sexta-feira, novembro 25, 2011

UMA RECAÍDA AGORA SERIA FATAL.

            

 
          O Futebol Clube do Porto não podia trazer da Ucrânia outro resultado senão uma vitória. As circunstâncias em que partiu para Donetsk não permitiam qualquer cenário de derrota e apenas um triunfo conseguiria diluir o panorama sombrio que pairava sobre a equipa, o seu treinador e, quiçá do próprio presidente Pinto da Costa.

         O silêncio que rodeou a partida da comitiva para a Ucrânia era sintomático quanto ao estado espírito dos jogadores e responsáveis, que sentiam a pressão da comunicação social hostil e ávida de despojos, e, muito mais elevada ainda, a dos próprios sócios e adeptos.

         O Futebol Clube do Porto não conseguiu uma exibição arrasadora, daquelas que não deixam qualquer hipótese à crítica mal intencionada e capturada aos interesses a quem se venderam. Foi feliz, sem necessidade de se envergonhar dessa felicidade porque lutou muito, sentiu a responsabilidade do momento e a imperiosidade de vencer e foi justamente recompensada com um triunfo que mereceu.

         É necessário, porém, não esquecer que nem tudo acabou com o triunfo que coloca os campeões nacionais, de novo, na rota certo da Champions. E, uma recaída (leia-se insucesso) no próximo jogo para o campeonato no Dragão, contra a excelente equipa do Sporting de Braga, poderá ter como consequência nefasta uma recaída de consequências fatais.

         Estou convicto de que o estado actual psicológico dos jogadores do FC Porto, de que estaria afectada toda a equipa e se agravou com a "noite negra" de Coimbra, é actualmente bem diferente.Outrossim, a massa adepta (apesar de não totalmente confiante), arrefeceu algo na sua animosidade contra os jogadores e técnico e não regateará apoio à equipa no Estádio Mais Belo da Europa, no próximo domingo. E não deveria ser de outra forma.


         Tal como todo o staff portista carregou até Donetsk o fardo pesado de ter obrigação de vencer uma equipa que, também ela, alimentava aspirações na prova, cabe agora aos adeptos comportarem-se como verdadeiros trunfos exteriores para levar de vencida este difícil obstáculo. É preciso reconhecer sem hesitações ou reticências que o nosso adversário seguinte é uma das melhores equipas do nosso campeonato, e, se aliar ao bom futebol que produz uma noite de estar de bem com a sorte, a tarefa que temos pela frente é de respeito.


         O Braga é um bom conjunto recheado de jogadores de categoria em grande forma actual: Alain, é provavelmente o que se encontra em pique mais apurado, mas, Hugo Viana nunca o vi em melhor condição como agora, E Mossoró sempre me impressionou por ser uma cópia de Deco (que maravilha o "nosso" mágico gostar tanto do clube e da cidade onde foi tão feliz); Helder Barbosa atravessa um momento muito bom e terá motivação acrescida por vir actuar no cenário de sonho que bem conhece. Mas quem é verdadeiramente uma ameaça é, sem dúvida Lima: inspirado, se tiver uma folga, faz parar o sangue de qualquer mortal. É uma ameaça verdadeira. Tivesse tido uma noite feliz e o Sporting teria regressado das nuvens à terra sem razões para se lamentar.


          Não o fiz na quinta-feira passada e não o farei agora. Mantenho a confiança em Vítor Pereira, na equipa técnica e nos jogadores, já que no Presidente foi, é e será, incondicional até ao fim.


          Que querem? Sou assim, sou Porto e já não vou (nem quereria) mudar.





        

5 comentários:

  1. Completamente de acordo. Mas acredito que não vai acontecer.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. É isso mesmo.
    Agora o importante, como diz o amigo Remígio, é que não haja recaída, ou seja é necessário que se mantenha a linha vitoriosa, para não voltarmos também atrás.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. o porto e uma grande equioa mas coitadinhos este ano e uma vergonha

    ResponderEliminar
  4. Caro Remígio
    ...após o que se viu na enjaulada -luz,(congratulemo-nos pelo pioneirismo da coisa da "última geração"!) lá teremos que ganhar ao Braga,amanhã .
    Nesse sentido,deixo aqui-no DRAGÃO SEMPRE - a minha mensagem de apoio ao N/FCPORTO...
    A mourama e o sr. reformado do banco,que escreve e asneia na "abola"(p.t.p.) já dão o título por entregue...nem vale a pena jogar mais...Solicita-se a HULK & Cia., para mandarem tais palpites p'rá sarjeta merecida.
    Bom domingo
    Abraço amigo do
    João Carreira

    ResponderEliminar
  5. Meu caro :

    Recaída ? Espero bem que não !


    Abraço

    ResponderEliminar