sexta-feira, agosto 26, 2011

VENCER, HOJE E SEMPRE!

http://3.bp.blogspot.com/-jLt5JSKGjgQ/Tj_dN9ha3SI/AAAAAAAAOPE/BFmbFfhhOU8/s1600/pc.JPG


Ficheiro:Большой герб Донецка.png

13 de Setembro de 2011: FC Porto - Shakhtar Donetsk

28 de Setembro de 2011: Zenit S. Petersburg - FC Porto

19 de Outubro de 2011: FC Porto - Apoel Nicósia

01 de Novembro de 2011: Apoel Nicósia - FC Porto

23 de Novembro de 2011: Shakhtar Donetsk - FC Porto

06 de Dezembro de 2011: FC Porto - Zenit S. Petersburg



                   Se foi um bom ou mau sorteio para as aspirações do Futebol Clube do Porto, só o futuro o dirá. A carreira na prova depende, com efeito, do valor dos adversários mas muito mais da competência competitiva da nossa equipa e dos argumentos que exibir em cada jogo. Só teoricamente é possível sustentar que há favoritos mas é nos jogos que se decide quem ganha ou perde, e não faltam exemplos que comprovem que nem sempre perde quem foi condenado por palpite.

                   No caso do Futebol Clube do Porto o que pode acontecer é que, sendo os seus adversários obstáculos de vulto, mas sem cotação mediática de grandes clubes europeus, o sucesso que alcançar pouco acresce ao prestígio que tem, mas, poderá causar-lhe grande dano se não confirmar o favoritismo que lhe é reconhecido.

                      Por outro lado, tanto o Donetsk, como o Zénit, e ainda mais o Apoel, apesar do palmarés dos dois primeiros, e possuírem equipas capazes de realizar grandes espectáculos, não gozam de popularidade idêntica à dos clubes espanhóis, ou ingleses, não tendo, por isso, o impacto dos grandes confrontos mediáticos que arrastam multidões.

                     Uma dificuldade acrescida está nas distâncias a percorrer e a época em que vão decorrer. Para além de cansativas a época de Inverno, tanto na Ucrânia como na Rússia, dá vantagem aos nossos adversários que estão mais treinados em relvados com neve ou contrário do que normalmente acontece entre nós e não sentem, aquelas equipas,  antes pelo contrário, qualquer inadaptação aos nossos relvados mesmo que o jogo decorra com chuva.

                     Sorteio é sorteio, os adversários são estes e não outros. Agora, vamos trabalhar para continuar na ribalta.

            
                                               BARCELONA - FUTEBOL CLUBE DO PORTO
                      Sinceramente, o que mais me preocupa no jogo de logo à noite no Mónaco, não é o Messi, o Iniesta, o Xavi, o Xàbregas, Davi Villa ou o fantástico Pep Guardiola e a sua MÁQUINA playstion de jogar FUTEBOL. O que mais me preocupa é o NÍTIDO desassossego que me parece instalado na nossa equipa provocado pela indefinição da situação de alguns dos jogadores, como se depreende, até, das próprias declarações de Vítor Pereira quando foi para a conferência de imprensa falar da data do fecho do mercado, que acha, e eu concordo, já devia ter acabado há muito tempo. Não tenho nenhum vontade em ter razão pelo que espero não ter que ler e ouvir, depois do jogo, que os jogadores do Futebol Clube do Porto não deram tudo o que sabem e podem para vencer a MELHOR EQUIPA DO MUNDO.

              Estou pronto a desculpar um resultado menos agradável mas será muito difícil, senão improvável, perdoar a quem não tiver dignidade para envergar a gloriosa camisola azul e branca.
                                 

         
                          

                

3 comentários:

  1. Bom dia,

    Quem melhor que o Sr Armando Pinto, do Longara, para nos recordar o eloquente poema de Pedro Homem de Melo, que diz «Ninguém fale em perder! Ninguém recua… E a mocidade Invicta a cada abraço/ A si mais nos estreita. A Pátria é sua./ E, de hora a hora cresce o Baluarte!»

    Vamos acreditar, é difícil mas não impossível. Cabe aos nossos valorosos atletas, transcenderem-se, serem sérios e bravos e vencer.
    O Barcelona dispensa apresentações ... mas nós também.
    FC Porto e Barcelona são os maiores emblemas ibéricos, que após anos de ditadura, impuseram um domínio desportivo de forma natural, por serem mais competentes e guerreiros.

    Vai ser um grande jogo para desfrutar, e esperamos nós portistas, a conquista da segunda Supertaça Europeia da nossa história.

    Quanto ao sorteio da champions, caímos num grupo de campeões. Campeão Cipriota, Campeão Russo, Campeão Ucraniano e nós Campeões de Portugal.
    Vai ser um apuramento duro.
    Apesar de estarmos no pote 1, ou seja, o pote das melhores equipas europeias, não conseguimos evitar, o Zenit vencedor da Taça Uefa e Supertaça Europeia em 2009, e o Shahktar vencedor da Taça Uefa em 2010, e só afastado pelo actual campeão europeu, Barcelona, nos quartos final na época transacta.
    Somos favoritos, mas temos de ser competentes, e avizinham-se deslocações difíceis à Rússia e Ucrânia.
    A passagem passará por vencer os 3 jogos em casa, e vencer fora o Apoel. Penso que com 12 pontos nos classificaremos tranquilamente, isto jogando pelo seguro, pois temos valor para vencer quer na Rússia quer na Ucrânia, e fazer mais que os 12 pontos.
    A passagem aos oitavos de final está ao nosso alcance.

    Abraço e que logo o caneco viaje para o Porto.

    Paulo

    pronunciadodragao.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Após um retemperante e voluntario exílio da mesquinhez Pátria no que toca as noticias “futeboleiras” e das deprimentes restantes, preparo-me confiante para assistir ao embate das duas equipes que de modo diverso reúnem a minha atenção pelo desporto rei. Que o nosso Porto jogue com orgulho no seu passado e no seu presente e demonstre mais uma vez a razão da sua presença na alta roda do futebol Europeu e Mundial.

    ResponderEliminar
  3. Vamos a eles! É difícil mas não impossível... e, apesar de todos sabermos quão difícil será, este é um jogo em que se perdermos não deslustra e se ganharmos será magnífico, sublime. E vamos ganhar!
    Abraço.

    ResponderEliminar