quinta-feira, março 17, 2011

UM CONTENTAMENTO DESCONTENTE.

Hoje
Dragões confirmam presença nos quartos-de-final

  LIGA EUROPA.


 ,        No Estádio Mais Belo da Europa, hoje:


          FUTEBOL CLUBE DO PORTO, 2 - C.S.K.A., (Moscovo) 1
              (Hulk e Guarin)
          Conjunto das duas mãos: 3-1. Apurado para os 4ºs. de final: FC Porto.

          O Futebol Clube do Porto está nos quartos de final da Liga Europa com inteiro mérito. Quer no jogo da primeira mão em Moscovo como hoje no Dragão a equipa portista foi superior ao seu adversário, tendo obtido duas vitórias.
          Antes de dizer que não estou completamente feliz, e porquê, devo realçar a entrega de todos os jogadores e os seus excelentes desempenhos individuais, factores determinantes para derrotar uma equipa de muitíssimo valor e a praticar excelente futebol. André Villas-Boas, mais uma vez, atento à leitura do que a equipa poderia melhorar, alterou o que precisava de ser mudado e, de novo, com resultados visíveis na qualidade do futebol praticado pela nossa equipa.
          O FC Porto entrou de rompante e foi feliz obtendo dois golos em lances onde menos se esperaria que acontecessem o que, pensava eu, iriam ter repercussão muito positiva daí para a frente na posse de bola e na explanação tranquila de um futebol mais coeso e ligado. Porém, os visitantes, confirmando a qualidade dos seus jogadores e da equipa, não permitiram que isso acontecesse, trocando a bola com muita qualidade e gizando jogadas de muito bom recorte. Valeu, como já referi, a superior exibição individual dos nossos jogadores que, quando se apossavam da bola tentavam, e muitas vezes o conseguiram, levar a equipa forasteira a cometer alguns erros.
          Com Belluschi no miolo o jogo da equipa subiu de qualidade e os lances de ruptura por ele executados vieram melhorar a acutilância  do nosso jogo ofensivo, porém algumas boas ocasiões foram desperdiçadas.
           Todos sabemos que o objectivo primeiro era passar a eliminatória e esse foi alcançado, mesmo que a exibição não fosse de "encher o olho". Sinceramente, depois da folgada margem no marcador, fiquei na expectativa de ver um Futebol Clube do Porto dominador, com  posse de bola substancialmente superior ao seu adversário, que não me pareceu ter acontecido nesta partida.

           Individualmente, todos os jogadores realizaram excelentes exibições. Fucile, Rolando e Otamendi, excelentes; Fernando, em grande plano, com Moutinho à sua maneira de formiga incansável; Guarin, continua de pé quente e luta com unhas e dentes para se manter na equipa e tudo leva a crer que sim. Belluschi, entrou muito bem e acelerou o jogo da equipa com os seus passes em diagonal e, Falcao, extremamente bem marcado, mesmo tendo dado tudo para o conseguir, raramente logrou furar o cerco que lhe moveram. Hulk, voltou a ser o melhor o que já vai sendo um hábito.
           O árbitro holandês não teve uma actuação por aí além. Com critério algo confuso, mostrou-se excessivamente interventivo e nem sempre terá apitado a preceito. Não foi brilhante e a imagem que dele tirei não é muito mais abonatória do que a de muitos dos seus comparsas portugueses. Valha-nos que não teve interferência no resultado final.
          


         

5 comentários:

  1. esse "descontente" k aparece aí no titulo deve ser pelo benfica ter passado também... a sua alegria era k o benfica nao tivesse passado!!!

    ResponderEliminar
  2. Remegío, jogamos contra uma grande equipa e também temos de ter isso em conta.

    Quem elimina equipas com a qualidade e nível do Sevilha e do CSKA, da forma clara e justa como o F.C.Porto conseguiu, tem direito a sonhar grande. Não somos nem queremos ser favoritos, mas somos candidatos, não agora que chegamos aos quartos-de-final, mas desde o início da época, quando o nosso treinador disse e estabeleceu um compromisso com a vitória, em todas as competições.


    Foi um belo Porto aquele que evoluiu hoje no Dragão. Um Porto tranquilo, tacticamente seguro, bem a defender, bem a criar, bem a atacar e bem a controlar. Se uma ou outra vez, estivemos em dificuldade, foi porque do outro lado estava uma grande de equipa, recheada de bons jogadores e não porque não estivessemos bem. Tivemos, é verdade, a sorte de marcar no primeiro lance de ataque, no primeiro minuto - e como era importante marcarmos primeiro! -, mas depois justificamos a vantagem e se o dois a zero era pesado, com o golo dos russos fez-se justiça, numa primeira-parte equilibrada, com bola lá bola cá, bem jogada, mas com o conjunto de Villas-Boas mais próximo de aumentar a vantagem que de sofrer o empate.

