segunda-feira, março 26, 2012

QUEM VAI ABAIXO DE BRAGA?

            O Sporting de Braga tem vindo a fazer um percurso de sucesso tudo fazendo para não dar muito nas vistas, evitando comprometer-se publicamente com objectivos  ambiciosos. Tivesse sido mais precavido na deslocação a Barcelos e não visse fugir das mãos o galo que tinha quase pronto para a cabidela teria cumprido um percurso acima do que muito poucos julgariam ser possível.

             Assim, sem que directamente muito tenha feito para isso, poderá hoje aceder ao primeiro lugar da Liga em virtude do convite simultâneo do FC Porto e SLB lhe endereçaram este fim de semana, o que, a suceder não surpreenderá  assim tanto atendendo à regularidade e qualidade evidenciadas pela equipa de Leonardo Jardim na prova.

             Há, a meu ver, dois factores que, entretanto, podem influenciar, e dificultar o acesso dos bracarenses ao primeiro lugar do podium: a dificuldade de enfrentar uma equipa como a Académica que parece predestinada a contrariar as equipas com um tipo de futebol como é o do Sporting de Braga, e, a pressão  que os  minhotos não deixarão de sentir com a expectativa de poderem chegar à liderança.

             Caso venha a concretizar-se o feito arsenalista, as duas jornadas seguintes poderão ser verdadeiramente escaldantes.

2 comentários:

  1. Caríssimo

    Deixo-lhe a opinião de um Benfiquista.

    Enquanto tivermos um campeonato nivelado por baixo, dificilmente teremos índices competitivos de jeito (a excepção é a do FCP de Mourinho, já que mesmo o ano passado Villas Boas só ganha a Liga Europa por uma conjugação de factores que, provavelmente não teria este ano)

    Gostaria de o ver comentar aqui, se o entender, a possibilidade de um campeonato de 10/12 equipas, ao contrário do famoso alargamento que se anuncia.

    Há muitos anos que, SLB primeiro, FCP depois, houve o hábito de deixar que as camisolas ganhassem - e ganhavam porque a diferença era abismal. Especificamente este ano com péssimos treinadores de lado a lado e mantendo a atitude competitiva deixou-se que o Braga aparecesse. Seria uma lufada de ar fresco ver o Braga campeão... mas receio pela campanha na Champions do ano que vem.

    Este ano, por este ano, é fácil ver que o SLB beneficiou de um grupo acessível - só Man.Unt era superior e teve um mau começo de época, e de uns oitavos onde seria dificil ter melhor adversário. Amanhã... dificilmente escapa a uma derrota pesada.

    Saudações desportivas

    Alberto de Carteado Malheiro

    ResponderEliminar
  2. All those years ago:

    Mesmo as grandes equipas beneficiam, muitas vezes, de uma conjugação favorável de factores para obter aquilo que a sua maior capacidade em relação ao opositor não consegue superar.

    (Se viu o jogo que acaba de terminar entre o SC Braga e a Académica recorde os lances junto da baliza de Quim por volta dos 80')

    Aceito, naturalmente, que o sucesso das equipas nas competições europeias, sejam as portuguesas ou de outros países, está condicionado à conjugação de múltiplos factores favoráveis, independentes do valor real que possam ter.

    Sou frontalmente contra o alargamento agora proposto para 18 clubes na Liga e ainda mais com a época a decorrer. Seria a completa descredibilização dos órgãos que dirigem o futebol e a desvalorização da competição principal do futebol português. Há muitos anos que se pensou num campeonato a 14 clubes, que sempre me pareceu ajustado para a realidade do nosso futebol.

    Saudações desportivas.

    ResponderEliminar