quarta-feira, setembro 14, 2011

JAMES, FAZ DE MESSI NO TIKI-TAKA DA EQUIPA PORTISTA.


FC Porto vence Shakhtar Donetsk (2-1)

   LIGA DOS CAMPEÕES, 1º jogo, 13.07.2011


            Estádio do Dragão, Porto (Portugal),


            FUTEBOL CLUBE DO PORTO, 2 -  Shakthar Donesk (Ucrânia), 1

            TRÊS CENTENAS  DE JOGOS completou esta noite no Dragão o Futebol Clube do Porto na competição onde só os campeões deveriam ter lugar, um feito de que poucas equipas da Europa se podem orgulhar, período durante o qual a formação portuguesa nunca perdeu no seu estádio no início da prova.

            Ainda mal as luzes se tinham assendidoHulk tirava tinta a trave da baliza do Shakthar rematando no seu jeito aos 4,3', repetindo depois no poste um pontapé de grande penalidade cometida sobre James, impedido na desmarcação que ensaiava trocando a bola com o brasileiro, de nada servindo o voo para o lado contrário daquele por onde o esférico não entrou, ainda o relógio não tinha dez minutos no mostrador. Segui-se pouco depois (14',40) o lance do mau domínio de bola com as mãos do grande Helton e, com a mesma equivalência do lance do penalti não convertido, foi Luiz Adriano que ficou com o brinde.

            Passaram-se entretanto 15' de jogo sem um claro domínio dos da casa mas com dados de que, melhorando a eficácia, o êxito era possível. Num novo livre directo para Hulk, ele atirou para a Curva Norte. Com o Incrível vale a pena ter paciência e esperar que o bólide saia de culatra alinhado pela mira e com a dose de dinamite dum tiro de pedreira. Estávamos nos 27,30' quando a bomba estourou, à distância de uns generosos trinta metros fazendo tantos estragos que o inimigo começou a pensar na retirada, E o 1-1, iluminou o placar electrónico do Mais Belo Estádio da Europa.

           Descontado um breve período no seguimento do golo ucraniano em que o FC Porto pareceu incomodado, os campeões nacionais voltaram a mostrar ser equipa superior ao adversário e a vitória, com mais ou menos sobressaltos, acabaria por acontecer. Passando à frente de um derrube dentro da área dos visitantes a Hulk, James na direita e Álvaro na esquerda, apontavam quase sempre o bom caminho aos companheiros mas, até no firmamento, onde há biliões de estrelas, existem "buracos negros" e as bolas eram atraídas para o espaço da sua influência. E, a coisa não é só no ataque, porque nas bolas paradas para cima do Helton, não sei porque raio havia sempre um vermelho a cabecear sozinho...

           Ia a contenda nos 35' e por pouco não assistimos ao fim da carreira do João Messinho, quando sentiu o martelo do britador contra as canelas com ganas de lhas espatifar e, com a saída do ucraniano para os balneários sob a reprimenda de Mircea Lucescou, teve ainda mais sorte do que ir directo para Custóias. Se o FC Porto até ao momento da expulsão dava sinais da sua superioridade, ficava agora mais perto de chegar ao 2-1...

            ...que surgiu aos 51' pelos pés, cabeça, tronco e graça dos deuses do MELHOR EM CAMPO, que criou o bolo  adocicado que o Kleber (por onde tinha ele andado?) havia de saborear! E sobrou para os portugueses, até para os que assistiam à má fila, a alegria justificada da nação portista.

           Sai Fernando aos 60´ que já cumprira a missão cedendo o lugar ao Belluschi para dar início ao tiki-taka. Viu-se logo que o argentino não tinha vindo para o jogo para mostrar a camisola pois logo aos 65', acertou com um belo remate no guarda redes do Shakthar.
           Hulk parecia andar já desconcentrado há algum tempo e só dava encrenca. Para além da tendência que se viu em se sentar numa cadeira que o árbitro lhe recusa, driblava em tempo de remate, e rematava (mal) quando um companheiro reclamava atenção. Vítor Pereira estava a ver, mas optou por tirar Kleber pois estava com pressa em lhe agradecer a estreia a marcar na Chanpions e mandou o angolano para massacrar ainda mais as linhas defensivas ucranianas.

           Com os de Leste arrumadinhos atrás sem passar a linha do linha TMG do meio campo, entretidos a ver a gracinha que é o tal futebol "à la Pep Guardiola", quem se lixava era o Helton que num uma única oportunidade lhe era dada para limpar a nódoa do golo sofrido na primeira parte. Mas susto houve, porque numa borrada de um jogador do Porto, ia sendo aproveitada pelo adversário para chegar ao empate.
       
