domingo, novembro 28, 2010

CLÁSSICO À PORTUGUESA.

           Ontem, em Lisboa, Estádio de Alvalade:
Reuters

            Sporting, 1 - Futebol Clube do Porto, 1
             (Valdès)                (Falcao)

            O empate alcançado pelos Dragões nesta difícil deslocação a Alvalade é um resultado positivo para os objectivos do FC Porto e vai de encontro ao que previa viesse a ser o resultado desta partida.


            Depois de terminado o jogo até ao momento, as únicas opiniões que ouvi sobre a forma como ele decorreu, foram as declarações dos técnicos e de alguns jogadores de ambas as formações. Por isso, a opinião que tenho sobre este dito "clássico" do futebol português não vai inquinada por apreciações de comentadores profissionais ou de bloguers que normalmente sigo e aprecio. E, se não postei imediatamente após o final da partida foi porque, em boa verdade, o que antes vira me decepcionou e pouco teria a dizer, para além do que de mau me foi dado ver.

            Por isso, a minha opinião é de que as duas equipas em confronto (pois da"outra" tratarei dela mais tarde), estiveram muito longe de produzir um espectáculo emocionante, de interpretar um futebol leal e limpo, sem truques e faltas antidesportivas, de uma entrega exclusiva à arte de bem jogar futebol. Houve excessiva emoção, agressividade a roçar a violência e incompreensível carácter decisivo da partida, com se dela dependesse a vida de qualquer uma das equipas em confronto.

            O Sporting foi exactamente aquilo que tem sido até agora o seu comportamento. Apenas terão os seus jogadores corrido ainda mais do que lhes é habitual. Tacticamente, Paulo Sérgio, fez o que qualquer outro treinador teria feito: tentar anular o jogo lateral do FC Porto e as suas armas mais fortes. E, o que me pareceu claro, "arrumar" o quanto mais cedo possível, João Moutinho.

             O Futebol Clube do Porto entrou no jogo a tentar controlar a partida, diluindo assim a velocidade com que o Sporting procura jogar, sem o conseguir. E via-se, pela forma como os leões defendiam e obtinham espaços quando faziam as transições, que poderiam chegar ao golo o que veia a acontecer. Num lance ferido de ilegalidade mas que poderia surgir num outro lance qualquer.

             Na segunda parte e enquanto esteve com onze, os Dragão foi largamente superior aos leões chegando ao golo do empate e toda a gente, a partir daí, ficou convencida que outros se seguiriam. Não viria a ser assim, por força de uma falta "cavada" pelo internacional fast-food português Liedson que "comeu" Maicon (como já havia feito Valdès no golo que marcou) e beneficiou da anuência do um árbitro a quem falta a melhor qualidade para ser um excelente juiz: CORAGEM.

            O regresso de João Moutinho a Alvalade foi explorado até à náusea. Eu não sei o que é a comunicação social desportiva fora de Portugal e se lá fora se faz manipulação de massas e se criam factos a partir de coisa nenhuma. Foi deprimente, indigente e, felizmente, que inócua a campanha levada a cabo para condicionar, intimidar e aniquilar um profissional honesto, tentando acirrar e estimular o ódio das multidões para poderem, hipocritamente, mais tarde acusá-los de praticarem actos para os quais, ela própria, mais contribuiu.


        

5 comentários:

  1. Jogo fraquinho, o de ontem. Valeu o golo de Falcao, e se não fosse a expulsão o jogo poderia ter um rumo diferente.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Meu caro :

    ..."O regresso de João Moutinho a Alvalade foi explorado até à náusea"...

    Dou-te razão !



    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Jogo do FC Porto com duas faces. A primeira correspondeu a um FC Porto expectante, dando a iniciativa ao adversário. Pouca agressividade, nenhuma dinâmica, pouca velocidade, incapacidade de progredir no terreno, que durou praticamente toda a primeira metade do encontro, onde Falcao podia ter sido o primeiro a marcar, logo aos 9'.

    A segunda, com uma nova atitude, a de campeão, que empurrou o Sporting para a sua área. Criou oportunidades de golo e marcou mesmo.

    Depois da expulsão de Maicon, AVB teve de fazer ajustes à equipa e ao objectivo. Defender foi a palavra de ordem.

