Assim, sem que directamente muito tenha feito para isso, poderá hoje aceder ao primeiro lugar da Liga em virtude do convite simultâneo do FC Porto e SLB lhe endereçaram este fim de semana, o que, a suceder não surpreenderá assim tanto atendendo à regularidade e qualidade evidenciadas pela equipa de Leonardo Jardim na prova.
Há, a meu ver, dois factores que, entretanto, podem influenciar, e dificultar o acesso dos bracarenses ao primeiro lugar do podium: a dificuldade de enfrentar uma equipa como a Académica que parece predestinada a contrariar as equipas com um tipo de futebol como é o do Sporting de Braga, e, a pressão que os minhotos não deixarão de sentir com a expectativa de poderem chegar à liderança.
Caríssimo
ResponderEliminarDeixo-lhe a opinião de um Benfiquista.
Enquanto tivermos um campeonato nivelado por baixo, dificilmente teremos índices competitivos de jeito (a excepção é a do FCP de Mourinho, já que mesmo o ano passado Villas Boas só ganha a Liga Europa por uma conjugação de factores que, provavelmente não teria este ano)
Gostaria de o ver comentar aqui, se o entender, a possibilidade de um campeonato de 10/12 equipas, ao contrário do famoso alargamento que se anuncia.
Há muitos anos que, SLB primeiro, FCP depois, houve o hábito de deixar que as camisolas ganhassem - e ganhavam porque a diferença era abismal. Especificamente este ano com péssimos treinadores de lado a lado e mantendo a atitude competitiva deixou-se que o Braga aparecesse. Seria uma lufada de ar fresco ver o Braga campeão... mas receio pela campanha na Champions do ano que vem.
Este ano, por este ano, é fácil ver que o SLB beneficiou de um grupo acessível - só Man.Unt era superior e teve um mau começo de época, e de uns oitavos onde seria dificil ter melhor adversário. Amanhã... dificilmente escapa a uma derrota pesada.
Saudações desportivas
Alberto de Carteado Malheiro
All those years ago:
ResponderEliminarMesmo as grandes equipas beneficiam, muitas vezes, de uma conjugação favorável de factores para obter aquilo que a sua maior capacidade em relação ao opositor não consegue superar.
(Se viu o jogo que acaba de terminar entre o SC Braga e a Académica recorde os lances junto da baliza de Quim por volta dos 80')
Aceito, naturalmente, que o sucesso das equipas nas competições europeias, sejam as portuguesas ou de outros países, está condicionado à conjugação de múltiplos factores favoráveis, independentes do valor real que possam ter.
Sou frontalmente contra o alargamento agora proposto para 18 clubes na Liga e ainda mais com a época a decorrer. Seria a completa descredibilização dos órgãos que dirigem o futebol e a desvalorização da competição principal do futebol português. Há muitos anos que se pensou num campeonato a 14 clubes, que sempre me pareceu ajustado para a realidade do nosso futebol.
Saudações desportivas.