sexta-feira, fevereiro 18, 2011

CORREIO AZUL (10)

    


     1. QUEM LÊ JORNAIS, SABE MAIS.

              Estranhei a atitude do Estugarda ao entrar ontem no Estádio da Luz sem qualquer sombra de medo ao defrontar o assustador Benfica e o futebol que o seu temível treinador dizia a sua equipa estar a produzir. É que, por mais que esfregasse os olhos para me assegurar do que via, era o lanterna vermelha do campeonato alemão que punha medo ao susto.Tudo, porque na Alemanha, não se devem ler jornais. Os portugueses, pelos menos não chegam lá, e por isso escaparam-lhes, felizmente para eles, as previsões do "imortal" Jesus: -"o Benfica, mete medo". Viu-se.
              Esta arrogância germânica de não dar valor à leitura da imprensa desportiva portuguesa ainda os há-de matar...de susto.

      2. O MELHOR A ACTUAR EM PORTUGAL.

              
             
            Muitas vezes se diz, a propósito das características técnicas de um  jogador, que ele é "o melhor a actuar em Portugal a jogar com os pés", no seu lugar. Ao que julgo, nunca ninguém se lembrou de mencionar um que o fosse, também, com outros membros menos usados como, por exemplo, os braços o que, de todo, é uma lacuna para cujo preenchimento quero contribuir, nomeando CARDOZO, como o que "melhor joga em Portugal com os cotovelos". Impressionante! Insuperável! Não há, no mundo, outro igual!

            

10 comentários:

  1. Ou me engano muito, ou o mastigador implacável ainda vai engasgar com as “bacoradas” que lhe saem do bestunto.
    Frase da semana: paineleiro subsidio dependente que rosna anti-portismo na RTPN:
    - Para mim o Jesus é mais técnico do que o Mourinho.
    Será do cabelo?

    ResponderEliminar
  2. fimoze:

    Se calhar o que o pa(i)neleiro quereria dizer era pénico...

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. E... mais uma vez fomos felizes em Sevilha. Dando continuidade à longa tradição dos pergaminhos internacionais do F. C. Porto.
    É para continuar!
    Abraço.
    http://longara.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Meu caro, eles depois vão jogar lá para fora e acontece-lhes o mesmo que aconteceu ao Davidezinho...os árbitros marcam as faltas e se forem dentro da área é penalty.

    Como sou mauzinho guardo tudo do JJ para memória futura...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Para limpar o lixo que nos chega da Capital do Império Decadente
    Excerto de um artigo e dois comentários retirados do jornal espanhol MARCA.


    ( Como si no fuese suficiente con los fantasmas que recorren estos días Nervión, hoy habrá hasta dragones. Llega a Sevilla el Oporto, club entrañable desde aquel taconazo de Madjer en la final del Prater que cada cierto tiempo pega un puñetazo en Europa. Ahora, dicen, está de vuelta. Superada la depresión post-Mourinho, que dejó un fabuloso legado en el club coronado con el título de Champions que los dragoes conquistaron en Gelsenkirchen (2005), Pinto da Costa comprendió pronto que para que su enorme club recuperase el pulso tenía que ponerlo en manos de un Mourinho bis. El irreverente André Villas-Boas. Con 33 años, y después de sacarse un máster en Chelsea e Inter como ayudante de Mou, Villas-Boas llegó al Oporto hace meses con la directriz de destronar al Benfica. Lo ha arrasado. El Oporto que hoy llega a Sevilla gobierna con mano de hierro su Liga y está tan cómodo que ha decidido ponerse un nuevo reto: la Europa League. )


    ( estoy seguro que Villas Boas terminará dirigiendo al madrid cuando mou ya no esté.... q pedazo de entrenador es este hombre!!!)

    ( Fuera de juego?? Pero que fuera de juego?? .. Y que tal el gol de kanoute???? Te parece legal?? Lo que pasa es que Oporto es un equipo mas experiente y mas adulta. Futbol es esto, Oporto tuve alma y suerte tambien... Sevilla gran rival, pero cuentan las que entran... Y Oporto sabe sufrir e matar, como los grandes equipos que ganan grandes competiciones.)

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. "Os assustados "
    acabaram por pregar um susto ...

    Triste figura a do JJ !

