quarta-feira, novembro 23, 2011

DE NOVO BESTIAIS!



         

   Liga dos Campeões

             Em Donetsk, Ucrância - 23.11.2011

                       Shakthar Donetsk, 0 - FUTEBOL CLUBE DO PORTO, 2

                                                                     (Hulk, aos 78' e p. baliza, aos 89')

             A vitória nesta noite gélida na longínqua Donetsk, na Ucrânia, restituiu ao Futebol Clube do Porto o direito de lutar pela passagem à fase seguinte desta importante competição europeia, e poderá ter posto termo à crescente onda de inquietação que se vinha instalando no seio dos seus adeptos que têm, ao fim de uma série de resultados negativos, novas razões para sorrir.


             Os Dragões superaram com mérito esta dificílima prova num momento crucial, não apenas pela vitória alcançada frente a um adversário sempre perigoso, mas, sobretudo, por poder contribuir para uma superação do estado de confiança que parecia afectado.

             O FC Porto não entrou muito bem na partida e os primeiros 20' estiveram longe de ser vistos com tranquilidade, dando a ideia de que estávamos longe de obter o objectivo que nos convinha, a vitória. O fantasma das exibições decepcionantes pairou em quase toda a primeira parte, mostrando a defesa a mesma intranquilidade e desacerto e nos passes e transições e demasiada premiabilidade valendo,  então, a falta de eficácia dos jogadores ucranianos, embora Hulk, aqui e além, mas só e desamparado, obrigasse à vigilância privilegiada dos seus raids alguns concluídos, um deles, aos 4' quase resultando em golo.


             Na segunda parte o jogo foi mais interessante e o Futebol Clube do Porto subiu, claramente, de rendimento. Mais solto, com mais iniciativa e mais assertivo, foi aos poucos tomando conta da partida a ponto de a ter terminado em plano correspondente ao seu prestígio. Aos 72' ocorreu aquele que terá sido o momento do jogo, quando Helton desviou para o poste, com a ponta da luva, uma bola de golo feito. Vítor Pereira, finalmente, apesar do frio do estádio, tinha, afinal, os pés bem quentes, pois, já no primeiro tempo a trave rechaçou um remate do jogador da equipa da casa.

             O prémio para a equipa que o vinha merecendo veio aos 78' quando Moutinho "sacou" um dos seus passes de compêndio e serviu HULK, a desmarcar-se na perfeição para o receber, e, apertado, chutou com o pé direito e fez o 0-1, numa altura em que já estava em campo Cristian Rodriguez, substituindo Djalma. 


              O Porto era, então senhor do jogo, e só uma jogada individual de um dos excelentes brasileiros ao serviço do Shakthar, poderia alterar o resultado em nosso prejuízo. Entretanto, aos 80', saía James Rodriguez para dar lugar a Varela e aos 87' foi Défour a ceder a posição a Souza. Com a sentença proferida, a vítima já nem estrebuchava e um defesa ucraniano ajudou à alegria da vitória portista, marcando o segundo para o 0-2 final.


              Já ficou mais ou menos implícito que a vitória foi excelente seja qual for o ângulo por que se encare. Todos os portistas sabem porquê. Os outros, que se recolham às tocas e fiquem à espera na esperança de poderem voltar a deitar "os corninhos" de fora.


              Helton esteve, de novo, magnífico. Maicon, foi um susto durante o jogo todo pelo passado recente, mas não se transformou em pesadelo e merece elogios. Rolando e Otamendi, tiveram mau começo mas melhoraram, depois. Álvaro, ainda não foi o que sabemos que é, mas já andou perto. No miolo Moutinho, foi o melhor, mas, tanto Défour como Fernando, cumpriram com boa nota. Djalma, a surpresa, deu boa luta e teve jogo com bola e sem bola, tal como James Rodriguez, mas o colombiano não fez um grande jogo. Hulk, lutou e trabalhou, mereceu vigilância reforçadíssima e prendeu o jogo do contra-ataque adversário. Discutiu menos, e isso, também favoreceu a nota do melhor da equipa. Cristián Rodriguez, outra aposto de Vítor Pereira, entrou no jogo e Souza não teve tempo de suar a camisola.


              Equipamento bonito, o do Porto, esta noite.


              "A fé move montanhas", foi o primeiro título que me ocorreu para este post, acabando por optar pelo que consta do cabeçalho a pensar no que vão dizer, amanhã, e depois, os críticos e os cépticos. Por mim, estou já a pensar no próximo jogo no Dragão, com a esperança de o ver repleto de portistas a mostrar aos jogadores, equipa técnica e direcção quanto nos deixam felizes estas saborosas vitórias obtidas "contra tudo e contra todos".


             



            


            

5 comentários:

  1. O Gomes, afinal, teve uma boa prenda, e especialmente nós, todos nós os adeptos que sentimos o F. C. Porto, tivemos o que mais queríamos com esta vitória do F. C. Porto na Ucrânia, hoje.
    Num momento particularmente especial, foi uma vitória muito importante, que, se a partir daqui houver cabeça e inteligência dos responsáveis e dos atletas, pode fazer a retoma do rumo vitorioso Portista.

