sexta-feira, novembro 12, 2010

FIDALGUIA E NOBREZA DE ANDRÉ VILLAS-BOAS.

Villas-Boas considera críticas a Jesus “injustas”

(CM online, hoje). Sublinhados são meus.

        
No final do jogo do Porto-Benfica, André Villas-Boas, 
foi rápido a cumprimentar Jesus.


         O treinador do FC Porto, André Villas-Boas, classificou hoje como "uma injustiça de todo o tamanho" as críticas e a recente contestação ao treinador do rival Benfica, Jorge Jesus.
"É ter memória curta em relação a um homem que na época passada representava a mística e a força benfiquista e cuja equipa jogava um futebol de sonho, de qualidade e ataque", sublinhou André Villas-Boas.  
        O treinador insurgiu-se ainda com "curiosidade e suspeição" à revelação de que o objectivo do Benfica, num aparente "baixar de braços" após a goleada sofrida no Dragão (5-0), passava agora pelo segundo lugar.  
        André Villas-Boas desconfia desta tomada de posição de vários responsáveis do Benfica, que, na sua óptica, considera errada, dada a grandeza do clube, e entende que o gesto é atirar areia para os olhos das pessoas.  
       "Isso é menosprezar quem trabalha todos os dias", defendeu Villas-Boas, considerando que quem defende esta posição pretende "enganar as pessoas, mas não engana ninguém. As pessoas do futebol não andam a dormir". 
       André Villas-Boas considera que "tentar deitar abaixo Jorge Jesus por vias travessas não é genuíno" e que o treinador do Benfica "não merece as críticas agressivas e de choque que lhe têm sido feitas".  
        Ainda "com a mão" nos 5-0 ao Benfica, e questionado sobre o clima de euforia no plantel, Villas-Boas ironizou com a forma como foram desenvolvidas as análises ao jogo de domingo no Dragão, da 10.ª jornada da Liga.  
         "A onda não chega a ser criada pelo simples facto de o FC Porto apenas ter ganho por demérito do adversário", adiantou o treinador, considerando uma "insanidade de disparates que não fazem sentido nenhum".  
         Para Villas-Boas, houve uma "clara tentativa de pôr demérito no que o FC Porto alcançou", culpabilizando o Benfica, e recorda que "ganhar 5-0  a um campeão nacional em título não é um resultado normal".  
"       Este resultado devia ter o mesmo tipo de preponderância e destaque  que o 6-2 do Barcelona ao Real Madrid", defendeu o treinador, recordando que o FC Porto ganhou ao super-Benfica da pré-temporada e da Supertaça. Uma equipa forte, que na mesma semana tinha estado a ganhar 4-0 ao Lyon". 

6 comentários:

  1. Caro Remígio :
    Não sei se AVB não terá exagerado quando diz
    ( e transcrevo ):

    "É ter memória curta em relação a um homem que na época passada representava a mística e a força benfiquista e cuja equipa jogava um futebol de sonho, de qualidade e ataque".

    Nem oito... nem oitenta !

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Mais que fidalguia e nobreza, André Villas-Boas demonstra maturidade, capacidade de análise, critica demolidora e olhos bem abertos.

    Tito-lhe o meu chapéu!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Caro Remígio
    Percebo muito bem as declarações do AVB em relação ao Jesus.Também penso que se tentou-a imprensa em geral- valorizar mais a táctica do SR.(da)/TÁCTICA,do que os méritos do FCP na abordagem do jogo.Esqueceram-se até que o FCP tinha tido DOIS DIAS a menos de descanso.Pª rui-(rilhantina-man )santos,Jesus só não conseguiu atravessar o RioJordão e sair de lá sequinho,porque adulterou a equipa,ferindo-a de morte,ao trocar os peões ; deixar os reis (saviola) de fora e,"en la cancha"(des)posicionar o david e o coentrão e na tentativa de salvação o... sálvio -
    (REFORÇO de última(e proclamadíssima ) hora,e que o N/FCP,tão judiciosamente "largara da mão"...disseram os pasquins que tínhamos perdido a ...corrida.Ah!Faneca!Abençoada derrota!).Dizia eu que "brilhantina-man" perorava e "descascava" o pobre do Jesus (qto. aos apóstolos e costumes,dizia nada )e as virtudes dos gajos de azul e branco,eram nulas ou justificadas pela velha e relha teoria dos "beneficios que o FCP colhe,em situações de ...guerrilha e crispação, a "união" que isso gera no clube que:"sabe-como-ninguém-lidar-com-essas-situações" e etc etc etc... como é norma,com aquele cavalheiro patusco & pequenino...Deixemo-los (a)poisar! e o mesmo,presunçosamente,aconselho a AVB... Fica-lhe bem e cai (ainda) melhor a "defesa" do colega Jesus,mas não exagere,que os gajos à primeira,vão-lhe às canelas que nem ..."tarzões",e nem precisa de,para isso,se pôr a jeito.
    .................................
    Estimo,como despedida,que O n/AVB já esteja a preparar as tropas para o jogo de Domingo...Atenção! muita atenção ao clube da(ex)Vila Nova de Portimão (lembro-me que quando militou na Liga,nos complicava muito a vida nas... Antas !).Temos que manter a atitude como se fossemos jogar contra os lampiões.
    BFDS
    Abraço amigo do
    João Carreira

    ResponderEliminar
  4. Azul Dragão:

    Não tenho quaisquer dúvidas de que não lhe escapou a subtil ferroada dada por Villas Boas nos oportunistas cataventos que se comportam como os necrófagos abutres quando pressentem a morte próxima de alguém...

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. dragaopentacampeao:

    Na fidalguia e nobreza do nosso André, cabem todas as qualidades de uma pessoa com berço, como é o caso dele, aos quais, pela seu trabalho e competência foi somando outras que hoje, para nosso gáudio as coloca ao serviço do FC Porto.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Caro João:

    O pensamento forte que André Villas Boas verte na notável entrevista a que alude é, sem dúvida, o que aponta: denunciar e verberar a dualidade de tratamento da imprensa escrita ou falada que, não sendo capazes de superar o incómodo que lhes causa reconhecer o sucesso do FCPorto, intentam diminuí-los fazendo crer que resultam, não da sua superioridade, como ficou amplamente demonstrada no jogo do Dragão, mas de um fortuito conjunto de acidentais opções mal sucedidas.

    Essa falácia do acirramento que assalta as hostes nortenhas e os motiva para ganhar batalhas que, de outro modo, não obteriam é uma dedução idiota quando atribuída como característica exclusiva dos nortenho e exclusiva da nossa equipa. É mais uma insustentável teoria que revela, no fundo, um complexo de superioridade da capital em relação ao País e afirma os mesmos argumentos que invocam para não reconhecer que podemos superá-los. Para além disso, veja-se a quantidade de jogadores estrangeiros que temos no plantel.

    Não estejam os adeptos do FCPorto à espera de que o jogo contra o Portimonense é para cumprir calendário. Cada jogo tem a sua história e, não raras vezes, aquilo que se afigura fácil pode transformar-se num grande bico de obra. É bom que os que forem ao Dragão não esqueçam que, um bom Portimonense, é muito mais perigoso do que um mau Benfica e, se isso vier a verificar-se no Domingo, que ninguém perca a serenidade e transmita intranquilidade para o relvado. Dez pontos, pode ser um avanço até ao Cabo da Boa Esperança mas para chegar à Índia há muitas batalhas a travar.

    Um abraço.

    ResponderEliminar