segunda-feira, fevereiro 14, 2011

CORREIO AZUL (8)


               1. OBRA DE ARTE OU CAMPO DE FUTEBOL?

               Quem chega pelo lado nascente ao Estádio AXA e depara com aquela descomunal estrutura de cimento de muitos metros de altura não lhe será fácil acreditar que está prestes a entrar num estádio destinado à prática de futebol. Ainda menos convencido fica se, para aceder à cadeira indicada no bilhete de ingresso, tem que o fazer atravessando um parque de estacionamento por entre os veículos aí estacionados, onde não existe sinalização apropriada que o oriente e, a seguir, percorrer em lances sucessivos de vãos, CENTO E NOVENTA E OITO DEGRAUS para chegar à entrada onde fica o lugar que lhe pretendia que, aliás, não correspondia ao que constava no bilhete.
               A vista no interior é, de facto, muito bonita e a originalidade da sua concepção, surpreende e encanta. Eduardo Souto Moura, o inspirado autor do projecto, foi devidamente elogiado pela ideia e eu entendo que com inteiro merecimento.
               Principia o jogo e constato que do meu lugar mais perto da "pedreira" não posso ver convenientemente o jogador do Futebol Clube do Porto que se apresta para marcar um canto na linha de fundo do lado contrário. Bolas, afinal, isto não deveria acontecer num estádio concebido para que os espectadores não tenham de se levantar para terem acesso ao rectângulo de jogo completo!
               Posso, também, não ter reparado mas não vi quando passei pelo esqueleto das colunas nuas e cruas dos sucessivos patamares, os indispensáveis bares onde se pudesse tomar um simples café que fosse.
               Por isso a dúvida: obra de arte ou campo para ver futebol? Ah, Dragão, meu Dragãozinho!


              

               2. "RESERVA ÍNDIA."


               Durante anos e anos, Braga foi considerada a segunda casa do clube lisboeta Sport Lisboa e Benfica e, pelo menos uma vez, os encarnados optaram por jogar no Estádio 28 de Maio por terem o seu campo interditado.
               Para os bracarenses, o clube da cidade dos arcebispos era uma segunda opção, pois a primeira era, para a esmagadora maioria dos adeptos do Sporting Clube de Braga, o clube do regime então vigente.
               Entretanto as coisas mudaram e, hoje, já não me parece que seja assim. Os minhotos têm vindo a afirmar-se com identidade própria na futebol nacional e internacional, disputam de igual para igual as provas em que participam, como se viu na época transacta onde só foram ultrapassados na última jornada da prova, precisamente pela equipa que antes aplaudiam.
               Tendo sentido na pele a ousadia de ter enfrentado o poderio do senhor dominante e todo poderoso, com as estórias dos túneis e dos castigos "à la carte", os arsenalistas abriram os olhos e viram por fim quem são na realidade os seus verdadeiros inimigos.


KLÉBER, vai estar no Olival na próxima época.
'
              3. QUEM NÃO SE SENTE...

"Comunicado da FC Porto - Futebol, SAD

Reunido para analisar a entrevista concedida pelo presidente do CS Marítimo, SAD ao jornal «A Bola», na sua edição de sábado, o Conselho de Administração da FC Porto - Futebol, SAD deliberou o seguinte:

1 - Instaurar de imediato uma acção judicial ao referido dirigente, dada a falsidade e gravidade de algumas das suas declarações;

2 - A acção intentada pela FC Porto - Futebol, SAD não invalida outras, que possam ser levadas a cabo pelas pessoas atingidas, em termos individuais.

Porto, 14 de Fevereiro de 2011

O Conselho de Administração da FC Porto - Futebol, SAD
             

      

3 comentários:

  1. ..." 3. QUEM NÃO SE SENTE "...

    ou

    Cá se fazem...cá se pagam !


    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Boa descrição da Pedreira, sei o que é subir lá até ao topo e sem imaginarmos quanto é penoso pela inclinação da escadaria. Vi lá o 1º jogo oficial ainda no tempo do Mourinho, demos 3 apesar do João Ferreira, o Maniche marcou um do meio do campo (e repetiria no ano seguinte).

    Importa é que passeamos classe entre os caceteiros.

    ResponderEliminar
  3. Concordo,plenamente.
    Entretanto, para já o mais importante, hoje, é ganhar, ou pelo menos fazer um bom resultado, que também será ganhar.
    Estou com uma grande fézada!

    http://longara.blogspot.com/

    ResponderEliminar