segunda-feira, março 21, 2011

GUARIN, SIM!

                                     PORTISTA COMPLETO, por dentro e por fora.

   LIGA ZON SAGRES.
     
          No Estádio-Mais-Belo-da-Europa;
  
          FUTEBOL CLUBE DO PORTO, 3 - Académica, 1

          Puxo do meu cadernito de apontamentos e leio as notas:
  
          10': Dragão dolente e público paciente.
          20': Na sequência de canto, Hulk, esbanja a primeira;
          30': Porto continua embalado no trinar das guitarras coimbrãs;
          31': Lá está. Falcao e Hulk, continuam o aquecimento, e
                 Addy, "estou aqui" e, 0-1
          35': -É melhor começar a correr mais um pouco, antes que a malta.... terão pensado os jogadores da casa;-

          42,30´e 44,2: Falcao e Hulk, e Peiser, não estavam virados para o golo.
     
                                              A mole imensa do povo portista.
            
            Na segunda parte.
            Porto entra à frente e espera, no relvado, que a Académica acabe o chá, no balneário. - Mau, (não disseram, mas terão pensado, os jogadores do Porto) estes tipos não querem jogar a segunda parte? Já ides ver.
            Prego no fundo e Guarin, ainda mais rápido e forte do que Sarcozy a antecipar-se à ONU e mandar bombas sobre Kaddafi,
           54': aí vai disto, ó Evaristo! 1-1;
           60'; Já não era mau, para aquela altura, mas ainda não chegava. Mais gás, precisa-se. Fernando já não o tinha e João Messinho, chegou ao jogo. cheio dele e, logo,
           62,30'  Maicon, chegando mais rápido e mais alto do que tu, tu e tu, "testou" o 2-1;
                      Assim, sim, dissemos nós (eu, pelo menos);
           67,50´; Gesto improvável e IRRESPONSÁVEL, de HULK: podendo obter golo fácil ou, ainda melhor, permitir que Falcao o fizesse, inventa um trivela como se estivesse no Olival e nem deve ter dado conta do óh,.......................... de quarenta mil de adeptos f........s. com ele!
           70.20´: Varela, egoísta, não cede a Falcao. Falcao, logo a seguir, envia de cabeça a bola à trave e Varela, antes de agradecer o gesto do companheiro, fulmina para o 3-1.
           74´: Sai Varela, entra Rúben;
           80´: Entra Mariano, Hulk foi p'ró banho;
           82': Um passe, a rasgar de Mariano, muito bom. Mas já era o tempo de deixar "correr o tempo"...
           Beto, iniciou a série de campeões de honra. Não teve culpa no golo e esteve bem. Como Fucile, Rolando e Maicon a dar nas vistas mais do que Álvaro; Belluschi, o melhor do jogo a seguir ao Freddy Guarin; Fernando, não era deste jogo e Villas Boas, no momento certo, pôs em seu lugar o estabilizador de jogo que a equipa não tinha tido; Varela, teve muito jogo mas menos acerto e pouca solidariedade com Falcao, tal como Hulk, ontem irritantemente egoísta e esbanjador.
           Só no fim soube que o árbitro se chamava Gralha. Lá, para além da que me pareceu ser a do cartão amarelo a Belluschi, não detectei mais nenhuma (gralha). Aos 2' a bola bateu no braço de Rolando, dentro da área. Vi muito bem o lance. Penalti? Sim, quem viu o jogo de óculos vermelhos...
           Mais logo, em Paços de Ferreira, vão estar os representantes da afamada indústria da Capital do Móvel. Há boas perspectivas de lá saírem com bons contratos para confecção das caixas que os funerais não podem dispensar...

                             Foi num como este que Maicon fez o 2-1
                                 O Estádio-Mais-Belo-da-Europa.
         
            

5 comentários:

  1. Bom dia,

    É inadmissível a entrada em jogo do FC Porto.

    Tudo bem que vimos de uma jornada europeia, havia que gerir esforço, mas entrar numa atitude passiva, lenta e sem pressing, à espera que a nossa superioridade fizesse com que o golo aparecesse, é totalmente errada.

    Os primeiros 35 minutos, sem tirar mérito à Académica, foram complicados muito por culpa nossa.
    A Académica muito bem posicionada, num rápido contra-ataque chegou ao golo, e ainda bem ... pois só assim a nossa equipa acordou para o jogo, e ainda nos últimos 10 minutos da primeira parte poderíamos ter empatado.

