinho (que acabaria por morrer em combate), combateram lá. No regresso a Portugal dos familiares que lá tinham a sua vida organizada, acompanhei o drama da integração dos portugueses que regressaram a verberei e combati, com actos, nos serviços onde trabalharam comigo, a animosidade imbecil que contra eles existia.

    Quanto ao desgaste dos nossos jogadores, como pode ler no post que há pouco inseri no blogue, nem a isso me refiro. Para além dos que não jogaram na 5ª e estarão contra o Benfica, os que que enfrentaram o Besiktas não terão feito grandes esforços e, alguns, nem os 90 minutos jogaram. Por isso...

    E, amanhã, sim, vou à luta. Não conheço pessoalmente o Rodrigues dos Santos ou o Albarran, que ainda devem ter os camuflados das "terríveis" guerras em que participaram e mos poderiam disponibilizar. Paciência. Também nunca tive medo, nas incursões (muitas) que fiz a territórios hostis, de o fazer identificado de cascol e boné, e algumas vezes, até de bandeirinha...

    Um abraço e bom descanso.
    Remígio.

    ResponderEliminar