            Azar para quem gostaria de ver os últimos momentos do encontro a chupar tranquilamente o pau do gelado há muito derretido, o alemão dá novo amarelo a um jogador dos visitantes e reduz para 9 os adversários dos Dragões. Logicamente, deveria haver mais espaço para jogar. Não foi assim: oito à frente de um a defender, só mesmo uma broca poderia furar o muro.

            Naquele roda-roda de carrossel das Feiras Novas em Ponte de Lima, a cada volta lá vinha um tiro só que o efeito era o mesmo de um caçador a atirar a uma rola assustada. Uma, lá foi encostar à trave e foram três, esta noite.

            Não foi de "encher o olho" a exibição mas incontestável o mérito da vitória portista. É notório que o Futebol Clube do Porto vai a caminho de um nível elevado, precisando, acho que foi notório, rectificar as marcações em lances de bola parada e não permitir tanta liberdade aos adversários para saltarem sem oposição nos cruzamentos para cima da baliza. Fucile e Álvaro, este sobretudo, estiveram excelentes. Otamendi não deu muito nas vistas e terá sentido a falta de Rolando para "dar altura" à zona onde se move. Maicon, até podia hoje ter nota aceitável mas esteve prestes a abrir o alçapão que poderá vir a ser a sua desgraça se não arrepiar caminho a tempo.

            No miolo Fernando (que eu previ ser titular esta noite) e Steven Defour passaram despercebidos na primeira parte, porque o trabalho "de bastidores" só o encenador agradece. O belga, apareceu mais no período complementar mas quem mais sobressaiu foi, ainda, João Moutinho. Belluschi, muito bem, entrando num momento em que a partida tinha uma matriz perfeita para as suas características. Hulk, só a figura assusta e desequilibra seja que defesa for. Mas o Incrível, às vezes, comporta-se como um jogador de casino desbaratando ouro à toa na roleta do tesouro que possui. Ah, cabeça, cabeça...

            Djalma e Varela, justificaram a entrada pelos problemas acrescidos que colocaram à exausta defesa uncraniana.

            Ah. e o James Rodriguez? "Apenas" o MELHOR DO JOGO".

          




        

10 comentários:

  1. Estôfo de Champion

    36.612 espectadores, uma boa casa, assistiram a um jogo intenso, bem jogado, duas excelentes equipas, muitos e bons jogadores, um grande ambiente e um apoio vibrante do público portista, mesmo quando o resultado não era o mais favorável - gostei de ver o apoio dos Super ao capitão Helton, no lance do golo do Shakhtar.

    Quando falo em estôfo de Champion, quero dizer que nestes jogos e nesta prova, entre equipas semelhantes, onde muitas vezes tudo se decide nos pormenores, uma equipa que entra bem na partida, beneficia de um penalty, falha a oportunidade de ficar a ganhar e no lance imediato, sofre um golo, numa infelicidade do seu guarda-redes, mas não se deixa abater, reage contra a contrariedade, que não merecia, parte para cima do adversário, domina, joga bem, marca e pelo que fez, já devia ir para o descanso em vantagem, é uma equipa que dá garantias e tem qualidade para pensar em mais qualquer coisa que os oitavos-de-final.
    Foi este o filme da primeira-parte, onde, tirando um ou outro lance de bola parada, mal abordado, vimos um Porto de boa colheita, bem organizado, profundo, pressionante, com largura e criatividade.

    Na etapa complementar e até ao 2-1, foi o mesmo Porto, a mesma qualidade, a mesma posse, a mesma pressão, o mesmo domínio. Depois, a ganhar, contra dez e mais tarde contra nove jogadores "ucranianos", se continuamos a mandar, a ser os donos da bola, faltou contundência, o killer instinct de que falava o saudoso Bobby Robson, para matar a partida e dar um colorido ao resultado que, ninguém terá dúvidas, mereciamos.

    Em resumo, ganhamos e nesta prova e em casa, ganhar é fundamental. Assim, partiremos para o jogo frente ao Zenit com confiança, tranquilidade e sem pressão, que, é bom referi-lo, estará todo do lado dos russos de São Petersburgo e isso pode ser aproveitado a nosso favor, como a nosso favor estará a tradição de bons resultados conseguidos frente a equipas do maior país do mundo.

