quinta-feira, fevereiro 03, 2011

"SUPER DRAGÕES", NÃO MERECIAM.

          TAÇA DE PORTUGAL.



          No Estádio Mais Belo da Europa:


                  FUTEBOL CLUBE DO PORTO, 0 - sport lisboa e benfica. 2.

          Incansáveis durante todo o encontro, os Super Dragões (e os adeptos do Futebol Clube do Porto em geral) foram  inexcedíveis no apoio à equipa, apoiando-a do princípio ao fim do jogo. Não foi pela falta de apoio e incitamento do nosso público que não conseguimos vencer. Parabéns, por isso, a todos com destaque merecido para a nossa maior claque.


          Quando aconteceu a dádiva do primeiro golo já estava a prever o pior pelo que me ia apercebendo na movimentação das duas equipas  nos primeiros minutos do encontro: a maior determinação do adversário em ter a posse da bola e a estranha intranquilidade e indecisão da nossa equipa. Sem posse de bola e incapazes de se libertarem da marcação individual agressiva e faltosa dos seus marcadores directos, os jogadores do Futebol Clube do Porto dificilmente lograram gizar jogadas  para ultrapassar a super povoada defesa encarnada. Apesar disso, depois de já estar a perder por 0-2 após novo golo dos visitantes (nova benesse celestial, agora da responsabilidade directa de Fernando e quiçá de Helton) Hulk e James Rodriguez, os dois no mesmo lance, falharam o desvio para o golo.

           A equipa do clube de Vale e Azevedo manteve na segunda parte o seu esquema e, com bastante serenidade, conseguia controlar as pedras mais desequilibradores da nossa equipa, onde as tentativas de Varela e Hulk para romper através de jogadas individuais o bloco defensivo dos encarnados não frutificava. As alterações feitas por Villas-Boas trouxeram alguma melhoria mas não foram suficientemente relevantes para operar o necessário volte-face.

           Os dois lances que fizeram o resultado desclassificam cruelmente o desempenho de qualquer defesa. O do primeiro golo é surreal em qualquer equipa, mesmo dos escalões e inferiores e constitui uma nódoa para Maicon e Helton. No segundo, Fernando assistiu o jogador espanhol permitindo um chuto a uma distância que não seria problema mesmo para o seu compatriota Roberto. E, em DOIS remates à nossa baliza feitos pelos jogadores do clube da Dona Victória em noventa e poucos minutos de jogo, (o do segundo golo e o de Cardozo, já no segundo tempo a proporcionar a Helton a defesa com o pé)), a primeira parte da eliminatória dá vantagem aos encarnados para o jogo da segunda volta.

           Vi o jogo no Estádio no alinhamento da linha da grande área com a bancada central, do lado do sul so relvado, para o qual a nossa equipa atacava na primeira parte. Tive uma visão privilegiada sobre os seguintes lances: marcação de um fora de jogo a um jogador portista inexistente; derrube iniludível a Bellushi, que se preparava para fazer golo; falta sobre James Rodriguez, a poucos metros onde me encontrava, junto à linha de cabeceira e dentro da área; agressão de Cardozo, (porquê?) que o juiz viu porque sancionou com cartão amarelo(!). Não vi, até ao momento em que posto, qualquer imagem televisiva ou comentário, mas aposto que não há ninguém que tenha visto UMA única falta assinalada pelo portalegrense que tivesse beneficiado o Futebol Clube do Porto.

           É claro que este triunfo vai ser o prato mais consumido nos tempos mais próximos. É fartar, enquanto dura. O futebol, como a vida é como os alcatruzes da nora: umas vezes estão em baixo mas logo trazem a água para cima...

8 comentários:

  1. É Muito triste não saber perder e só ver Azul na frente.
    Como Portista o Benfica foi superior ao Porto neste, jogo.
    O arbrito não têm qualquer influência no resultado até pelo contrário penso que o Fábio Coentrão é injustamento expulso, e o Belluschi têm duas agressões claras.
    Devemos saber ganhar e perder, pois neste momento somos melhores que eles.

    ResponderEliminar
  2. anónimo das 12.o3
    Claro, no saber ganhar e perder todos aprendemos muito com o pastor "jesus"...

    ResponderEliminar
  3. Derrota merecida pela falta de organização, lentidão, falta de dinâmica, displicência, deserto de ideias e ineficácia.