    Resultado possível face a uma arbitragem inclinada!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Caro Remígio
    O meu amigo está um mestre na "escalpelização" do jogo,pròpriamente dito e nos aspectos tácticos do mesmo, e por isso, não vou "competir" consigo, na nobre arte em que já alguém disse ser o ... master- of- the- game...
    O que para mim resultou clarinho como água, foi a ausência do N/FCP no primeiro tempo do jogo-em que me lembrei(muito) do JF (do último ano)- e do- que dizem- que- disse, o Belluschi,sobre a falta de motivação,por mor dos dez pontos d'avanço...Daí,infiro eu, que por isso, a sua,dele-Belluschi- exibição, tivesse sido tão má.Alguém,lhe sacuda os tomates,e lhe lembre que (ainda) nada se ganhou e tudo se pode ... perder se a atitude demonstrada fôr a que ele providenciou dentro de "la cancha".
    Melhorámos muito no segundo tempo, até à expulsão de Maicon. Injusta a expulsão?!...Pois foi, Liedson é um barra a provocar situações deste género.Arte a dele (liedson ),manifesta falta de jeito p'rá mesma (arte) a de maicon. Tinha manifestado aqui e assumido em relação a este, um benefício de dúvida,quanto a ele poder ser um bom central...Definitivamente - NÃO ! Meu querido & saudosíssimo...Bruninho -de- são- pettesburgo!( e ainda havia -qdo Otamendi chegou - quem "quisesse" fazer a nova dupla de centrais : MAICON & OTAMENDI ! Porra! Foge-qu´és- coxo!). O Rolando é o esteio daquela defesa e, ou vamos ao mercado em Janeiro, buscar um piqué ou teremos (mais)dissabores maiconescos...Saber eu, que por este barlavento algarvio, anda a capinar um pinto de porte bem real e nós à rasca e de credo na boca!...
    Continuando,devo dizer que, a assunção de uma nova atitude no segundo tempo,o alcançar do empate,o funcionamento do rolo compressor do n/futebol,levou-me a acreditar que iriamos ganhar o jogo. Maicon -não vamos desculpá-lo- "enterra" o porto e entrega o empate ao sporting...
    Claro que não foi como o sr. paulo sérgio disse : "só deu sporting!". O jogo que ele viu,foi outro e nós sabemos que ele sabe, que outro galo cantaria se ... Jorge Sousa-benfiquista também de... Paredes - mas que uma certa comunicação social diz e conota com os super-dragões, não resolvesse também (continuar) a ENTRAR no jogo,com decisões tendenciosas e unilaterais em nítido prejuízo do FCP ! Falta-lhe :" coragem",diz o meu caro Remígio, para ser um bom árbitro ... eu diria que lhe falta de tudo,até estatura! e lhe sobra nos olhos grados, mas infelizmente míopes e vesgos.Sentido de justiça e equidade (também) não foram com ele...Muitos cartões,sim, mas retenho aquela agressão do maniche ao JM,que me parece,ter ficado impune...
    Quanto às maçãs ... falta-me moral para criticar, e não posso esquecer as bolas de golfe...São coisas parelhas e sinais (dos infelizes) tempos...
    ...............................................
    Chama-me a mulher p'rá ...janta.Fico-me por aqui. Talvez volte mais tarde.
    Abraço amigo
    João Carreira
    N.B. Será que o beira -mar,é capaz ?!...logo mais,em Aveiro?...

    ResponderEliminar
  5. Caro João:
    Eu, sou apenas um dos milhões de treinadores de futebol que existem em Portugal. Como desde há muitos anos sigo, talvez com excessivo interesse, este desporto, sempre dará para mandar os meus "bitaites", mau seria que nada tivesse aprendido.

    No clássico de sábado o FCPorto, como bem ressalta, esteve mal. O Sporting cedo se apercebeu que o FC Porto pretendia controlar o jogo em ritmo brando e pôs logo em prática aquilo que vem fazendo bem: jogar em velocidade quando de posse da bola e controlar o jogo das alas onde o FCP tem vindo a revelar-se muito forte. Neste período foi feliz, quando Falcao não conseguiu bater Patrício aos 9 m, porque, se houvesse golo, o Porto estaria mais à vontade para controlar.
    Não dou grande importância às declarações de Belluschi, assim, descontextualizadas. Não é crível que ele quisesse dizer aquilo que muitos lêem. Não acho que ele seja tão estúpido a ponto de dizer tão grande disparate.

    Maicon, concordo e disse-o no post, teve dois lances desastrosos. Mas continuo a pensar que tem tudo para vir a ser um grande central. Se tivesse que o avaliar pelo jogo de sábado, então Fernando estava agora com as guias de marcha...

    Olhe, amigo, não estranhe, mas do Paulo Sérgio até tenho excelente impressão. Só lhe vejo qualidades e, vou arriscar, vai ter sucesso no Sporting e na carreira.

    Quanto a Moutinho, o que me pareceu absurdo e inqualificável, foi a constante invocação mediática da sua ida a Alvalade com outra camisola e ao quase apelo dirigido às claques para actos retaliatórios ilegais. Sempre que acedia a jornais, noticiários reportagens, lá estava a pergunta sobre o que se achava que ia acontecer ao João. O que se pretendia com isso?
    No jogo é óbvio que, a rudeza excessiva a que foi sujeito não pretendia "arrumá-lo" mas neutralizar a sua importante acção na equipa do Porto.
    Todo o indivíduo que entra num estádio com outros objectivos que não o de gozar o jogo, não gosta de futebol. Deve-se-lhes negar o acesso, simplesmente.

    Então tinha esperanças para Aveiro? Ah, percebo, não sabia que era o Bruno.
    Veja: O Benfica, em Telavive, marcou 21 (!!) cantos. Se o LUxemburguês fosse Paixão, acha que "levava" 3 secos?

    Mas tem boa companhia: no Funchal e em Braga também estiveram "grandes artistas"...

    Forte abraço.

    ResponderEliminar