    Na etapa complementar e com o passar dos minutos, houve cada vez mais Dragão e menos CSKA, com a equipa moscovita a ser enredada numa teia da qual nunca se libertou, com excepção de um remate perigoso, mas ao lado de Wagner Love. Para isso contribuiu e muito o técnico portista, que foi mexendo na equipa, primeiro com Belluschi, um médio e alguém mais capaz de ter bola, no lugar de James; depois com a saída de um Falcao trabalhador, mas complicativo e a escolher quase sempre as piores soluções, para a entrada de Varela, tendo a saída do avançado colombiano, permitido Hulk jogar solto e sem preocupações defensivas - o lateral russo subiu sempre e obrigou o Incrível da defender mais do que gosta. Com equipa assim, mais curta, mais compacta e tendo um meio-campo preenchido, trabalhador, tecnicamente dotado, com J.Moutinho e Belluschi, muito bem, um grande Fernando e um fantástico Guarín - percebem agora, porque não devemos fazer juízos de valor pecipitados e não devemos colocar logo o ferrete de barrete a um jogador? -, a equipa azul e branca foi sempre competente, jogou bonito, foi mais perigososa, sem ser avassaladora e merecia ter aumentado a vantagem. Um três a um daria uma melhor imagem do que foi o jogo.

    Concluindo: estamos nos quartos de final e junto com nós estão mais sete equipas com as mesmas ambições. Quem tem um percurso como o do F.C.Porto, brilhante a todos os níveis, só pode esperar tranquilamente o sorteio de amanhã... Mas a Liga Europa tem tempo. Antes da próxima eliminatória, há um campeonato para ganhar. Concentração máxima frente à Académica.

    Tirando C.Rodríguez que jogou pouco tempo, Falcao abaixo do que nos habituou e James que teve coisas boas, mas outras más, caiu demasiado e fechou mal o lado esquerdo, todos os restantes estiveram a um nível superior. Se tivesse que escolher o melhor em campo, sem hesitações, F.Guarín!
    Esperava mais público no Dragão. O que querem mais, alguns portistas, para irem ao Estádio? A crise não justifica tudo...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Bom dia,

    Ontem como se previa tivemos um jogo complicado.

    Este adversário é de grande qualidade, com grandes jogadores, que teriam lugar em algumas das maiores equipas europeias.

    Shennikov, Tošić e Dzagoev são 3 jovens jogadores para mais altos voos, aos quais se juntam Love, Honda e Doumbia.

    A qualidade do nosso adversário ainda reforça mais o nosso mérito na passagem.

    Ontem tivemos de saber defender, e soubemos atacar nos momentos certos. Pena ontem termos um Falcao desinspirado.

    Fernando na minha opinião foi o melhor em campo. Ele foi um autêntico eucalipto ... secou tudo à volta e foi o trinco de segurança à nossa defesa.

    Hulk foi explosivo.
    Guarin teve fantástico e muito bem no transporte de bola e recuperação.
    Helton, Otamendi e Rolando muito seguros.
    Sapunaru segurou bem Dzagoev e fez uma boa exibição.
    Fucile esteve melhor a atacar do que a defender, e apanhou a "fava" pela frente - Tosic, e James não fechava quando o uruguaio subia, o que nos complicou a vida.

    James esteve algo apagado, embora tenha estado envolvido no lance do 2º. golo.

    Falcao esteve desinspirado, e teve uma exibição menos conseguida.

    Mais uma vez Villas-Boas eteve muito bem nas substituições, e com a entrada de Belluschi passamos a controlar e a dominar o jogo e podíamos mesmo ter marcado mais um golo.

    É histórico termos 3 equipas entre as 8 que hoje vão estar no sorteio dos quartos de final.

    Espero que o FC Porto tenha um pouco mais de sorte no sorteio. Depois do Sevilha e CSKA ... que não nos saia o Dínamo de Kiev.
    Também desejo que as equipas portuguesas não se encontrem para que haja mais possibilidades de termos mais equipas nas meias finais e quem sabe uma final portuguesa. Quando o FC Porto venceu a Taça Uefa, por muito pouco não tivemos um Boavista vs FC Porto na final, só mesmo o Celtic parou o Boavistão dessa época!

    Fantástico o apoio do público.

    Abraço e bom fim de semana

    Paulo

    http://pronunciadodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Com um golo na primeira jogada do desafio, não se podia pedir melhor.

    No entanto, o FC Porto foi obrigado a grande trabalho defensivo para evitar os golos moscovitas na sua baliza. É que pela frente estava uma equipa que tinha sido vencida em casa própria, mas não ficara convencida.

    A qualidade da equipa forasteira ficou evidente pela ousadia com que abordou o jogo. Em poucos minutos conseguiu uma coisa inédita no Dragão: Uma série de cantos impressionante.

    O FC Porto sentiu dificuldades, nesse período, tanto mais que no capítulo do passe as coisas não estavam a sair de feição. Valeu-nos o desacerto defensivo adversário e o excelente quanto oportuno aproveitamento dos erros para aumentar a vantagem.

    Porém, nem mesmo com três golos para recuperar, O CSKA baixou os braços. Conseguiu marcar um golo e criar alguma intranquilidade.

    Só com a alteração do sistema táctico para o 4x4x2, com a entrada de Belluschi, o FC Porto tomou conta da partida, controlando-a até final.

    Os Dragões acabavam de eliminar um dos mais sérios candidatos à vitória final.

    Gostei especialmente do desempenho defensivo portista e da actuação de Fernando, um dos melhores em campo.

    Preocupei-me com a manifesta falta de qualidade de passe, que provoca alguma irritação e submete a equipa a esforços redobrados.

    Um abraço

    ResponderEliminar