
Entre a Romaria da Senhora d'Agonia, que ocorre em pleno mês de Agosto, e as Feiras Novas de Ponde Lima, que vão decorrer na próxima semana, há pelo meio um tempo de múltiplas e absorventes solicitações que conferem a este pacato recanto minhoto um ambiente absolutamente oposto ao que se vive nos outros dez meses do ano. Por mais resistência que se faça e vontade que se tenha de cumprir algumas das rotinas adquiridas no nosso quotidiano, é inevitável a cedência a convites inesperados para um convívio familiar, uma boda da filha de um amigo, umas idas à praia, tempo de encontro e partilha que se desfruta com prazer.
Pelas razões referidas e também porque já começa a aproximar-se do vermelho o ponteiro do manómetro da paciência que tenho concedido a esta "feira" em que se transformou o "mercado de jogadores de futebol", que só é diferente das que se realizavam noutros tempos no areal de Ponte de Lima com as juntas de bois porque a tecnologia é agora outra, não tenho tido a "pachorra" de que precisava para vir ao Dragão, Sempre! dizer da "minha justiça" do que por aí vai sobre o fenómeno futebol.
Naturalmente que não fechei completamente os olhos e os ouvidos e não aliviei os clicles que, sempre que posso, faço pelos blogues que sigo metendo, de quando em vez, a colherada em seara alheia, mais com o intuito de fazer acreditar os meus ilustres colegas e os seus comentadores que ainda por aqui ando e tenho intenção de lhes impor a minha presença ainda por mais algum tempo,e, ainda, a fim de não perder de todo o "fio à meada".
Já li isso num blogue e digo aqui que, comigo, aconteceu o mesmo. Fui dos que estive até à meia.noite a "navegar" como um ocupante num caiaque num rio de torrente tumultuosa, de rápido em rápido, no dia 31 do mês findo, até que, já com o depósito a zero, recolhi a "penates" mais desapontado de que um apostador do euromilhões a conferir o boletim com zero de acertos. Nem ponta de lança, nem saco de libras esterlinas, "nem o pai morre nem a gente almoça" como soe dizer-se aqui para estas bandas quando o negócio "nem ata nem desata".
A gente tem Kléber, em quem o mundo do Dragão é unânime em reconhecer enorme capacidade de progressão, o que, na prática quer dizer o que as pessoas não querem admitir: ainda está azul (não escrevo verde para não dar azar...) e, sendo assim, urge encontrar alternativa consistente. Há, claro, Valter, o Maciço, mas "seu moço", já não lhe chegava o problema de ter que reduzir ao peso tem agora entre mãos um ainda mais preocupante relacionado com o seu descendente prematuro. Trate, pois, de que primeiro se resolva o segundo, porque quanto ao primeiro a equipa técnica tem a última palavra. Mas um só, apenas "unzinho" ponta de lança de raiz é de uma pobreza franciscana de que Pinto da Costa, há muito, nos desabituou.
Pensava, a determinada altura, que o Futebol Clube do Porto iria ter que recorrer a júniores para formar a equipa principal, perante o leilão que corria na comunicação social a vender os nossos jogadores principais: ele era o Fernando, o Rolando, o Otamendi, o Cristian Rodriguez, o João Messinho, o Guarin, o Kadaphi (perdão, este é jogador mas o desporto não é a bola, ele é mais tiro alvo). E mais alguns. Foi Falcao, luxo demais para clube tão pindérico; com Rúben nas garras, passou por Saragoça e deixou-o lá a fazer companhia ao saudoso Roberto dos 8,6M (ah,ah,ah).
MAS o Palito, FICOU, e quem mais arreliado se sentiu parece ter sido o seu "apoderado". O manager foi mesmo "aos arames" não tendo sequer tentado disfarçar a gula insatisfeita, quando falou poder o uruguaio retaliar o clube não se aplicando no trabalho que lhe pagam. Era o que faltava. Álvaro Pereira, não esperou para garantir a lealdade e dedicação ao Futebol Clube do Porto bem expressa na frase de que "é o clube que me mata a fome" e, sendo assim, vai cumprir honestamente quem o trata tão bem.

(Esta "estava" no blogue de M. Vila Pouca, Dragão Até à Morte,
e só tive o trabalho de a copiar). Com a devida vénia.
