segunda-feira, agosto 06, 2012

RES...CALDOS.

     


     Se o que me foi dado ver no jogo de apresentação da equipa do Futebol Clube do Porto, que se realizou no Dragão no último sábado contra o Lyon, tivesse sido a evidência da realidade do que vai ser o comportamento da nossa equipa esta época, a tranquilidade não seria o meu actual estado de espírito. Com efeito, mesmo tratando-se de uma simples partida de mera apresentação do plantel aos sócios e simpatizantes, e, ainda mais simbolicamente, uma atenção especial para os muitos adeptos que estão a passar férias em Portugal e têm poucas oportunidades de ver a equipa ao vivo nos países onde exercem a sua actividade profissional, o nível da exibição da nossa equipa foi bastante modesto.

              Copiando o modelo de apreciação do braguista de Cabeceiras de Basto na TV, a classificação de 0 a 20 não chegaria aos dois digitos...

              Todavia não há quaisquer razões para mandar tocar o sino a rebate. Seria, até, surpreendente e, quiçá, desaconselhável ter a equipa mostrado um nível de jogo agora que é mais desejável venha a conseguir lá para Março ou Abril, que é quando normalmente acontecem as grandes decisões e se exige a pujança física e técnica do conjunto.

             Por outro lado não é despiciendo lembrar que nem todos os jogadores estiveram disponíveis para esta partida (Hulk, Sandro e Danilo), e, alguns outros como Moutinho, Varela, Rolando e Djalma, têm a sua iniciação desta época atrasada.

             A minha maior atenção estava concentrada em Jackson Martínez (Jack, tou court). Sem desiludir, mas também sem deslumbrar, deu para lhe reconhecer atributos que podem vir a justificar a titularidade futura: tem estatura, técnica, ideia de sistema do ataque e de equipa, joga limpo e simples, é veloz no passe e na desmarcação, trabalha e luta. Sublimando todas (ou algumas, pelo menos) destas características terá justificado o valor da contratação.

             Christian Atsu, já passou no exame. Confirmou o que prometeu na última época. Agora, é só trabalhar para que os holofotes andem atrás dele.

              Sábado é a sério. Não vamos falhar. Aí, o Porto estará mais perto do Porto que todos conhecem: o MELHOR CLUBE PORTUGUÊS.



              PS. Fiquei muito agradado com o que vi fazer no domingo à tarde ao FC PORTO B(om), no Estádio Luís Filipe Menezes, no particular contra o Celta de Vigo. Bom futebol, gosto de jogar à bola (ou pelo Clube?), magníficos executantes! Dá gosto, ter uma "fábrica" assim! 

              Nem na Auto-Europa se fabricam "máquinas" como estas...

              

           

      

3 comentários:

  1. Amigo :

    ..."Sábado é a sério."...


    Pois é !

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Já se viram bons apontamentos, com efeito, no jogo de apresentação. Num jogo que não deu para muito espavento, o que para mim até nem foi mau de todo, para poder ver nas calmas...
    Além do que se viu e tem sido comentado, não gostei da arbitragem. O que nem é de admirar, mas refiro por ficar já de pé atrás, pois se num jogo destes até atrasa a entrada dum que saíra lesionado... quando for a sério, é que vai ser... do que não devia ser.
    Ah, e quanto aos da equipa B, que começam a entusiasmar, fiquei a admirar o tal avançado (extremo?), Sebà...!
    Sábado, aí sim, é para começar a jogar a sério.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Porque hoje já é a sério...

    Chegou a hora do futebol a sério, agora não há mais tempo para ter tempo, experimentar, facilitar. Está em disputa um Troféu, a Supertaça Cândido de Oliveira e é preciso manter a tradição que, salvo raríssimas excepções, dá ao universo portista o primeiro motivo para festejar. Vamos em três Supertaças consecutivas, num total de dezoito conquistadas, temos tantas sozinhos, como todos os outros juntos. É verdade que ainda não estamos no ponto, as razões são conhecidas e já apontadas, mas ainda assim somos superiores, somos favoritos. Mas superioridade e favoritismo, não se apregoam, praticam-se e se não formos competentes, tivermos o espírito correcto, podemos ter dissabores. Aliás, basta ver quem é o nosso adversário, a Académica, quando se esperaria o Sporting, para estarmos conscientes que temos de estar a um nível alto para derrotar uma equipa boa, bem orientada e que não tem nada a perder. Jogamos em Aveiro, onde temos sido muito felizes e estaremos acompanhados por milhares de portistas, prontos para apoiar e ajudar a conquistar a Supertaça. Vamos a eles Porto, vamos começar a época com o pé direito, vamos começar desde já a ganhar suporte moral para uma temporada muito difícil e onde seremos, claramente, o alvo a abater.

    Abraço

    ResponderEliminar