sábado, fevereiro 26, 2011

CORREIO AZUL (13)


            1.ALLGARVE NÃO É PARA FÉRIAS.

            Mesmo estando no Algarve, Olhão não vai ser, mais logo, local onde o Futebol Clube do Porto possa pensar em ir de férias. De resto, ainda que Loulé tenha afamado Carnaval e esteja ali perto, só lá para oito do próximo mês é que haverá farra e foliões.
            O SC Olhanense é uma das equipas da I Liga cujo futebol mais aprecio. Estende o jogo em toda a extensão do relvado tanto fora como em casa, quase todos os seus executantes sabem como deve ser tratada uma bola de futebol e tem um treinador com "pinta" bastante para tornar bonito mesmo o Estádio Alvalade XXI. O que Paulo Sérgio (também ele) não conseguiu.
             Os "Dragões" querem muito ganhar este jogo e possuem argumentos para isso. Uma vitória será tida como normal, uma derrota um escândalo nacional. Villas-Boas fez as contas, considera-o como a primeira das cinco vitórias que tudo podem esclarecer. Concordo.
             Aqui para o norte, há muitas e lindas capelas e em todas elas um orago a que muitos devotos recorrem para rogarem, ou pagarem promessas concedidas. Na serra d'Arga, no concelho de Caminha, há uma onde romeiros aos milhares, em 28 de Agosto de cada ano, vão lá resgatar com algumas moedas as boa intermediações de São João. Mas manda o bom senso da sabedoria popular que junto à absíde do altar-mor da Capela, (com maiúscula...) do lado esquerdo, no retábulo onde o arcanjo alado se prepara, de espada empunhada, para ferir de morte o "mafarrico" prostrado aos seus pés, deixe ali ficar o previdente peregrino uma moedinha não vá o demo retaliar os que se recusem a reconhecer a sua maléfica intervenção...
           É que, sabem, há Capelas e "capelinhas".

Freeport de Alcochete

             2. ALVALADE: OVNI´s HOUSE (Casa dos Ovni).

                 Quando Pinto da Costa disse um dia que Santana Lopes (esse, dos violinos de Chopin) era um OVNI que passava sobre Alvalade, estava longe de pensar que a sua profecia, para além de se ter cumprido em relação àquele político e fervoroso leão, haveria de se tornar um anátema que parece ter caído sobre o histórico clube lisboeta.
                 Paulo Sérgio, sem ter tido tempo nem disponibilidade para descobrir onde está o interruptor, não será ele a apagar a luz. Nestes "longos" nove meses que levou a atravessar o céu de Alvalade, só encontrou no seu percurso algumas estrelas cadentes (e doentes) e outros ovnis a passar à sua frente de luzes apagadas, deixando-o sozinho a vaguear no espaço negro onde se embrenhou cheio de sonhos.
                  Oh, Paulo!, sérgio eu seja se alguma vês tivesse pensado que o Postiga, o Maniche, o Pedro Mendes, o Soldado e outros (tantos...) afins, não fossem as maçãs mais brilhantes, sãs e mais lindas e gostosas que já existiram no Freeport de Alcochete.



           

2 comentários:

  1. Caro Remígio :

    ..." Os "Dragões" querem muito ganhar este jogo "...

    É verdade !
    ( e nem é preciso explicar porquê ).

    Abraço e boa sorte

    ResponderEliminar
  2. Caro Remígio
    Como é mesmo o título da canção do P.Abrunhosa?!"Vamos fazer o que ainda não foi feito?...".Referir-se-ia- premonitóriamente-à N/ vitória em Olhão,onde ninguém ousara(ainda) ganhar?!...
    Tenho p'ra mim, que os grandes derrotados da noite, até nem foram os ... al(l)garvios!Foram os comentadores da TVI!Ao ouvi-los "desabafar" durante 90 minutos,e só mesmo p'ró finzinho "conseguirem" vislumbrar,apreender,"realizar" (à la française),assumir que, afinal, -o -porto-não-é-leader-por-acaso,foi tarefa difícil e parto (ao KM 65 da Via do Infante ) muito-muito "complicado"...Dizer-se ,então! que o Falcão " está no limite do fora de jogo " no segundo golo é de MESTRE(s)! Outrossim -como uma tristeza nunca vem só - e no caso da TVI - é por demais evidente esta asserção,aparece-nos um puto reguilóide e imbecil a fazer o flash-interview...O "mocheco"(à la Algarve )se a malta não tem visto o jogo,até dava a coisa(a vitória do FCP,entenda-se) como uma escandaleira de todo o tamanho e à viva força "puxava" pelo Daúto p'ra saber porque-é-que-falhara-o-sistema-d e s g r a ç a d a m e n t e ! -a-partir-dos 65 minutos! Inconcebível p'rá criatura, que por ali(no José Arcanjo) se tivesse passeado a classe,determinação,raça e génio, daquela gajada do ... norte!
    Que bacocas figuras enfeitam aquela estação de tv... Fo...da... - se! que-é-demais!
    Grande vitória!Finalmente !grande intervenção do AVB ao intervalo,a mexer (e muito bem!)na equipa, que até mais parecia a (re)encarnação do (grande)ANTÓNIO OLIVEIRA,"mestre" nessa arte de bem substituir a todo o ... banco.
    O apoio do público foi fantástico.Afinal, o povo -FCP, também enche estádios e proporciona espectáculos a condizer,com bom futebol!(Claro,claro, que nos faltam os aimares,javis,salvios,angelitos e nicos - os supra-sumos da barbatana-mas lá vamos, na frente, com ONZE PONTINHOS à maior- pra já.).
    ............. ............. ...........
    O blá-blá-blá do "j'aime la mastique", acaba por nos calhar bem, a preceito e é bom - como aqui já o sugeri - que o AVB ,sabendo-o "iluminado" (e isso, já é coisa que o povo está farto de saber) o deixe (a)poisar e reflicta neste "pensamento"(cujo autor desconheço,li p'ráí,algures) :
    "O maior prazer de uma pessoa inteligente é fazer-se de idiota,diante de um idiota que julga ser inteligente " .
    E com esta me vou,feliz e p'rá deita que nem um ...(arc)anjo.Topa o..."alcance"?!...
    Abraço amigo
    Feliz Domingo
    João Carreira
    EM TEMPO : Se lhe fôr possível,agradeço insira este comentário ,a seguir ao post,onde seguramente falará do Olhanense X FCP,pode ser?...Obrigadinho!

    ResponderEliminar