sexta-feira, agosto 05, 2011

A "TIA" RICA DE NUNO GOMES.

.

   
           Ouço muitas vezes dizer a propósito de alguém que tem uma vida fácil porque nasceu em berço de ouro ou uma tia rica o protege com sinecuras generosas ao longo do tempo, que "vive numa redoma" ou "é menino da mamã". É o que penso a propósito de Nuno Gomes, que acaba de voltar à selecção nacional, pela caridosa mão do amigo Paulo Bento.

            É claro que o moço de Amarante, admirador precoce do bi-bota Fernando Gomes, o grande artilheiro do Futebol Clube do Porto (ver LÔNGARA - ACTIVIDADE LITERÁRIA E MEMÓRIA ALVI-AZUL, de Armando Pinto, http://longara.blogspot.com/), tem (tinha?) boas capacidades para jogar à bola: movimenta-se com destreza na área, tem alguma qualidade no jogo de cabeça e, até, uma boa relação com o golo. Mas não é, nunca foi, um grande jogador de futebol.

            Gomes beneficiou, a meu ver, de duas premissas que lhe granjearam fama e proveito no seu percurso de futebolista profissional: a escassez de concorrência para o lugar em que joga e o ter sido, até há pouco tempo, jogador do Benfica. Uma curta passagem pela Itália e o seu retorno ao clube que o vendera é  prova da sua valia real.

             Em fim de carreira (vai a caminho dos 36 anos de idade...), pode ser útil ao Braga, como o é João Tomás, em Vila do Conde, onde a sua experiência (no campo e no balneário)  resultará em benefício do grupo, certamente. Mas na selecção nacional para que Paulo Bento o convocou, é outra conversa.
             Mesmo que se invoque a míngua de concorrentes à posição, pois só há, neste momento dois seleccionáveis, Helder Postiga e Hugo Almeida, (mais João Tomás, dentro dos parâmetros que justificaram a chamada do agora bracarense e com a vantagem de ter jogado a época, enquanto Gomes até no banco poucas vezes esteve...), só o seleccionador saberá explicar porque imperiosa razão o ex-benfiquista em fim de carreira entrou no lote para enfrentar num particular, repare-se, o Luxemburgo. Controlar o balneário? Referência da equipa? Estímulo para o atleta, no ocaso da carreira? Não me parece. A não ser que o Nuninho tenha sido chamado para se ambientar com vista à futura integração na equipa técnica da selecção portuguesa, pois se o tivesse sido para animar o grupo, então melhor seria ter sido contratado o Bruno Nogueira...

             

2 comentários:

  1. Concordo inteiramente. Só não compreendem essas incongruências gritantes, aqueles que ainda acreditarem que o Robertinho dos galinheiros rendeu aquele monte de euros ao “clube da dona Vitória” (com os seus devidos direitos de autor preservados)

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que o Bentinho se está a meter com o clube da dona vitória, usando uma expressão que lhe é querida.
    De facto, Nuno Gomes e Quim?! Coitada da selecção, a não ser para a festa de despedida...

    Abraço

    ResponderEliminar