quarta-feira, fevereiro 23, 2011

EFICÁCIA FICOU EM SEVILHA.

     
     LIGA EUROPA:


           No Estádio Mais Belo da Europa:


           FUTEBOL CLUBE DO PORTO, 0 - Sevilha, 1
                                                                   (Fabiano, 71´)

           O que conta num jogo de futebol é o resultado final? Sim! Então o Sevilha obteve um golo, o Futebol Clube do Porto não obteve nenhum e o encontro terminou com a vitória dos espanhóis e a derrota dos Dragões.  Jacques de la Palisse dixt.

           Porém, a história desta segunda parte de eliminatória realizada no Dragão que nos põe a jogar contra o CSKA, vai muito para além do que possa dizer o desencanto, para os portistas, do seu desfecho final, nitidamente aleatório e fortuito atendendo ao que se passou na alcatifa verde do Estádio Mais Belo da Europa.


          O que nos ofereceram os primeiros 45´foi o regresso do Futebol Clube do Porto do final do ano de 2010, o conjunto que massacrou e humilhou com uma goleada histórica o campeão nacional da propaganda e da treta, o alto nível das exibições individuais e a equilibrada execução táctica das suas tarefas no rigoroso cumprimento da opção táctica da equipa técnica. Nesse período, os Dragões dominaram de princípio ao fim, e controlaram a seu belo prazer, um adversário atordoado pela troca de bola e desmarcações dos nossos jogadores, travados apenas pelo recurso à falta, algumas delas muito mal ajuizadas com benefício claro para os infractores. Muitos lances, belamente desenhados, não obtiveram a necessária concretização que mereciam e, num dos mais espectaculares, Falcao, em remate a que no guarda-redes espanhol jamais chegaria, levou a bola ao travessão.

           No período complementar o campo ficou mais nivelado e o Sevilha tentou fazer pela vida, tendo chegado algumas vezes a ameaçar Helton. O Porto, contudo, mesmo sentindo que o jogo estava mais disputado e o Sevilha a pressionar dentro do nosso meio campo, nunca perdeu o norte e, logo que recuperava a posse de bola chegava rapidamente ao lado contrário e esteve perto do golo numa mão cheia de oportunidades.

           Hoje, como em Sevilha, um jogador me preocupava mais do que qualquer outro na equipa Andaluza: Fabiano. Estranhamente, em Espanha, para meu alívio foi substituído; hoje, quando entrou senti que isso não ia ser nada bom para nós. Infelizmente, os meus receios confirmaram-se e o brasileiro lá satisfez o seu ego e foi carrasco na casa que o não acolheu. E a nossa incapacidade em chegar ao golo neste desafio continuou até final pois algumas vezes os nossos avançados estiveram em posição de marcar não tendo discernimento suficiente para o conseguir.

           Villas Boas esteve bem nas substituições se bem que a de Varela me parecesse um pouco tardia.
            Todos os jogadores estiveram acima do que vinham ultimamente a fazer, pelo que não é fácil distinguir os melhores. Fernando e Belucshi e, logo a seguir Hulk, Falcao, Moutinho e Fucile. Rolando, Otamendi, Helton e, menos bem Varela, não cometeram, erros. Álvaro Pereira, excelente, como se esperava, aliás. Guarin e Sapunaru, entraram bem no jogo.

            Era para não falar da arbitragem. Não é fácil comentar um árbitro inglês tendo como padrão os portugueses a que estamos habituados. Mas não resisto a uma comparação que equivale a uma apreciação do seu desempenho: Olegário Benquerença, já tem feito melhor. Por isso, merda por merda, que fique lá pela Inglaterra que Paixões e Xistras já temos nos cá de mais.


           
          


 

       
          

7 comentários:

  1. E a culpa é sempre do árbitro...

    ResponderEliminar
  2. Meu caro :

    Bom jogo do F.C.PORTO contra uma grande equipa .

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Boa noite,

    Hoje o FC Porto fez um jogo quanto baste, para vencer novamente este Sevilha.
    Fomos infelizes e trapalhões na finalização. Dominamos o jogo, e sofremos um golo da única forma que o Sevilha poderia criar perigo ... em contra-ataque.
    O Sevilha conta com jogadores de excelente qualidade, e teve como estratégia clara, não atacar desenfreadamente, mas sim esperar pela sorte de obter um golo, e depois sim tentar discutir a passagem.
    Mesmo depois de terem obtido vantagem no marcador, foi o FC Porto que esteve mais próximo de marcar, tendo os andaluzes uma única oportunidade por Perotti, que entra em campo sem que os jogadores do Porto se apercebam, e mesmo ele por entrar à pressa não consegue ter discernimento para finalizar.

