quarta-feira, janeiro 14, 2015

MOSTRA O QUE VALES ANTES QUE FALES.

 

Taça da Liga
Fase de grupos - 2º jogo
Estádio do Dragão, Porto, Portugal
2015.01.13
Espect,.: 11 510
Árbitro: Rui Rodrigues (AFL)


             FC do PORTO, 3 - CF União da Madeira, 1
                                (ao intervalo: 1-0)

Golos: 1-0, aos 25', por Quintero, servido por Evandro no flanco direito, fletindo para dentro e rematando à entrada da área, de pé esquerdo.2-0, aos 55', por Ricardo Quaresma que entrara no início da segunda parte a substituir o estreante Ivo Rodrigues, na conclusão de jogada individual pela esquerda com remate q ressaltar num defesa do União. 2-1, por Élio, aos 57', num contra ataque que apanhou a defesa portista em contra pé e viu escapar-se o marcador ainda longe da baliza para bater Helton num remate rasteiro. 3-1, por Evandro, aos 85' na transformação de um penalti por derrube a Ricardo Quaresma.


             Não foi muito diferente do que é habitual acontecer no Dragão a primeira parte do jogo de ontem à noite contra o CF União da Madeira,  na II Liga em sétimo lugar e há dez anos afastado do prova principal do calendário português. A equipa azul e branca segue um modelo de jogo que privilegia a posse de bolsa que obviamente obriga à multiplicação de passes na iniciação das jogadas de ataque, muitas vezes levada ao exagero quando feitos para trás e para os lados, tornando o ritmo de jogo algo monótono e fastidioso. Por outro lado, a equipa madeirense trouxe para o Dragão a habitual tática "de espera" do golpe de azar do adversário mais forte, mantendo-se sempre bastante organizada na metade do relvado como é peculiar usar o experiente Vítor Oliveira nas equipas que treina, que esteve perto de resultar com um remate ao poste da baliza de Helton, aos 39'.

             Com o entrada de Ricardo Quaresma a equipa subiu de rendimento e a segunda parte acabaria por salvar a exibição da equipa de Lopetegui; depois de  Óliver Torres, aos 60' chegar ao jogo para o lugar de Rúben Neves, o espetáculo tornou-se muito mais atrativo com os "números" apresentados pelos artistas Quaresma, Quintero, Óliver Torres e até Evandro, num show de dribles, fintas e passes que são o sal de uma boa ementa.

             Foi uma vitória totalmente merecida por números ajustados sem esquecer que a equipa de Vítor Oliveira está preparar-se para regressar à Liga principal, apesar do FC do Porto ter criado um razoável número de situações de golo.

            O FC do Porto alinhou: Helton, Ricardo, Reyes, Marcano, José Angel, Campaña, Rúben Neves, Evando, Ivo Rodrigues, Ádrian Lopez e Quintero. Entraram, Ricardo Quaresma, Óliver Torres e Alex Sandro (88').

            Saúdo o regresso de Helton, igual a si próprio até na "abébia" que deu ao deixar fugir a bola das mãos numa reposição, que proporcionou ao União um livre indireto dentro da área portista, muito mal apontado, para bem do Porto. Rúben Neves jogou depois de afastamento por lesão. Não foi brilhante mas "viu-se".

            Ivo Rodrigues, conheço-o bem do FC Porto B. É bem melhor do que ontem produziu. Teve oportunidades (duas) de marcar, mas faltou-lhe "garra" ou teve "nervos" a mais.

           Dos mais conhecidos foi Juan Quintero quem mais próximo esteve do seu valor. Reyes o que terá levado o jogo mais "a sério". Deu-me a impressão que jogou para chamar a atenção...E jogou muito bem.
Ricardo Quaresma confere mais "respeito" ao ataque, Óliver teve poucos minutos de "recreio". Deve adorar jogos destes para "brincar aos grandes jogadores de futebol". José Angel continua a mostra ser "fiável", Campaña e Marcano, rodam para estarem aptos quando necessário.

           Ádrian Lopez, a deceção! Andou por ali, teve dois bons remates de cabeça para se saber que não tinha saído para o banho, mas ao alcance do guarda-redes. É pouco, é nada, e eu começo a crer que e tão fiável como o banco mau do Espírito Santo.

          Rui Rodrigues, que não conhecia, não deu aso a que tivesse ficado com má impressão a seu respeito mesmo que fique de pé atrás vindo donde veio...

           

            

           

3 comentários:

  1. Amigo :

    ..."...E jogou muito bem."...

    Esquecendo o golo sofrido , claro !

    Abraço


    ResponderEliminar
  2. Jogo entretido, vitória natural, algumas boas indicações.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Não se entende o caso do Adrian Lopez, embora possa ainda vir a conseguir mostrar qualquer coisa, até para não deixar mal o treinador que apostou num elemento assim, caro e sem ser superior a muitos dos que já tínhamos. Para mais verificando-se a falta de oportunidades com que se deparou a um Kelvin, por exemplo. Quanto ao jogo, propriamente, gostei do resultado e da atitude de boa parte da equipa.
    Armando Pinto
    Memória Portista

    ResponderEliminar