segunda-feira, janeiro 26, 2015

MARCHA A RÉ NA CORRIDA AO TÍTULO.



I Liga 
Estádio dos Barreiros, Funchal
18ª Jornada
2015.01.25

                         SC Marítimo, 1 - FC do PORTO, 0
                                    (Ao intervalo: 1-0)

GOLO: aos 32', por Bruno Galo, na sequência de um pontapé sem preparação executado dentro da área e sem marcação, na sequência de um mau alívio da defesa portista, forte e colocado sem hipóteses de defesa para Fabiano.

O FC do PORTO alinhou: Fabiano, Danilo, Maicon, Martins Indi (aos 63' Rúben Neves), Alex Sandro, Héctor Herrera (aos 59' Gonçalo Paciência), Casemiro, Óliver Torres, Quintero (45', Tello), Jackson Martíonez e Ricardo Quaresma.

Árbitro: João Capela (Lisboa)


                     O Futebol Clube do Porto não poderia ter perdido este jogo e nem mesmo o empate seria aceitável para manter uma candidatura credível ao título de campeão. Este fracasso, que não era esperado para a maioria dos portistas, se não afastou definitivamente os dragões da luta pelo primeiro lugar as esperanças de o conseguir são agora muito limitadas. Também contra as melhores espetativas, o comportamento da equipa e da maioria dos seus jogadores ficaram muito aquém do que poderia e deveria ter sido feito o que significa que as causas do insucesso são todas da responsabilidade do grupo e não imputáveis a quaisquer fatores exteriores do jogo incluindo a arbitragem.


                    Não é fácil de aceitar que o FC do Porto tenho estado instalado praticamente durante  todo o tempo de jogo no meio campo do adversário e nem um golo tenha conseguido obter, porque teve oportunidade de o conseguir em vários lances nos quais nem o Salim, nem todos os jogadores maritimista postadis à sua frente conseguiram anular mas acabaram desperdiçados por inépcia dos elementos portistas intérpretes dos lances. Com excepção do momento decisivo do encontro que ocorreu ao minuto 63', no lance iniciado por Tello que rematou ao poste e se sucederam dois remates com hipóteses de golo, Salim salvou o Marítimo com duas grandes defesas, mas, ocorreram lances em que se expôs à violação da sua baliza como num remate na primeira parte de Ricardo Quaresma em que defendeu para a frente, e, aos 54' quando Martins Indi lhe devolveu a bola que ele lhe tinha metido nos pés para a empurrar para o golo. 

                   Não foi pela exibição do  guarda redes dos madeirenses, nem pela barragem de betão do grande treinador  um tal Leonal Pontes, nem pela arbitragem de João Capela, nem por intervenção de Alberto João demissionário: foi pela incapacidade da equipa de Julen Lopetegui e por um excelente golo em lance de gentileza da defesa portista NO ÚNICO REMATE FEITO À BALIZA DE FABIANO EM TODA A PARTIDA!

                  Julen Lopetegui tem que pôr o FC do Porto a jogar de forma prática. Há passes a mais, velocidade de jogo a menos. E pensar bem quem escolher para enfrentar determinadas equipas. E corrigir a mão, quando se tiver enganado ou o jogo o pedir, a tempo.


                 Infeliz Fabiano que não teve que fazer uma defesa em toda a partida e foi batido num único remate do adversária; Danilo, Maicon, Martins Indi e Alex Sandro, andaram por ali sempre de calções na mão (na minha terra anda de "calças na mão" quem se borra de medo); Héctor Herrera, não teve norte nesta partida, tal como Quintero e Casemiro, todos incapazes de criar bolas boas para criar perigo. Óliver Torres e Jackson Martínez, eram abelhas de mel para a voracidade das vespas velutinas. Ricardo Quaresma trabalhou e suou para estar perto do seu melhor nível. Dos reforços, Tello, Rúben Neves e Gonçalo Paciência, não era de esperar melhor. O espanhol merece nota positiva apesar de o jogo não ser propício às suas características. Rúben Neves entrou determinado e corajoso, mas também ansioso; o estreante no campeonato Gonçalo Paciência deu luta numa floresta demasiado difícil para a sua inexperiência.


           Nada correu bem nesta deslocação fracassada. Há razões de sobra para apontar o dedo a alguns comportamento  e decisões pouco felizes, mas não ao João Capela alfacinha lampião e aos auxiliares cujo trabalho, salvo um ou outro desfasamento legal sem relevância para o resultado, não quiseram colaborar na derrota portista. Mais, acho que a partir de agora, todos os árbitros farão nos jogos do FC do Porto boas arbitragens...

                


                 


                  


                   


2 comentários:

  1. Amigo :

    Claro que não justifica tudo mas ... estamos sem sorte nenhuma !

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Passo só para o cumprimentar, pois não me apetece comentar nada. Nestas alturas fico calado, pois não adianto nada em desabafar, apenas. Abraço.
    Armando Pinto

    ResponderEliminar