quarta-feira, fevereiro 02, 2011

PROGNÓSTICOS ...SÓ NO FIM.


          A célebre tirada do nosso antigo capitão João Pinto, o "miúdo" de Viena que recusou aos outros heróis da histórica vitória de 27 de Maio de 1987 o gozo de levantarem o "brinquedo sonhado" que lhe entregaram e tanto sofreram para a conquistar, aplica-se com normalidade e a propósito, ao "match" de logo à noite (20h30) no cenário das mil e uma noites que é o Estádio Mas Belo da Europa.

          Reunindo os requisitos dos grandes jogos tudo aponta para que esta meia-final da Taça de Portugal, o segundo na escala hierárquica das provas nacionais, ambos os contendores apostam na conquista do direito de disputar a final em Oeiras e vencer o troféu. Porém, nesta partida jogada entre os dois únicos candidatos à supremacia no futebol luso, para além do resultado que, sendo importante, ainda não deverá ser definitivo está sempre algo mais para derimir do que o resultado em si.

          É uma partida que todos gostam de disputar, mas ninguém quer perder: dirigentes, equipas técnicas, atletas. E os adeptos nem querem ouvir falar em derrota...


          O Futebol Clube do Porto e o clube de Vale e Azevedo, ou da Dona Victória, ou do regime, ou até Sport Lisboa e Benfica (slb para os Super Dragões...) chegam ao jogo com a motivação toda e elevada crença na vitória. Os Dragões não poderão contar com o influente Álvaro Pereira e, tudo leva a crer, com a provável  ausência de Falcao. Jesus, o Jorge, vai pensar que isso o beneficia mas não é garantido que seja assim pois o "miúdo que lhe vem tirando o sono" tem argumentos fiáveis para ultrapassar aqueles impedimentos.

           O "pugilista" revelação de 2011 tem a pretensão de ser um viciado em jogar ao ataque e, muitas vezes, sobretudo em casa e contra equipas "menores", isso tem sido algumas vezes assim. Não penso que isso vá acontecer na partida de hoje, porque Villas-Boas não lhe permitirá essa veleidade. É certo que Hulk não vai ter hoje o David para se recrear qual gato depois de ter o rato entre as garras, é uma desvantagem para nós quase tão relevante quanto foi a falta ao Olhanense de Jardel, vendido ao clube de Vale e Azevedo no dia em que jogou (?), (e perdeu, claro...) no Estádio do Túnel. Apesar disso, teremos oportunidade de constatar se Airton tem atributos distintos dos capilares e artes de lutador livre que agora vão fazer a delícia dos fleumáticos ingleses.

             Porque, para além do mais, um resultado de um jogo de futebol foi, é e será, sempre aleatório não arrisco qualquer palpite.

             Prognóstico...só no fim. Mas como o saudoso capitão, a minha fé na vitória é inabalável.

             Sou portista. Sou Dragão!





         

        

5 comentários:

  1. Eu não espero mais nada que não seja uma vitória, porque acredito acima de tudo na capacidade de luta dos nossos jogadores. Este será um jogo completamente diferente do da liga porque cada golo tem uma influencia grande para decidir quem vai à final. Em casa mandamos nós...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Com quem então hoje não comentários...
    É de admirar...

    Prognóstco final:

    F.C.P. - 0 * S.L. Benfica - 2

    ResponderEliminar
  3. Faltou tudo

    E perdemos justamente.
    Quando se tem uma defesa, guarda-redes incluído, de papel, um meio-campo trapalhão, disperso, mal organizado, lento a pensar e a executar - salvou-se Moutinho - e um ataque inexistente, é óbvio que não se pode ganhar. Se a isso tudo juntarmos a oferta de dois golos, então, é derrota pela certa. Foi isto, mais coisa menos coisa, o que aconteceu esta noite no Dragão, embora e no que diz respeito, principalmente aos centrais, nada do que aconteceu esta noite se possa considerar uma surpresa: já tinha dito e por várias vezes, que os nossos jogadores do centro da defesa, quando pressionados, parecem baratas tontas e até fui mais longe, aconselhei-os, sobre pressão, a mandarem para a bancada.

    Mas foi só isso, há mais e é preciso dizê-lo, que foi uma noite de opções muito discutíveis e não me refiro â opção de Sereno a lateral-esquerdo. Não, não foi por aí que o gato foi às filhoses, mas a Walter, único avançado-centro, nem no banco ter estado, o que levou à entrada de dois médios e refiro-me também ao facto de, mesmo a perdermos por dois a zero, termos mantido os quatro defesas por demasiado tempo, sabendo-se que quer Sereno, porque não é lateral e muito menos esquerdino e Sapunaru porque não tem essas características, não serem capazes de dar profundidade. Porquê André, que medos te tolheram as ideias? Perdido por dois, perdido por três! Porque não arriscar, pelo menos a partir do momento que o clube do regime ficou a jogar com dez, numa solução de três defesas: Sapunaru, Rolando e Maicon, depois Fernando, com Micael, Guarín e Moutinho, no apoio a Varela na direita, Hulk no meio e C.Rodríguez na esquerda? Não digo isto agora, disse-o no estádio e a partir do momento que Coentrão foi expulso.

    Enfim, faltou tudo, nesta noite para lembrar e não repetir.

    Não vou fazer análises individuais. Tinha de ser contundente com alguns e não quero. Prefiro dzier que o que não tem remédio, a pobre exibição, remediado está e o meu pensamento já está virado para o campeonato. Aí, espero que o F.C.Porto, como grande equipa que é - não é uma derrota que apaga tudo o que de bom foi feito até aqui -, não se deixe afectar e já no domingo dê uma resposta à altura das circunstâncias.

    Notas finais: teoricamente estamos fora do Jamor... Mas, como a segunda-mão é só daqui a mais de setenta dias, muita água ainda vai passar por baixo das pontes...
    Quando se joga tão mal, mesmo que tenhamos razões de queixa do árbitro, não devemos ir por esse caminho.

    Nós não somos calimeros, muito menos pobres de espírito como os adeptos dos vermelhos e a pior coisa que podiamos fazer era agarrar-nos a desculpas esfarrapadas. Mas faço uma pergunta: só os jogadores do F.C.Porto que vão festejar junto e agarrados aos adeptos, é que levam cartão amarelo?
    Perdemos bem e ponto final!

    PS - Hoje, no fim do jogo, os adeptos do F.C.Porto deram uma grande lição a todos, alguns responsáveis portistas, incluídos, ao aplaudirem a sua equipa, que tinha perdido em casa e frente ao inimigo principal.
    No domingo lá estaremos para festejarmos o regresso às vitórias e a continuidade no caminho que nos levará à conquista do principal objectivo da época, o campeonato, agora designado de Liga Zon Sagres.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Pessoal, isto ainda não está perdido! Já vi muitas coisas, há vezes que em poucos minutos uma equipa dá a volta a um resultado negativo, nós temos 90 min. :D na uefa, se ganharmos ao Sevilha o caneco é nosso! Saudações portistas

    ResponderEliminar