segunda-feira, novembro 29, 2010

VAMOS AJUDAR A "INSTITUIÇÃO"!

       


        Nenhum adepto consciente e muito menos os responsáveis e atletas do Futebol Clube do Porto, estão convencidos de que o confortável avanço da equipa relativamente ao seu adversário directo, à 12ª jornada, considere a questão do título de campeão dada por fechada.

         Esse era o cenário que se desejaria ver passar para a opinião geral, mas, principalmente, para dentro do mundo do Dragão.

         Obtida uma onda de euforia e o excesso de confiança no seio do exército que lidera o combate, uma escaramuça menos vitoriosa deste, mesmo que perfeitamente natural e previsível é logo motivo de tentativa de aproveitamento a favor da concorrência, e faz emergir do fundo da cova onde iberna como réptil, em busca de um raio de sol, a "querida instituição", como de L.F. Vieira se delicia em dizer.

          Ontem, em Aveiro, o clube da Dona Vitória encheu-se de alento ao bater, com poucos equívocos e com mérito, um Beira-Mar a quem a sorte, para causar sensação, não ajudou. Ganhou os três pontos e a humilhação que sofreu em Israel, passou à história.

          Com o empate do comandante em Alvalade, a distância entre o 1º, Futebol Clube do Porto, e o 2º, slb, é agora "apenas" de oito pontos (quiçá, nove...).

          Está relançada a luta pelo título! Aleluia!

          Já ouvi e vi, hoje, na TSF e na RTP1, as declarações auto-elogiosas de Jesus, coisa rara aliás na sua boca tão comedida para não cair no vitupério saloio e de Luisão, Saviola e Amorim, em coro a entoar a bem ensaiada canção de que está tudo bem no ninho da águia e o slb está aí, na briga, na luta pela manutenção do título.

          Mas há mais, vejam só; o engenheiro Fernando Santos, recém-promovido a seleccionador da Grécia e o dr. Artur Jorge, que já o foi noutros países e agora "anda por aí", foram chamados à liça e estão "colaborando" ao estilo dos artistas nos desfiles do Carnaval de Ovar, a garantir, sim senhor, que o clube do regime onde já trabalharam vai "chegar lá".

         O que é isto? Então, e o João Gabriel, o Vasconcelos, o Sílvio Cervan, o Malheiro, o Guerra, o "Freteiro", o "Mãozinhas", aBolha, as TVs, o...caraças, não entram? Vá, rapazes, mostrem lá serviço. Quero ver o que vale essa comunicação social, "isenta" e comunitária. Arrisquem, porra!

         "Benfica ao primeiro lugar". Já!



  
         

5 comentários:

  1. Meu caro :

    ..."Está relançada a luta pelo título! Aleluia!"...

    Podes crer que todo o cuidado é pouco
    porque eles , como sempre ,
    vão ter muita gente a ajudar
    (dentro e fora do campo).

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. azul dragão:
    A ideia subjacente ao post é, exactamente, essa.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Caro Remígio
    ...eu diria,se depois,não me chamassem Velho do Restelo ,o que por aqui venho repetindo : após benfica e cinco a zero,houve um relaxamento pernicioso e notório nas ... nossas hostes.Terá Villas- Boas tomates,amarrando a pé-de-galo- a embarcação do N/FCP, revertendo a(s)tentativa(s) para nos apoucarem e entregarem -por súcios meios, a outros - o Título próximo futuro?!...
    Vejam-se os títulos dos jornais de hoje!
    Que dislate(s)!
    Afinal,segundo o sr. fernando guerra de abola,o trabalho do árbitro jorge sousa no SCP X FCP,é assim visto e descrito-reparem no PRIMOR! - :
    "TRABALHO COMPLICADO EM CENÁRIO DE MUITA TURBULÊNCIA.AS MAÇÃS,OS COMPORTAMENTOS,AS ENTRADAS,ENFIM,HOUVE DE TUDO UM POUCO,ATÉ DUAS EXPULSÕES.PODE QUEIXAR-SE O FCPORTO DA POSIÇÃO IRREGULAR DE VALDÉS NO GOLO,MAS O LANCE É DOS QUE MERECEM CONDESCÊNDENCIA,PELO MENOS...".
    Sendo,como é ,este cavalheiro, jornalista encartado há (demasiados,digo eu) muitos anos que quererá ele dizer com: "merecem condescêndencia,pelo menos" ???!!!...Um lance que CONDICIONA TODO UM RESULTADO/FORA DE JOGO/... CONDESCÊNDENCIA ???!!!...
    Que AVB vá coleccionando os recortes dos jornais,os coloque no balneário,faça deles a(s) prelecções adequadas e motive a malta,já para Viena (palco da NOSSA PRIMEIRA VALSA,onde honrar JUARY/ MADJER /FUTRE & CIA,SERÁ OBRIGATÓRIO !).
    O seu post,caro Remígio,é um precioso alerta: que frutifique por outros blogs portistas e PRINCIPALMENTE (será presunção minha,certamente) ecoe no balneário do N/clube...
    Abraço amigo,uma boa noite.
    João Carreira
    Em tempo :
    Fiquei feliz pelo desfecho do
    BARÇA -5 X RMADRID -0 !
    Que maravilha de artistas há pela Catalunha!

    ResponderEliminar
  4. Caro João:

    É possível que o abrandamento do ritmo que a nossa equipa vem a demonstrar desde o jogo contra o slb, se deva a uma diminuição na motivação extra que aquele jogo continha. Como, nesse capítulo, só Villas Boas terá a explicação, no meu entender factores de outra ordem, como p.ex. a interrupção do campeonato para o jogo da selecção e para a participação na Taça de Portugal, lesões de Fernando, Álvaro e Varela, podem ter contribuído para um desgaste com consequências nefastas.

    Ao que sei, é uma prática seguida por alguns treinadores de colarem no balneário os recortes dos jornais com carga negativa, para provocar uma reacção acrescida da equipa e, em certos casos, de determinados jogadores. Acredito que os resultados podem ser positivos.

    A apreciação do Guerra é chapa habitual dos que não estão interessados em assumir um critério isento de avaliação e, quando não têm argumentos
    contra a evidência dos factos, falam deles sem dizer coisa nenhuma. Então, há lances que merecem condescendência? Haverá, para certos jogadores, clubes, árbitros. O que nunca poderá existir é para jornalistas que só absolvem os pecados das alminhas que querem mandar para o céu, como este senhor.

    Para mim, Viena, é a Meca da minha fé portista. Lá, em 27.05.1987, eu vi o Alá do futebol encarnado num jogador fabuloso: Rabat Madjer.
    Amanhã, o Estádio não é o mesmo. Mas a memória, essa, permanece lá.

    Fabuloso Barcelona! OITO jogadores formados na Catalunha! Trucidaram, como uma galga a moer azeitonas, reduzindo-a a uma papa, uma grande equipa orientada pelo maior treinador do Mundo!

    Mourinho, ainda que, ao que me parece pela primeira vez, aceitou a derrota amarguíssima com dignidade.

    Guardiola, esteve na conferência, ao nível de exibição da equipa que comanda.

    Que ombre, snõres!

    ResponderEliminar
  5. Cautela e caldos de galinha, olho aberto, concentração, atitude e espírito de Dragão, que isto está longe do fim e o perigo espreita em cada Sousa, Paixão, Olegário, Duarte e Companhia.

    Um abraço

    ResponderEliminar