    Foi penoso ver tantas falhas comprometedoras e de palmatória. Vulgaridade absoluta frente a um adversário fraco, que se limitou a pressionar alto e tirar proveito dos sucessivos erros adversários.

    O FC Porto demonstrou estar a atravessar um período periclitante, não conseguindo disfarçar as faltas de Álvaro Pereira e Falcao.

    A eliminatória ficou praticamente decidida.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Caro Remígio, como o meu comentário ao jogo já está no post anterior, aproveito para dizer que estivemos no Porta 29, mas como estava fechado, entramos todos mais cedo.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde,

    Ontem foi mesmo dia de Ofertório de Villas-Boas e dos nossos Jogadores a Jesus ...

    O Benfica pressionou e lutou para vencer, e teve a felicidade do jogo, pois Varela e James falharam 2 golos na primeira parte de forma inacreditável, e o Benfica aproveitou os nossos erros defensivos.

    O Benfica entrou melhor tacticamente no jogo, e com uma pressão sobre a nossa linha defensiva, e sobre Fernando, levou a que a ocorressem erros que permitiram chegar aos 2 golos.
    Foram anormais os constantes atrasos de bola dos defesas a Helton.
    Notou-se nitidamente a falta de um ponta de lança, para a determinada altura do jogo encostar Hulk à linha, para esconde-lo à marcação.

    Hulk só em remates de longe e pequenas jogadas de entendimento criou perigo. Foi bem marcado pelos 2 centrais do Benfica.

    Destaque para a nossa ala direita. Sapunaru e Varela estiveram muito bem no jogo, e foi por essa ala que criamos as melhores oportunidades.

    Maicon esteve péssimo, não compreendo a titularidade em detrimento de Otamendi, que estava a afirmar-se na equipa.

    Paulo Baptista, fez uma arbitragem ao seu nível ... péssima, mas sem qualquer influência na justiça na vitória do Benfica.

    Nos festejos de Coentrão junto dos adeptos, esqueceu-se de lhe mostrar o amarelo. Júlio César perdeu imenso tempo nas reposições de bola, e devia ter levado amarelo ainda na primeira parte.
    Depois mostrou imensos amarelos a atletas do Benfica e Porto injustificados, e Javi Garcia que deu porrada de criar bicho terminou o jogo, e Cardozo que deu mais uma cotovelada, não foi expulso.
    Foi uma sinfonia do apito, que travou muitas vezes o ritmo do jogo.

    O Benfica tem a gaiola e o pássaro na mão ... resta-nos "acraditar" e na Luz roubar o pássaro.

    Abraço

    Paulo

    ResponderEliminar
  6. dragaopentacampeao:
    Completamente de acordo com a sua síntese do jogo. Algo, que nos escapa, está a correr mal. Mas acredito que vamos ultrapassar esta fase.

    dragao vila pouca.
    Tirei essa conclusão. Fica aqui o cumprimento que não entreguei pessoalmente.

    Abraço, para o autores dos comentários.

    ResponderEliminar
  7. dragus invictus:
    Estive presente no Dragão e a minha opinião não é substancialmente diferente da que expõe. A nossa equipa entrou muito mal no jogo, consentiu um golo desmoralizador e ficou refém do adversário durante o resto da partida.
    Ainda não vi as jogadas na TV e são escassas as opiniões que saem nos jornais. O que retenho dos lances mais polémicos do jogo real, é que existiu mesmo penalti sobre Bellushi. O jogador foi pisado e ficou limitado para concluir o lance de perigo. James, sofreu falta, seja qual for a intensidade com que foi cometida. Cardozo, foi a poucos metros de mim AGREDIU com o cotovelo o nosso jogador, num gesto DELIBERADO.
    Coentrão, fez falta e já era a enésima das que fez antes. Tinha dito ao meu companheiro do lado, que Luís César, só veria o cartão por perda de tempo quando o jogo estivesse no fim. Nos primeiros dez minutos da partida, com destaque para Javi Garcia, foi um regabofe de faltas duras sem advertência. Não tenho noção do que se passou entre Bellushi e Coentrão, por ter sido no lado oposto e os jogadores estavam no chão. O árbitro não influenciou?
    Tudo isso não me retira a lucidez de reconhecer que, a jogar daquela maneira, nunca viraríamos o resultado a nosso favor.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Remígio :

    ..."É claro que este triunfo vai ser o prato mais consumido nos tempos mais próximos."...

    Para mal dos nossos pecados!

    Abraço

    ResponderEliminar