Não resisto a incluir neste post a "bomba" que Ricardo Carvalho fez eclodir na véspera do jogo da selecção nacional contra o Chipre. Aparentemente, toda a evidência do acto inusitado joga contra ele. O seleccionador nacional, na minha opinião com precipitada celeridade, já proferiu juízo sobre o "crime" do seleccionado. É de admitir estar a razão a seu favor, já que a atitude do jogador parece ser insustentável se fundamentada em discordância com as decisões soberanas do treinador. Vamos esperar pelo desenrolar da empolgante telenovela agora lançada, onde Mourinho poderá vir a ser figura preponderante, quando quiser intervir na defesa do seu pupilo. De todo, o dolo maior recai sobre sobre a selecção e o próprio Paulo Bento, Amândio de Carvalho, o Perpétuo, e demais dirigentes da FPF que não ficam lá muito bem na fotografia de família.
Vamos então ali a Chipre, buscar os três pontinhos da ordem, já que a FIFA não permite que os cipriotas os mandem pelo correio.

"FOI ELE". Bonita, não é?
Foi um defeso muito agitado, para nós, imagino para quem tinha de lidar diariamente com pressões, chantagens, amuos, caras feias, etc.
ResponderEliminarAcho que podemos concluir que, com a excepção de um substituto para o Falcao, que não veio, temos um plantel mais forte e mais homógeneo. Confiemos que o Kléber nos vai desmentir...Torço por isso.
Quanto ao Bento, muita da razão que tinha, perdeu-a com a infeliz expressão do desertor. Pelo menos eu, penso assim e vou dizê-lo amanhã.
Abraço
..."Álvaro Pereira fica contrariado"...
ResponderEliminarSe calhar até ficará .
Mas fica . E isso , logo passa !
Pois é meu caro. A casa custou, mas já esta arrumada, faltando apenas aqueles pormenores e retoques que refere no seu post, que me ia apetecendo classificar como bucólico ou repousado.
ResponderEliminarPertinente a foto do Paulo Bento, a ilustrar um dos lados da história (mais uma), que qualificada de bomba, vai alimentar por uns tempos, as doutas e brilhantes opiniões de todos os “badamecos” escrevinhadores e paineleiros que se acotovelam nos jornais e na TV.
Caro Remígio
ResponderEliminarO seu post de hoje é obra de qualidade suprema.Os seus leitores,onde me incluo,(SEMPRE),agradecem o seu virtuosismo e a sua deliciosa verve.Tentando eu manter a ..."calma" e tendo sido um dos milhentos portistas que andou no ciberespaço, durante todo o santo dia de 31 de Agosto, à espera de Godot,perdão, de um qualquer damião- ponta de lança - (p'ra rimar com - falcao) fiquei e mantenho-me, bem apreensivo com a não - solução ... "encontrada" (?!).
Não sendo um admirador - muito longe disso ! - de mário soares,hoje,passando os olhos pelo (antigamente)muito sério e majestático " DN ",dei com uma expressão deste político :"Está-se a caminhar valentemente para o limite " (do que o povo poderá aguentar mais com o constante aumento de impostos e cortes ).Eureka!Alvíssaras!
Adapte-se isto, aos nossos clubes de futebol e teremos que dar razão ao "criador" do trabalho precário,contratos a prazo e recibos verdes,além do famígerado corte no subsídio de natal,aqui há uns anitos... ainda o pagode se lembra?!
Realmente, eu que pensava ser sagrado o direito ao salário (SEM CORTES) e à reforma paga ao longo de laboriosos e difíceis anos de "descontos"...também tinha como adquirido, que os jovens juniores ,teriam acesso ao clube de formação para nele "brilharem" e fossem o garante, da futura Selecção Nacional... Afinal e que se lixem os outros, até o nosso FCP,já NÃO TEM um - umzinho - U M ! jogador inscrito seja na Liga,seja na UEFA... dessa dita "formação" !!!...
Conseguiu-se "ultrapassar" a lapidar frase do sr.dr.soares : passando o limite!
É certo que leio, muitos e muitos comentários tentando justificar e "colocando as palas" no politicamente correcto... Eu,como o poeta e como o n/presidente (que gosta de dizer o poema):
"SEI QUE NÃO VOU POR AÍ "
e fico triste,pensativo,descrente,raivoso até, com toda esta " filosofia", seja comunitária ou extra-comunitária, que permite este desiderato de conseguirmos ter clubes da primeira linha onde,Portugueses,(quase) nem vê-los !
Vai o comentário longo... e nada se ..."resolve",pelos vistos.
Estou com grande expectativa para ver o que vai sair na rifa em Leiria.
Outrossim,tanto se falou do Iturbe,e afinal ...
Um bom fim de semana
Abraço amigo
João Carreira