quinta-feira, agosto 23, 2012

TÃO SIMPLES QUANTO ISSO: COMPORTAMENTO À CAMPEÃO!


   

          Tão simples, quanto isso: comportamento "à campeão" é tudo o que se exige dos jogadores e equipa técnica, em todos os momentos e em todas as competições em que participem as honradas camisolas azuis e brancas do Futebol Clube do Porto,  o melhor e mais vitorioso clube de Portugal e um dos mais respeitados emblemas do futebol europeu.


               Só não entendo muito bem por que só agora, depois da frustração causada pela deficiente atitude no jogo disputado em Barcelos, aliás na linha de outras que aconteceram na época finda e que puseram em causa a conquista do bi-campeonto, esta postura que tem sido apanágio das nossas cores desde há muitos anos, e faz o nosso sucesso e a diferença em relação aos adversários, tenha sido motivo de apelo para incentivar os jogadores.

               Qualquer partida de futebol é imprevisível quanto ao resultado final e as vitórias nunca estarão garantidas se faltar a motivação e o empenho, mesmo que os protagonistas sejam dotados e ganhem sacos de notas. Não faltam exemplos de equipas modestas com jogadores limitados tecnicamente, de escassos proventos e, muitas vezes, com o pagamento em atraso, superarem com "suor, sangue e lágrimas" conjuntos constituídos por "craques" que só estão disponíveis para se exibir em determinados jogos e competições.

               O objectivo de cada jogo deverá ser alcançar a vitória que, se for obtida através de uma exibição de agrado ainda mais sabor terá. Mas, se o triunfo falhar, só a falta de luta, de ambição, o "não querer" ganhar dos protagonistas não poderá obter o perdão do adepto fiel.

2 comentários:

  1. Temos aí já o jogo com o Guimarães: Jogo importante e com resultado muito importante, pela natureza de que se reveste e efeitos seguintes. É hora realmente dos nossos fazerem das tripas coração, partindo para cima dos adversários com garra e confiança.

    ResponderEliminar
  2. Fazer acontecer, não ficar À espera que aconteça.

    É este o lema para hoje, dia em que o Bi-campeão faz a estreia oficial no Dragão. E para fazer acontecer, a exibição tem de ser bem melhor que na jornada anterior. A lentidão, exasperante, de passos para trás e para o lado, que se viu em Barcelos, à espera que aconteça, tem de dar lugar a ritmos altos, pressão, intensidade, capacidade de pensar e executar rápido, provocar o erro, fazer acontecer. Só assim, junto com profundidade, largura, sentido colectivo e atitude, como contraponto a um adversário fechado, a jogar com o relógio, no contra-ataque e à procura do pontinho, podemos conseguir o objectivo de conquistar os três pontos. Resumidamente, fazer o que não se viu frente ao Gil, com excepção dos últimos 15-20 minutos finais.

    Abraço

    ResponderEliminar