    ResponderEliminar
  2. O jogo era decisivo, de matar ou morrer na Champions. Para além de uma vitória significar a possibilidade de, vencendo o Zenit no Dragão, os oitavos-de-final da prova mais importante da UEFA serem uma realidade, um triunfo também era necessário para dar uma sapatada na crise de resultados, mostrar que a anunciada morte do Campeão português era manifestamente exagerada. Portanto, pedia-se que no Donbass Arena estivesse o Porto das grandes ocasiões, o Porto que ousou e conseguiu, ser grande também na europa do futebol.

    O desafio não era fácil. O Shakhtar é uma boa equipa, tem bons jogadores, as condições climatéricas não eram as mais favoráveis, mas nada que um F.C.Porto à altura dos seus pergaminhos, do seu prestígio e do que conseguiu no passado, não fosse capaz de ultrapassar. Não era necessário transcendência, ninguém pedia impossíveis, apenas aquilo que os profissionais do F.C.Porto podem dar e já foram capazes de dar. Pediamos carácter, orgulho, união, solidariedade, coesão, crença, alma, capacidade de ir atrás do resultado que interessava, nem que fosse preciso descer ao inferno. Exigia-se um grande grito de revolta. A Champions League maior montra do futebol europeu, a nível de clubes, merece ter nos oitavos-de-final alguns dos mais talentosos jogadores que pisam os relvados portugueses, os brilhantes vencedores da Liga Europa da época passada.
    E, meus caros amigos, não tivemos tudo que pediamos e exigiamos, mas tivemos muito do que era necessário. Hoje fomos Porto, carago!, hoje, quando era decisivo mostrar de que massa são feitos, os profissionais do Dragão deram a resposta, ou melhor, deram várias respostas, sendo que só vou dizer uma: quem não está com o treinador, deixa-o cair. Os jogadores portistas, se podemos pensar e dizer assim, seguraram o seu líder.

    Quando o conjunto funciona, independentemente de haver este ou aquele que se distinguiram - aquela defesa de Helton, é do outro mundo! -, não vou destacar ninguém.
    Não é por ganharmos que vamos pensar que está tudo bem, temos de continuar com os pés no chão e a trabalhar forte, mas esta vitória vai dar confiança, tranquilidade e permitir que haja paz no reino do Dragão. Espero que tenha sido o click para, definitivamente, a coisas entrarem nos eixos.
    Uma palavra de parabéns para o mister, ultimamente tão mal tratado e causticado, até por aqueles que deviam ser os primeiros a terem por ele respeito. O respeito que é devido a quem treina o F.C.Porto.
    Continuamos na europa e estamos a uma vitória dos oitavos-de-final da Champions. Em casa, frente ao Zenit, com o apoio de um estádio cheio, vamos conseguir. Eu acredito!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. "Equipamento bonito, o do Porto, esta noite."

    é verdade, gostei imenso do branco, acho que fica bem melhor que o azul com aquela camisola :)

    um abraço,
    Jorge

    ResponderEliminar
  4. Foi uma vitória feliz, sofrida mas muito digna, na medida do esforço e solidariedade manifestados quer pelos jogadores quer pelo técnico.

    Os problemas continuam, não desaparecerem, mas pelo menos vimos raça e ambição.

    Voltar a depender de si próprio é um factor que poderá ajudar a atingir o objectivo, mas será necessário muito empenho, porque apesar do jogo decisivo ter lugar no Dragão, ao Zenit basta empatar.

    Espero que a sorte que nos bafejou na Ucrânia não nos abandone.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Caro Remígio
    ... o meu amigo mencionou,outro comentador o disse e eu subscrevo na íntegra : o equipamento do N/FCPORTO - LINDO !
    Vitória da crença,sim, mas não embandeiremos em arco : há algo a mudar,apurar,definir no seio da equipa.Pode ser (será?)que a luz ao fundo do túnel se vislumbra?...
    Será tudo uma questão de "elas" (as bolas) começarem a acariciar o..." véu- da- noiva" ?!
    Esperemos a resposta contra os de Braga.
    Ontem, houve alguns magníficos que, fica bem, destacar : HELTON! HULK ! e gostei da raça do CHristian Rodriguez naqueles poucos minutos que jogou.
    Seria hipócrita, se não disse-se, que continuo sem perceber a opção MAICON.Aquilo é um susto ao próprio susto!
    Vamos acreditar que a coisa vai entrar nos eixos e em velocidade de cruzeiro! Tenhamos fé.
    .....
    Noutros fusos horários: espero que os leões de alvalade( mesmo enjaulados ) façam miséria na luz.Outrossim ,estimo que Godinho Lopes,consciencialize o que é "estar de bem" e com a" verdade desportiva" dos vizinhos da 2ª circular...
    Abraço amigo e bom resto de semana
    João Carreira

    ResponderEliminar