    O melhor, para mim, foi esse menino, feito homem, James Rodríguez, esse poeta da bola, que quando é tocada pelo talentoso colombiano, deve sorrir de prazer, pela forma como ele a trata e acarícia. Ainda bem que James é jogador do Porto e nós aqui não temos tendência, nem precisamos de nenhum D.Sebastião... Caso contrário lá viriam as comparações, seria o novo Hernâni, Oliveira, Futre, etc. Assim será apenas James, o nome dele é James...Rodríguez. O golo que deu a marcar a Kléber, é mais uma obra prima, de um génio do futebol.

    Mas houve muita gente a jogar bem e Hulk, na primeira-parte, foi fantástico no golo que marcou e no que jogou, mesmo, viemos a saber pela boca de Vítor Pereira, com problemas físicos. Idem para a exibição de Alvaro, pelas mesmas razões. Enorme Moutinho, grande Defour, muito bem Fernando, Fucile, Belluschi e os centrais, com o senão, das bolas paradas, apontado. Varela e Djalma, pareceram-me demasiado ansiosos e Helton, tirando o frango, esteve bem... O último, Kléber, até marcou, mas, em alguns momentos, faltou melhor abordagem dos lances e mais calma na hora de decidir, passar ou rematar.
    Quando sabemos que não jogaram Bracali, Mangala, C.Rodríguez, Sapunaru, Guarín, Souza, Walter, Rolando e os que nunca vi ao vivo, Iturbe e Alex Sandro, para não falar de Danilo que só vem no fim do ano, só podemos concluir que temos muita qualidade, gente que dá garantias de mais uma boa época do Dragão.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Bom dia,

    Tal como se previa ontem tivemos um jogo complicado, perante um adversário valoroso, que se tem vindo a afirmar na Europa.

    O jogo iniciou dividido até que o FC Porto ganha a grande penalidade que Hulk não converte.
    Para complicar ainda mais, Helton tem aquela infelicidade, e sofremos o golo.

    Os adeptos de imediato reagem, empurrando a equipa para a frente, e é com naturalidade que chegamos ao empate, naquele golo de apologia do Hulk. Grande míssil!

    Após a expulsão ainda na primeira parte do central da equipa ucraniana, as coisas complicaram-se para nós, embora se possa muitas vezes pensar que contra 10 é mais fácil.

    Os ucranianos encostaram o bloco defensivo, e exploravam o contra-ataque através de Wiliam e Luiz Adriano. É neste típico jogo que o Shahktar é perigoso.

    Todavia o FC Porto continuou a carregar, e sempre que acelerava no último terço, vinham à tona as fragilidades defensivas do Shahktar.

    Foi então que o melhor em campo - James, saca um coelho da cartola, e num lance de magia senta o defensor adversário e assiste Kléber para o golo da vitória.

    Até à expulsão do outro central do Shaktar, foi uma fase complicada do desafio.
    Nós não conseguíamos marcar o terceiro golo, e alguns dos nossos jogadores já estavam desgastados, como é o caso de Hulk, e tiveram de ser substituídos.

    Com o resultado pela margem mínima, o Shahktar revela-se sempre perigoso, daí alguma prudência atacante.

    Depois da expulsão do outro central, os ucranianos abandonaram a disputa do resultado, e até final foi o gerir do tempo.

    Grande apoio do público, muito importante no empurrar da equipa, depois de um penalti falhado e de um erro de Helton.


    O FC Porto está no patamar das melhores equipas da Europa, e ontem sentia-se que ganharíamos o jogo com maior ou menor dificuldade, apesar dos ucranianos terem uma excelente equipa.

    Estamos de volta ao nosso lugar, e acredito no apuramento para a fase seguinte.

    Abraço e boa semana

    Paulo

    pronunciadodragao.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Parecia o melhor começo possível, mas o penalty falhado e o erro do Helton levaram-nos à desvantagem no marcador.

    Apesar de tudo, conseguimos recuperar (a confiança?) e o nível de jogo a pouco e pouco e não demorou a surgir resposta, com um excelente golo do Hulk. O resto foi... Magia! James Rodríguez é craque, e a continuar assim não deverá - infelizmente - ficar muito mais tempo no Dragão.

    No final dos 90' minutos acabámos por conseguir a vitória, depois dum período em que sofremos por não estarmos a ganhar por mais.

    Foi, afinal de contas, um bom resultado, e o que interessa são os três pontos!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Felizmente correu bem, com a equipa a mostrar ter já assimilado a mística clubista e a postura de saber estar nas grandes competições. Faltou apenas o 3º golo para tranquilizar a malta, mas como mais vale um pássaro na mão... também está bem assim. Aliás está muito bem, tendo acabado bem.

