domingo, março 06, 2011

GANHOU O ROTO AO ESFARRAPADO!

Braga ditou ponto final!

Estádio Axa, em Braga:

                     Sporting de Braga, 2 - ex-campeões nacionais, 1

           O meu feeling não se baseava apenas na minha vontade de gozar com a derrota dos ex-campeões nacionais mas também as ilações que se poderiam tirar das últimas actuações do clube da Dona Victória, de cujas evidentes fragilidades a imprensa vermelha não falava e o seu treinador tentava camuflar através de frases bombásticas para preencher os títulos dos jornais.
           Mesmo que seja no futebol, a verdade é como o azeite.
           Hoje, em Braga, contra uma equipa que tem vindo a enfrentar uma série de problemas para manter uma formação estável e competitiva, esta equipa de Jesus que só por benesses divinas e ajudas arbitrais não tinha sido já antes abatida pôs a nu, no léxico esmerado do seu técnico, todos os seus "condicionismos", saindo do AXA, com toda a naturalidade e justiça, vergada à humilhação imposta pelo Sporting de Braga.
           Nada habituado a que a sua equipa, quando joga em casa alheia, tenha o mesmo tratamento que é dado às que se deslocam ao Estádio dos túneis, Xistra viu, finalmente viu, helás! Javi Garcia aplicar o seu golpe usual e subreptício num adversário. Finalmente, à enésima agressão descarada um jogador do Sport Lisboa e Benfica foi expulso do jogo, ainda antes do intervalo. Quem é que se lembra de ter isto acontecido a última vez?

           Eu, não tenho essa memória.
          
         

1 comentário:

  1. Caro Senhor, ilustre Portista:

    O meu “feeling” baseou-se nas mesmas premissas que enunciou. O que eles andavam a disfarçar era feito com “o gato escondido de rabo de fora”. E com o resto da cambada a fazer o seu papel bem à vista: pasquins, locutores, comentadores e cronistas arregimentados, moços de recados, encenadores e pugilistas de fim de jogo, etc., etc. Mas, os protagonistas dos túneis, as toupeiras, não conseguiam disfarçar que a derrocada estava para breve. Aconteceu na “Pedreira” e, claro, com uma grande AX(I)A de todos os encornados e particularmente do “masca pastilha de boca aberta”.
    Eu adoro ouvi-lo nas suas tiradas de mestre da asneira… perdão, queria dizer palavra. Desta feita aprendi, “no léxico esmerado” do Jasus, um novo vocábulo e fiquei a saber que para ele não devia haver “condicionismos” para o benfas. Para estes tem que ser tudo à tripa forra. Deita a baixo o vizinho, esfola-o e “mai nada”… “Condicionismos” só os arranjados pela cambada vermelha, isso sim, está bem. Ri-me à gargalhada como acontece quase sempre que ouço este dotado mestre da palavra…

    Embora a minha idade já tenha ultrapassado o meio século, não tenho dúvidas que estou bem no que toca a memória. Contudo fiquei a duvidar e pus em causa essa minha convicção quando, após a expulsão do Javi Espanhol, me interroguei sobre a última vez que vi expulsar um jogador do benfas. Rebusquei nos mais recônditos lugares da memória e nada, nada achei. Lembro-me de cotoveladas, pontapés, rasteiras a matar, entradas em riste às canelas, bofetadas e murros e… de expulsões nada. Afinal a minha memória está mesmo debilitada! Está a ver, enfermamos do mesmo mal…

    Foi um fim-de-semana espectacular! Uma jornada triunfante no Dragão! Basquete, hóquei e futebol vitoriosos e um ramalhete de 3 conquistas brilhantes. Mais 3 vitórias, mais 3 alegrias! Agora a queda dos anjos vermelhos! Precisamos de nos manter vigilantes, em guarda, como determina a nossa postura de sempre: só cantar vitória com a conquista nas mãos.

    Faço visitas frequentes a este seu blogue, embora pouco comente. Vou fazê-lo mais vezes pois, sinceramente, gosto dos S/textos. Parabéns!

    Um abraço azul forte. BIBÓ PORTO!

    ResponderEliminar