terça-feira, novembro 02, 2010

SE O PROFESSOR SOUBESSE CANTAR...

Jesualdo Ferreira demitido do Málaga
JESUALDO FERREIRA, não sabe cantar...

              Emigrar, mesmo que para Espanha aqui ao lado, aos 64 anos, foi uma aposta de risco que o professor Jesualdo Ferreira, tri-campeão nacional pelo Futebol Clube do Porto, não venceu. 

        Lá como cá, não há apostas a prazo, os resultados são para ontem e, se as vitórias não acontecem são os treinadores, mesmo com currículo do bragantino J. Ferreira, a dar a cabeça ao cepo.

             Confesso que esperava, e desejava, ver reconhecidas no estrangeiro as excelentes qualidades do "velho" professor. Desconheço as condições de trabalho e o valor do plantel dos malaguenhos que possam ter condicionado a possibilidade de êxito do treinador português e que determinaram a resolução do contrato de três anos. 
               
                Estando seguro de que não foi por incompetência técnica ou inexperiência que contribuíram para o desastre da equipa de Málaga, não encontro melhor motivo para o insucesso do que a sua fatal tendência para alimentar o mito de que é um treinador "pé frio"...

...E, PARA CONTRARIAR ESSE INJUSTO OPRÓBRIO, AQUI DEIXO A MINHA CONTRIBUIÇÃO, COM TODO O RESPEITO, NO DIZER DO PORTAS.






4 comentários:

  1. Como sabemos por experiência própria, os processos de Jesualdo são normalmente lentos, demoram, é preciso ter calma e o Xeique deve ter pensado que tinha equipa para ser campeão, quando só pode desejar ficar na 1ª Liga e vai ser a muito custo. Se já foi assim na época passada, se os reforços são fraquitos, pensava o dono do Málaga que seria Jesualdo a fazer milagres? Nem vai fazer Pellegrini, a não ser que o árabe abra os cordões à bolsa...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Caro Remígio
    ...pois é ...malagueña-salerosa... é um excelente tributo ao JF !
    Não sendo eu ... bruxo,tão pouco adivinho,sempre m'interroguei o que iria o Prof., fazer para Málaga!Acredito que o "projecto" fosse aliciante mas ... como tocar castañolas,com aquele plantel?!...O abdulla-ben-nasser-al thani,habituado à(s) gasolina(s) de 98 octanas,que concertezamente,acaricia(m) a muita cavalagem dos seus Rolls,começou a ver que,afinal,tinha a coisa, a andar, à velocidade dos animais das bossas...Rumo e destino natural: a porta dos fundos para JF.Lamentável,porque este,bem merecia (e poderia,qto a mim) ter-se deixado destes futebóis das ... arábias e SAIR de cena, noutra posição (mesmo que não tão dourada a nível de $$$$$$$$$$$$$$$$$$$).Digamos,que sim,que é o futebol...
    .............................................
    O Lyon,afinal,quase empatava o jogo!...Nas crónicas reza, porém,a grande magia de CMartins,a goleada que "esteve" nos quatro-a-zero, e vamos dar de barato que, afinal, o árbitro desta vez, alongou o jogo por mais 15 minutos...Contráriamente a
    Calabote - que tinha" o relógio "certo" pelo da Sé de Évora"- Mr. Craig Alexander Thomson,acertou o seu cronómetro, pela Paisley Town Hall...inexorávelmente adiantado 15 minutos pré-goleada! Sortes!...
    ..............................................
    Ah! Parece que o robertão deu hoje outra abébia-tamanho da ...catedral de betão...
    ................................................
    O "Nortada" de MST,hoje, no pasquim da queimada, vale bem mais que os tais 80 / 100 da ordem.Vou mandar ao serpa,pelo menos, um chequito do triplo,por mor do novo orçamento d'estado e da crise (não quero que o jornal entre em layoff).
    ..............................................
    Abraço amigo
    João Carreira

    ResponderEliminar
  3. Caro João:
    Li, bem cedo, o seu comentário mas sem muito tempo para dele falar nesse momento. Agora que já terminaram os transtornos a que anteriormente aludi vamos lá a isso.

    Não escondo que torcia pelo sucesso do "nosso" JF, não ignorando que não teria vida fácil. Mas o professor é, provavelmente, um homem com perfil para trabalhar para o futuro e, como bem sugere, o tempo actual não favorece a espera de lucros que hão-de aparecer e está habituado a obter tudo feito, na prateleira do super-mercado. Talvez tenha sido demasiado ambicioso na estimativa das suas capacidades, ele que já está à beira da idade da reforma.

    Não sou capaz de dizer que sou imaculadamente isento nas análises que faço quando se trata do slb. Mas, ou eu sou intrinsecamente incapaz de separar o trigo do joio ou, então, ontem à noite vi um filme muito diferente do que outros falam hoje.
    Tendo chegado à transmissão a partir do primeiro golo, dei conta de que o benfica jogava sozinho contra onze estátuas, consentindo três golos que nem nos distritais de vêem. Uma defesa sem saber o que fazer, um guarda-redes medíocre, um treinador que parece petrificado e só faz alterações quando já está a perder por 4-0. Pergunto a mim próprio, que nada percebo de futebol, com é que este Lyon, que me havia impressionado individual e colectivamente há quinze dias, evidenciasse tão gritante falta de classe!
    Carlos Martins, está longe de ser um "grande" jogador. Ontem, andou a vaguear num meio campo com as camisolas negras longe dele 10 metros. Os seus pontapés para a área adversária encontravam sempre jogadores sem oposição e, nos três primeiros lances desta espécie, lograram três golos. Coentrão está de facto em excelente momento de forma e até o David pôde brilhar. O Roberto, esse, sim mais uma vez mostrou o que vale.

    Quero dizer na minha, que se deitaram e vão continuar a subir ao ar, demasiadas girândolas de foguetes para tão modesta romaria, o que não é inédito nem surpreendente. O que verdadeiramente me deixa cismático é a inoportuna diarreia do mágico Aimar. Terá havido acidental troca de comprimidos? Já não seria a primeira vez...

    Um forte abraço.

    ResponderEliminar
  4. Caro João:
    Ao pretender colocar este comentário o computador recusou-o por excesso. Para não perder o texto e como não tinha nada no Dragão, Sempre! resolvi postá-lo no blogue, com algumas alterações. Verifiquei que, afinal, ele havia sido inserido pelo que me pareceu necessário dar-lhe conhecimento deste facto, para que não estranhe o meu procedimento.
    Um abraço e boa noite.
    Remígio.

    ResponderEliminar