    ResponderEliminar
  7. bota quartilho:

    Oportuna e esclarecedora q.b. esta transcrição do comentário do grande jornal espanhol, que faz justiça ao mérito do Futebol Clube do Porto, que lhe é negada por parte duma comunicação social lisboeta parcial e subjugada a interesses corporativos. É também um avivar de memória para alguns portistas, alguns até com grande credibilidade, que nunca parecem estar satisfeitos e se comprazem em dar tiros nos pés...

    Obrigado e apareça mais...

    ResponderEliminar
  8. Caro Remígio
    ...quase me "apoplexava" ontem à noite! O raio do tablao-sevilhano,no segundo tempo, parecia só ter inclinação no sentido do "nervion"...Porra,Porra, que assim não há Sevikar( passe a publicidade...) que chegue !
    Após a jogatana e em telefonadela rápida pª amigo-dragão de Rio Maior -(SARAVÁ!Caro Carvalho!)-a quem eu pedira, para rezar a Santa da sua devoção (antevendo aquele 2º tempo infernal),(re)lembrei-lhe a necessidade de mandar dizer uma missa - just in case - e já agora, por mor de compromissos ... futuros em que a coisa esteja negra como ontem.Há jogos assim e já mister Óscar Tellechea nos idos de sessenta e tal me confidenciava que "en la cancha,hay mucho dolor Y sangre",eu,míudo junior e (quase) imberbe, que só via felicidade na "arte",fiquei um pouco desolado, triste e sem resposta... Guardei a frase p'ra memória futura que aqui deixo, em louvor do N/FCP, que ontem, em Sevilha , depois do "dolor Y sangre" nos deleitou com uma imensa... alegria!
    Seria eu hipócrita se afirmasse que m'agradou, a exibição do segundo tempo mas ,socorro-me da velha e gasta asserção :"Há-jogos-assim!".
    ..................
    Para quem se "borrava" de medo (mudando o tema) até q'os alemães, não se portaram nada mal e a estação de tratamento da m.... , lá p'rós lados do Colombo, que se esperava debitasse e deglutisse, por metro cúbico, pelo menos, duas toneladas da dita-cuja no período das 18 às 20 Horas,afinal, nem cheiro ... botou !
    À memória me veio, um precioso "Diz-se" que num "falecido" jornal -"O TÍTULO"- nos idos de Agosto de 1992, a propósito de um falhanço de um dos Castros numa maratona rezava assim :
    "DIONISIO CASTRO,UM DOS NOSSOS NA MARATONA ,DESISTIU AO QUE DIZ,POR "GASES".BEBEU E NÃO CONSEGUIU EVACUAR.A BEM DIZER,NEM BUFA NEM MEDALHA.O ATLETA PORTUGUÊS É POUPADINHO ATÉ NO "PUM".BENDITO AFORRO! ".
    (quase) que pelos lados do spórtlisboaebenfica,o mesmo se ia passando:nem traques(golos),quanto mais ...diarreia(goleada)! Bendito aforro ! -corroboro,eu.
    Abraço amigo.Bom fim de semana.
    João Carreira

    ResponderEliminar
  9. Caro João.
    Quem ainda vai sofrer uma apoplexia sou eu mas é com os seus desconcertantes e hilariantes comentários do meu caro amigo! "Escanga-lho-me" todo de riso. Porra, essa do maratonista não ser capaz de desbloquear a rolha é de mais! Veja-se o azar do pobre Castro: se porventura lograsse "desencravar e espoleta" no decorrer da corrida, a "pressão" seria tanta que na meta nem a "fotofinish" o apanharia, tal a velocidade do impulso! E a NASA deixaria de ter preocupações com o combustível para as longas viagens no espaço.
    Sevilha voltou a ser talismã e a sorte sorriu-nos. Com simpatia e muita cordialidade vamos recebê-los no Dragão mas a cortesia não pode ir além de um "Porto de Honra". Amigos, amigos...

    Dou conta, com a maior satisfação, de estar a gozar o caro amigo de uma jovialidade e frescura de pensamento verdadeiramente notáveis!
    Que mantenha essa "frescura" e "limpeza" intelectual são os meus votos para este fim de semana e para muitos outros que se seguirão.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  10. Caro Remígio
    ...que bem me sabem esses (seus) miminhos...Sendo assim e até que m'estrague,cumprirei o faducho e prosarei até que a escrita me doa...Assim eu,em vez do aforro do Dionísio,consiga soltá-la (à prosa,òbviamente...).
    Renovo o desejo de óptimo domingo.
    Abração amigo do
    João Carreira

    ResponderEliminar