sábado, setembro 17, 2011

SEMANA DE EMOÇÕES E ALGUMAS ILUSÕES.

         
            Com o canto de um olho nos jornais e outro na TV e o pensamento dividido por estímulos vindos da vida quotidiana não resta muito espaço para uma abordagem pormenorizada dos vários acontecimentos ocorridos nesta semana e perspectivar o regresso da próxima jornada do campeonato nacional.

             Nas considerações que fiz sobre o jogo da última terça-feira no Dragão para a Liga dos Campeões, no qual vencemos o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, pelo resultado de 2-1, deixei mais ou menos explícita a justeza do triunfo portista e realcei o bom comportamento da equipa, colectiva e individualmente. Sem que se possa "embandeirar em arco", pelo que ficou demonstrado e pelo que é realisticamente previsível poder vir ainda a ser melhorado, o Futebol Clube do Porto dá garantias de que "está bem e recomenda-se".

             O clube que está na Liga por ter ficado em segundo lugar no campeonato da época anterior, empatou a uma bola com a equipa inglesa "Unaite", de Fergunson. Eu acredito que os 65 000 (incluindo os adeptos que se deslocaram da Inglaterra) espectadores que assistiram ao jogo na Catedral das Trevas, estavam à espera de ver o Manchester United que temos oportunidade de ver pela TV quando defronta grandes equipas, sejam inglesas ou não. Não foi, pois, sem algum desapontamento que vimos o escocês  Sir Alex apresentar em campo uma equipa de segundas e terceiras opções e, o que me pareceu evidente durante grande parte do tempo, ter autorizado aos seus jogadores a usarem um ritmo de veraneantes em férias no Allgarve. Poupança? Desvalorização do grau de valor do adversário a ponto de prescindir dos "sapadores especiais"?.

             Quem não deu conta de nada foi a "imprensa do regime", e os panegíricos da propaganda vermelha louvaram o feito que nem tivesse sido a conquista de outra "Taça Latrina". Jogar em casa contra o nome famoso de um baluarte do futebol europeu, à defesa, confiado em que sempre há-de surgir um golito saído do "pé cego" dum Tacuara cotoveleiro  num contra-ataque é coisa digna de festa na Rotunda do Prque Eduardo VII.

              Vocês repararam? 63 500 lampiões a tentarem transformar o árbitro alemão num Duarte Gomes de pacotilha? Fantástico!

               Intermitentemente, vi o Braga, Sporting e o "colchonero" Ramon García (Falcao era no FC Porto).

               Sem dúvida que o Sporting,de Jardim, foi muito melhor do que o de Domingos. Magnífica partida em Birminghan com uma vitória bem justa dos bracarenses, com destaque para as exibições de classe de todos os seus jogadores, com ênfase no "nosso" Hélder Barbosa, que obteve dois golos, a abrir (espectacular remate!) e a fechar (encerrando a conta) o jogo!. García marcou, à Falcao, e Diego, que também brilhou por cá, estreou-se na Liga e fez o 2-0 final de Madrid, com  Hugo Almeida, outro "homem da casa" a fazer tantos como aqueles dois juntos.
               

                Vamos ter pela frente, amanhã, o Feirense e há que entender a mensagem que Vìtor Pereira pretende passar. Todos os jogos são fáceis se as equipas fizerem o que sabem e podem para os tornar fáceis. As coisas decidem-se no campo e, se se não usam as diferenças teóricas são, de facto, onze contra onze, árbitro à parte. Ora, apesar dos fogaceiros virem do segundo escalão e ainda terem a garrafa do gás longe do fim, os jogadores do Futebol Clube do Porto e Vítor Pereira nunca nos convencerão a aceitar uma derrota, sejam quais forem os argumentos que invoquem. É jogo para ganhar e ponto final!

            

3 comentários:

  1. Os últimos dias também não têm sido muito tranquilos, por razões pessoais, que, felizmente, já estão a caminhar para a normalidade, mas não há dúvidas que há sempre motivos para nos rirmos e essa do Unaite, faz rir um morto...

    Amanhã, mesmo sem Hulk e Alvaro, temos de ganhar e manter a vantagem para os vermelhuscos da luz apagada.

    Ah, sem som...o jogo é na TVI e ouvir o Valdemar dá cabo da paciência a um santo.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Meu caro :

    ..."o Futebol Clube do Porto dá garantias de que "está bem e recomenda-se"...

    Subscrevo !

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Caro REMÍGIO
    Não sei porque não gosto de favoritismos exacerbados e à flor da pele...
    Deus queira que estas "dispensas programadas" de Hulk e Cia,não se façam sentir...
    Confiemos pois,que os outros saibam como devorar os da Feira.
    Boa sorte e bom domingo (também para os de Coimbra,claro,no mínimo, que repitam a proeza do ano passado,lembram-se?).
    Abraço amigo
    João Carreira

    ResponderEliminar