sábado, março 26, 2011

OS CINCO VIOLINOS.

  
          No tempo em que os animais falavam e o leão era o incontestado "rei da selva", existiam no Sporting cinco jogadores que haviam de ficar na história do futebol luso como os "cinco violinos": Jesus Correia, Vasques, Peyroteo, Travassos e Albano, o W da táctica de Cândido de Oliveira, formavam um quinteto que executava música sem necessidade de ler a pauta e os concertos e melodiosas peças que executava tinham tal sincronismo e harmonia que um locutor como Alfredo Quadro Raposo, ou outros com a mesma competência, seria capaz de relatar um jogo em que o quinteto actuasse a partir do BAR do estádio José de Alvalade sem precisar de ver o jogo, necessitando apenas que lhe fornecessem o marcador do golo e o minuto em que ocorresse para dar conta aos ouvintes do desenrolar do resultado.

          Os tempos mudaram e, hoje, já não há no solar do velho leão quem saiba tocar violino como outrora, mesmo que Chopin, citado por Santana Lopes, fosse capaz de os fazer vibrar tão divinamente como Mozart conseguiu. Actualmente, pelo barulho que nestes último dias se fez ouvir lá para as bandas do Aeroporto da Portela, só comparável ao das fanfarras das Festas d'Agonia da minha querida Viana do Castelo, foi o bombo o que os cinco (!) candidatos à presidência do Sporting zurziram com toda a força para obterem a vitória, logrando empunhar a batuta da orquestra que, numa reposição actualizada da tragédia ocorrida com o "Titanic", há-de interpretar o "Requiem" do transatlântico leonino.

3 comentários:

  1. Lembro-me vagamente desse “fenómeno”, mas principalmente do boné do Azevedo. Enfim memórias de um Portista imberbe.
    Fez bem em incluir também a foto dos “cabeçudos” candidatos.

    ResponderEliminar
  2. Conheci pessoalmente o Sr Jesus Correia
    (um dos "cinco violinos") .

    À época , dizem, o Sporting era o maior !

    ResponderEliminar
  3. AZUL DRAGÃO:

    Jesus Correia foi, ainda, um grande hoquista. Foi um senhor, dentro e fora do campo.
    De Albano, recordo-me de um jogo nas Antas em que o seu colega Passos o retirou ao colo do campo, depois do árbitro o ter expulso por se opor à marcação de um penalti contra o Sporting.
    Travassos, foi o primeiro convocado para jogar por uma selecção europeia. Tinha um pé esquerdo potentíssimo. Vasques, marcou um golo em Alvalade com a mão, ao FCPorto e Peiroteyo marcava um golo em cada chuto. Lembro-me de lhe terem amputado uma perna, uns anos depois de ter deixado de jogar.
    Era, efectivamente, então, muito grande, o Sporting. Bons tempos, dirão alguns dos seus adeptos, hoje.
    Um abraço.

    ResponderEliminar