    O árbitro inglês esteve péssimo no capitulo disciplinar. Navarro deveria ter sido expulso na primeira parte, e depois na segunda parte.
    Perotti agride sem bola Fucile e não é expulso, Kanouté dá uma cotovelada em Varela numa disputa de bola no ar ...
    Alvaro é mal expulso no meu entender, ele tenta disputar a bola com afinco, e não tem travões ... enfim uma péssima arbitragem do ponto de vista disciplinar de um árbitro que já na final do campeonato do mundo, havia cometido erros de avaliação disciplinar prejudicando na altura a Espanha diante da Holanda (Webb bateu o recorde de cartões em jogos de final de Mundial. Foram 14 amarelos e um vermelho).

    Destaques na nossa equipa para Fernando, Rolando, Otamendi, excelentes na defesa.
    Belluchi fez um excelente jogo.
    Varela, Hulk e Falcao foram uma carga de água para os andaluzes e foi pena não terem finalizado com sucesso as oportunidades.

    Nota positiva para o público que compareceu em excelente número apesar de ser dia de trabalho.

    Nota positiva para Villas-Boas que após a expulsão mexeu e bem na equipa, travando por completo a reacção do Sevilha.

    Agora temos pela frente mais uma equipa forte técnicamente, e com uma deslocação sempre difícil à Rússia.
    Mas o CSKA de Moscovo é uma equipa ao alcance de um Porto ao seu melhor nível.

    Abraço e boa noite

    Paulo

    http://pronunciadodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Caríssimo Remígio
    Jacques de la Palice,que a "história" honra(?), por uma coisa que ele Não disse,ou se quisermos,mais precisamente, pela deturpação de "un petit mot"("envie"=inveja,por "en vie"= em vida,estar vivo),talvez dissesse de um jogo destes que: se- a- bola- não- entra- na- baliza-não-há-lugar-a-golo!
    Preciso recuar muito no tempo, para lembrar,tamanha falta de engenho,arte,sorte,confiança,eu sei lá ...para depois "papar" uma derrota,como esta!Houve, há muitos,muitos anos,um tal de Figueiredo,que ao serviço do Rio Ave(?),em pleno Estádio das Antas,protagonizou história e imortalizou seu nome,porque sem-saber-ler-nem-escrever e (qdo.interrogado) aos-costumes-disse(ra)-nada marcou um golo(Rio Ave,ganhou!!!...),após um massacre total à sua baliza,mas onde as bolas teimosa e milagrosamente não entravam,batiam em tudo:nos pés,na cabeça,no peito,no cu do mouro e ...népias!.Pois é- há jogos assim e mesmo "a las cinco en punto de la tarde",me parecia que Garcia Lorca (re)escrevia La COGIDA Y LA MUERTE :............................
    "Un ataúd con ruedas es la cama
    a las cinco de la tarde.
    Huesos y flautas suenan en su oído
    a las cinco de la tarde.
    El toro ya mugía por su frente
    a las cinco de la tarde.
    El cuarto se irisaba de agonía
    a las cinco de la tarde.
    A lo lejos ya viene la gangrena
    a las cinco de la tarde.
    Trompa de lirio por las verdes ingles
    a las cinco de la tarde.
    Las heridas quemaban como soles
    a las cinco de la tarde,
    y el gentío rompía las ventanas
    a las cinco de la tarde.
    A las cinco de la tarde.
    ¡Ay, qué terribles cinco de la tarde!
    ¡Eran las cinco en todos los relojes!
    ¡Eran las cinco en sombra de la tarde "
    ... Não querendo ofender ninguém e porque na "nobreza dos touros" não se ...toca,ainda vislumbrei e,sobretudo- TEMI,uma volta à arena,com direito a rabo e orelhas por parte dos de Guadalquivir... .... .....
    Dos nossos,exceptuando essa inépcia gritante no momento da ... concretização,só tenho que "cair na real" e num contricto acto proclamar : quem-nunca-errou-que-atire-a-primeira-pedra!.
    Para Olhão temos de melhorar esse ...por...maior.
    Festejo o regresso de Falcao e Álvaro (palito)Pereira.Precisam ambos de jogos, minutos e golos para moralizar.
    Da "apreciação" ao árbitro,comungo na totalidade com o descrito no seu post : elmanos,paixões,xistras e quejandos :mais não,obrigado!Aquela expulsão directa ao APereira é diabólica e na linha do que (não) fez com o Alexis...Aliás, este senhor, já mostrara a sua "classe" no recente p.p. Mundial.(é mesmo-só!- la crème de la crème que nos visita...). Parabéns ao muito público que apoiou o N/ FCP e que bem merecia ter tido outra ... "compensação".
    Abraço amigo
    João Carreira
    NB. Nunca é demais ficarmos gratos a quem nos "proteje" e "guarda",isto porque, ao não "meter", logo de início, o LFABIANO a jogar,o treinador do Sevilha,ficou " de recuerdo", num cantinho do meu coração.Perceber-se-á porquê...