    A segunda parte foi totalmente diferente. Um FC Porto a jogar rápido, acutilante, e as oportunidades a surgir em catadupa.
    Após a entrada de Moutinho, a equipa ficou mais pressionante e com naturalidade marcamos 3 golos, poderíamos ter marcado mais, mas também seria injusto para uma Académica que se bateu bem no Dragão.

    Melhor em campo Guarin, que está a fazer uma época fantástica.
    Fernando muito bem nas suas tarefas, mas a partir do momento que precisávamos virar o jogo foi bem substituído por Moutinho, que mais uma vez se mostra uma peça determinante no esquema de Villas-Boas. João Moutinho é fantástico, equilibra a equipa... tácticamente é perfeito.
    Fucile esteve muito bem a atacar e a defender, fazendo o melhor jogo da época.
    Belluschi muito bem nas transições e nas ruturas.
    Varela fantástico a desequilibrar pela ala.
    Falcao, Hulk e Alvaro Pereira estiveram menos bem.

    O árbitro teve alguns erros. Duvida no lance da intencionalidade ou não de Rolando em jogar a bola com a mão. É um lance difícil de avaliar, pois Rolando parece-me ter exclusiva intenção de cabecear a bola e esta ressalta ao braço.
    Duvida também num suposto penalti por marcar sobre Hulk na primeira parte, embora seja discutível se o jogador da Académica começa ou não a puxar a camisola fora da área.
    Amarelo ridículo a Maicon, nas barbas do fiscal de linha, que ainda se achava com razão.
    Luiz Nunes teve entrada violenta sobre Belluschi que deveria ter sido sancionada com cartão vermelho.

    Espero que a Académica consiga a manutenção, e que consiga alcançar a final da Taça de Portugal. É uma equipa que pratica um futebol positivo, e não fosse a saída de Jorge Costa, estaria nesta altura já a salvo da descida.

    Fantástico o apoio dos mais de 46 mil que ontem se deslocaram ao estádio e tiveram a paciência, para levar com 35 minutos enfadonhos, e que puxaram pela equipa para mais uma vitória rumo ao 25º. título.

    Falta-nos uma vitória para sermos campeões. Se for na Luz terá um sabor especial, e o título será comemorado do relvado até ao fim do túnel!

    Abraço e boa semana

    Paulo

    http://pronunciadodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Bolas meu caro. Com tantos apontamentos no caderninho, quase não teve tempo de ver os passes errados da primeira parte, e ainda bem, pois assim pode mantê-lo inteiro e legível.

    ResponderEliminar
  3. fimoze:
    Bem, os passes errados fazem parte da estatística e a mim, números, só os do resultado interessam.
    Mas que foram alguns, lá isso eu vi.

    ResponderEliminar
  4. Remígio, fui ver o Andebol e depois fui manjar, quando passei no Porta 29 já não vi ninguém...

    Sobre o jogo, acho que está aqui tudo, com alguma condescendência, convenhamos, até ao golo da Académica, foi muito mauzinho...Ainda pensei em cansaço, mas depois de ver a segunda-parte, foi sorna, mesmo.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Caro Remígio
    ...que belos e bons os comentários do caderninho.E qu'inveja lhe tenho, por não ser um dos quarenta e seis mil!
    Verdade seja(também) dita e o meu amigo não a escamoteou,que o povo deveria ter merecido mais respeito dos artistas... o ..."futebol"(?!) jogado(?!)- no primeiro tempo- NÃO SE ADMITE,em circunstância alguma! O "pagode" só pagou meio-bilhete?!...Não há que branquear as situações...Se se quer gente nos estádios,não se lhes pode dar cenas, como aquele inenarrável primeiro tempo...
    Adiante...
    Após o sofrimento longo e duas aspirinas debaixo da língua,uff ! o Guarin fuzilou a ... malta !Eu, que até tenho afectos e meia-costela de simpatias coimbrãs, desta vez, estava possesso com tamanha "ousadia" da briosa e do ADDY ,disse das boas...
    Foi dos jogos em que mais "corri" e já estou aprimorando a preparação técnico-táctica,para a luz,na perspectiva do... 25º!
    Vamos a eles,carago!
    Boa semana.
    Abraço amigo
    João Carreira

    ResponderEliminar