sábado, novembro 20, 2010

FUNES MORI versus LOUIS DE FUNÈ com SÓCRATES PELO MEIO.

 

LOUIS DE FUNÈS.

Photo: LOUIS DE Funes


           FUNES MORI, ao que sei, não tem nada a ver com Louis de Funès, o cómico actor francês dos filmes a preto-e-branco dos anos cinquenta, que interpretava papéis de comédia com tal arte e graça que me converteram ao grupo dos seus mais fervorosos fãs. Também, o que verdadeiramente os distingue é que Funes Mori é argentino, tem apenas 19 anos, é futebolista, ao que se diz muito talentoso, e sonha jogar no...Benfica, a única virtude que não o diferencia de outros milhões de imberbes prodígios que, desde os esquimós do Alasca aos habitantes da Patagónia, aspiram um dia vir a ser acolhidos no ninho amplo do clube da Dona Vitória.

            Daniel Passarela, o presidente do River Plate onde o rebento cresce, insuspeita e convincentemente, jura: "com 19 anos, joga com a direita e com a esquerda (tal e qual Sócrates, desde que é primeiro-ministro, olha a novidade!...), cabeceia muito bem e sabe fintar o adversário e tabelar". (Como vêem, também aqui as semelhanças são gritantemente comuns aos dois "craques", o argentino e o português). "Quando começaram, o Crespo (Man. City) e Iguarín (R. Madrid), não tinham todas estas virtudes". (no que respeita ao "engenheiro" de Castelo Branco, neste item o albicastrense ganha com larga margem a todos eles...).

            E o "O JOGO", onde fui colher estes dados (a respeito de Mori, é óbvio), relata outras das muitas virtudes do fenómeno que espera dar-se, melhor vender-se à luz (na Luz) da ribalta europeia do mundo da bola, para dizer mais: "É forte fisicamente, 1,85 (e não deve parar por aqui, julgo eu). É veloz e tem mobilidade. Não pára. (quem gosta de fazer jogging, quem é?) . É tecnicamente muito evoluído. (hum, não exageremos) É destro, mas joga com os dois (ora, ora, tal qual o Zé) . É humilde (porra, não se pode ter tudo...), inconformado (?) e ouve (!?) bem".

   
        Uma prenda destas não aparece a toda a hora. É por isso que lamento que Filipe Vieira tenha dito, em comunicado, que não há nada para Jesus, neste Natal; como não rende, não recebe. E cuide-se... Não sei se ele, empresário avisado e atento ao mercado, estará a pensar em deslocalizar a SAD slb e reprova o investimento tão suculento como o tenro bife da costela dos bois (boys é outra conversa...) do país do jovem debutante Funes Mori.

           Desisto, assim, de esperar assistir, ainda no decorrer desta época, ao espectáculo "laferiano" por que ansiava ver do ingresso na mais velha instituição do regime em Portugal, do precoce fenómeno do país das pampas. Em alternativa, vou à cinemateca e, na secção das comédias, escolherei sem hesitar, no manancial das ofertas que tenho à disposição, uma boa comédia do hilariante Louis de Funès.

           Vou fartar-me de rir.
                                                
                                                             
         

3 comentários:

  1. Sr. Anónimo:

    Só vai entrar aqui, doravante, depois de tomar banho de sabão rosa e língua escovada.

    Remígio Costa.

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente voltamos ao tempo da PIDE...

    ResponderEliminar
  3. Sr. anónimo 20 de Novembro de 2010 19:15:

    Que se saiba, a PIDE, era uma polícia política não de costumes...

    Remígio Costa.

    ResponderEliminar