    ResponderEliminar
  5. Um Porto forte, unido, solidário, a jogar bem e em vários momentos muito bem, pressionou, controlou, dominou e só não ganhou, porque foi demasiado perdulário. Não me lembro, em jogos desta importância, de ver o conjunto portista a criar e desperdiçar, tantas e tão boas oportunidades. Entrando concentrado, seguro atrás, criativo no meio-campo e dinâmico no ataque, o conjunto de André Villas-Boas foi sempre superior, não merecia ter perdido e pior, ter sofrido tanto para passar aos oitavos-de-final.


    O desperdício desta tarde/noite, dava para ganhar, não um, mas três jogos deste nível, o que atesta bem da qualidade da exibição portista. Hulk, Falcao, Moutinho, Belluschi, Guarín e até Fernando, falharam oportunidades, não daquelas que são apenas meias oportunidades, mas daquelas cantadas, em que o mais difícil parecia ser falhar. Também dizem muito do que foi a exibição do conjunto azul e branco, os dez cantos a favor e apenas um contra. Não mereciamos perder, mas, como nas provas a eliminar o que interessa é passar, nós passamos e passamos com um mérito e com uma justiça que ninguém ousará colocar em causa.

    Ao perdemos o jogo terminou uma série bonita de resultados, na europa - 8 vitórias e 1 empate -, mas não fiquei nada triste. Há vitórias que nos diminuem e derrotas que nos engrandecem. Este jogo, num Dragão, que apesar da hora, teve uma ambiente magnífico e uma assistência muito razoável, foi o caso. Jogue sempre assim o F.C.Porto que, de certeza, não vai perder muitas mais vezes. E mais, quem joga assim, frente a uma equipa da qualidade do Sevilha, recheada de grandes jogadores, tem o direito a sonhar e não pode ser acusado de irrealismo, muito menos de fanfarronice.

    Notas finais: foi um jogo de Champions, com duas equipas de Champions e uma, a de arbitragem, de regional. Se este senhor é o melhor árbitro do mundo, muito mal vai a arbitragem no desporto rei.

    Nos oitavos-de-final, lá vamos até Moscovo, defrontar o nosso velho amigo, CSKA. Temos sido felizes, frente ao clube da capital russa, mas não é tempo para falar disso...
    Agora olhemos para o campeonato, onde nos espera um difícil obstáculo, em Olhão, já daqui a três dias e depois de um jogo que nos obrigou a dar tudo, física e mentalmente.

    Apenas vou falar dos regressados, Falcao e Álvaro. O colombiano acusou a paragem, pareceu receoso e como o problema foi no joelho e isso não lhe permitiu tarbalhar, acabou cedo e por isso não teve a frescura para concretizar, uma ou outra oportunidade que normalmente não desperdiça. Mas está de regresso e agora só precisa de sorte e de ritmo. Com ele na frente é outra loiça...


    Álvaro, como a lesão foi no ombro, praticamente não parou e pôde aparecer muito bem. Com ele a equipa ganha uma profundidade e uma qualidade, pela esquerda, que sem ele, jogue ali quem jogar, não tem.
    Pena a expulsão, justa, mas que, atendendo ao critério do senhor Webb, não deveria ter acontecido. Se este artista só tem de se preocupar com a arbitragem - é profissional - e faz arbitragens destas, mas vale o amadorismo!

    Com Falcao e Palito, o F.C.Porto é muito mais forte e tem muitas mais alternativas.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Jogar para a goleada e acabar perdendo. Esta frase sintetiza o que se passou ontem no Dragão.

    Tanto golo falhado! Estamos nos oitavos, como ambicionávamos, com todo o mérito, diga-se.

    Agora toca-nos o CSKA de Moscovo.

    Vamos lá a afinar a pontaria para continuarmos a sonhar em Dublin.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Foi um bom jogo onde a sorte não nos sorriu e o árbitro foi "espanhol". O importante foi ter conseguido o objectivo.

    Abraço

    ResponderEliminar