    ResponderEliminar
  5. Numa prosa açucarada e com o perfume que só com uma paixão autêntica pelo seu clube é possível compor, não me foi nada difícil relembrar a saborosa vitória de ontem.
    Um belo post a descrever uma partida magnifica que como sabemos, só está ao alcance das equipes de topo do futebol Europeu.

    ResponderEliminar
  6. Caro Remígio
    ..."Azar para quem gostaria de ver os últimos momentos do encontro a chupar tranquilamente o pau do gelado há muito derretido ..."(sic).
    Garanto-lhe que até o pau do dito fui roendo,sempre na ânsia de algo de mau nos poder acontecer (vidé Barça X Milan, no último segundo).Graças ao Senhor, que só deu tika-taka,mas eu creio que -nestas situações dos 11 contra nove - há um acordo tácito entre os futebolistas, para que a humilhação seja poupada ao vencido... será assim ?!...
    :::::::::::::
    Com o seu post lido,e tudo o que o jogo nos mostrou, magistralmente registado pela sua pena,só me resta "martelar" a questão dos centrais. Continuo a pensar que será SEMPRE - ROLANDO e outro,de preferência que o outro não se chame :Maicon!(às vezes, é aflitivo (ver), a maneira como ele aborda certos lances!).
    Ontem,inconcebìvelmente,NÃO ganhámos um lance de cabeça,na área,proveniente dos cantos marcados pelos shaktarianos - é obra! e deve levar-nos à reflexão antes que...
    No BOM, há que destacar o apoio do público presente no Dragão e o JAMES ! JAMES ! JAMES !
    Estou a gostar (muito) do DEFOUR e o JMessinho,parece voltar ao esplendor da época passada. O Palito fez uma "joga" das antigas,o Fucille parece mais sereno e concentrado. O Fernando,a quem felicito pelo "mea-culpa",jogou certinho e vai voltar a ser "O POLVO".
    Ao Helton, perdoo o sopro-agudo, que o meu coração portista protagonizou, no lance da frangalhada.Acontece,aos melhores - é assim que se diz,não é?!...- (também,sòzinho,já nos tem safado de boas! Há que ter memória!).
    Para concluir e já que tinha "prometido" a minha (douta!!!?) opinião para depois deste jogo,continuo a pensar que corremos sérios riscos de só termos um P.de L. e que, em Janeiro, NãO PODEMOS falhar a contratação de um damião/um jardel / um gomes...
    Boa semana
    Abraço amigo e calorento,daqui do Reino dos Algarves.
    João Carreira
    Em Tempo
    Penso festejar hoje, tanto! um golo dos de manchester,como ontem ecoou de... grito, o que um tal luís adriano, alcançou no Dragão.Faço-me,entender?...

    ResponderEliminar
  7. ..."Mas o Incrível, às vezes, comporta-se como um jogador de casino desbaratando ouro à toa na roleta do tesouro que possui"...


    Bem visto !

    ResponderEliminar
  8. Li com atenção os comentários até agora recebidos e apraz-me salientar a concordância com o que aqui escrevi, a quente, logo após ter terminado a partida no Dragão.

    Este Porto confere confiança, sendo expectável uma melhoria progressiva no desempenho por parte da equipa, quando e se se confirmarem as potencialidades dos atletas contratados este ano.

    Caro João:

    Estamos de acordo: uns centímetros a mais no centro da defesa e uma "prendinha" no Natal para o eixo de ataque, até nem seria preciso manter a dieta ao Maciço.

    E por falar no Valter: com o calor que vai por aí não resultaria mandar o rapaz lá para a 125 fazer umas maratonitas pelas 2 da tarde? Até os ossos se lhe encolhiam...

    Um abraço e...refresque-se.

    ResponderEliminar
  9. Caro Remígio
    ...sim,sim,o gajo (Valter) bem que derretia a "ossada" e aquele mataco das ...origens ! mas, se fosse eu a mandar,vinha também o Varela,pelo(s) mesmo(s) motivo(s). Como sou PORTISTA e não gosto de ver ninguém a penar e a passar, as tais passinhas do Algarve... vinham já,antes que as famigeradas portagens na Via do Infante,comecem a cantar no bolso dos aborígenes cá do sítio.
    Saúde - muita e da boa,caro amigo.
    João Carreira

    ResponderEliminar
  10. joao abel calais:

    Parece que "seu" Valter nutre um paixão irresistível por..."pizza". Parece que, mal sai do Olival, ilude o vigilante e atira-se a elas.

    Talvez, se lhe prometessem uma por cada golo marcado...

    Estou "mortinho" de poder avaliá-lo de novo...mais magro.

    Refrigere-se.

    Abraço amigo.

    ResponderEliminar