sábado, abril 30, 2011

CORREIO AZUL (26)

José Mourinho cabisbaixo
               1. MOU...COLAPSOU?

               A reacção de Mourinho à derrota do Real Madrid por 0-2 perante o Barcelona, em Chamartin, na quarta-feira, para a Liga dos Campeões, foi pouco menos que dramática pela intensidade das declarações que proferiu e as circunstâncias que as despoletaram.
               Aureolado pela sucessiva conquista de competições das equipas onde foi treinador,  fosse em Portugal, Inglaterra e, agora, mesmo em Espanha, o treinador português granjeou o direito ao estatuto de Special One, que lhe advém da sua competência técnica mas, também, em razão da sua inteligência e carácter acima da média.
               Desde que tomou conta dos merengues, Mourinho não tem caminho fácil e a roda da vida, até agora tão espectacularmente venturosa, já conheceu muitos melhores dias. Primeiro, deu-se mal com o director desportivo Valdano, a imprensa espanhola não é exactamente tão sociável como a inglesa e, muito menos, subserviente como a portuguesa e pegou no assunto, a apalpar a presa. Se, aparentemente, ultrapassou alguns problemas de balneário as aquisições por si avalizadas, fosse por lesão, castigos ou inadaptação, tardam a afirmar-se. Depois, tem perfeita noção do que é gerir "vedetas", e o peso que representa mandar para o banco activos de 100 milhões (!!!)... E os resultados confirmaram-no, já que a José nada acrescenta a conquista de uma Taça, que até uma equipa de quarta categoria poderá conseguir.
       
                Incontornável é a sua "besta negra", Guardiola, o treinador do momento da equipa da hora, o Barcelona. Depois dos CINCAZERO de Nou Camp, a MANITA, como dizem nuestros hermanos, MOU nunca mais foi o mesmo. Implicativo com as arbitragens, agreste com os colegas de profissão, enfrentando o quinto poder da imprensa, jogando mal e perdendo para além do aceitável, o SPECIAL ONE, "passou-se" indo além dos limites da boa compostura e das responsabilidades que lhe estão atribuídas. Parece stressado, no limite da resistência...
                Ainda que de forma subentendida, Mourinho, lançou suspeições gravíssimas sobre a tutela máxima do futebol num gesto imprudente para a sua carreira expondo-se às medidas retaliativas dos intocáveis platinis e blatters todo poderosos o que, a serem tomadas, mancharão como nódoas negras a sua excepcional carreira.



            2. MANTER O NÍVEL E AUMENTAR O RECORD.

                Amanhã vamos ao Bonfim, defrontar na ante-penúltima jornada do campeonato, o Vitória de Setúbal, a lutar ainda pela manutenção na Liga. É uma missão em que temos de defender o prestígio de ostentar o título de campeão nacional e a manutenção da invencibilidade na prova, entre outras motivações importantes. É tradição sermos felizes no Estádio dos Arcos. Uma derrota, mesmo que não tenha para as nossas cores consequências práticas, é sempre difícil de aceitar, muito menos depois de ter acontecido a inolvidável noite de quinta-feira no Dragão, o Estádio-Mais-Belo-da-Europa, o verdadeiro palco dos sonhos dos seguidores do Futebol Clube do Porto.

           

6 comentários:

  1. Meu caro :

    Remeto , também , o teu " MANTER O NÍVEL "
    ao Special One !

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Caro Remígio
    A sua peça sobre o "Special One" está exemplar.Concordo em absoluto que o homem se "passou" de vez...Pelo meu lado e tentando lembrá-lo pelas vitórias que ajudou a alcançar, NÃO consigo esquecer a maneira como se..."marchou" tipo : "entrou-e-nada-disse-pôs-o-chapéu-e-foi-se ".
    Mourinho só teve um azar: é que o BARÇA está "a mais " na Liga espanhola e é muito melhor que todos os outros.O resto é treta,conversa p'ra boi dormir, e só há que admitir e respeitar a fortaleza alheia,por muito que isso custe a engolir...
    Quanto ao inquérito em curso,
    da uefa de mestre platini, tudo se poderá esperar, mas eu,pessoalmente, creio que "el madrid" saberá burilar as coisas de modo a que Mou seja protegido,aconselhado e retratando-se: "porque não era bem aquilo que queria dizer" a normalidade virá ao de cima e ..."no pasa nada!".
    P'rácabar: um VIVA ao BARÇA ! ( o FCP lá do sítio ).
    Cá por mim - desculpe o desabafo-: O Mou que se dane!
    É já quase domingo e bem espero que o" mau tempo" que hoje varreu -lá pelas espanhas- o barça e o madrid, não se estenda a terras lusas...se é que me faço entender...
    Há que tentar o record!
    Bom e feliz domingo
    Abraço amigo
    João Carreira

    ResponderEliminar
  3. João abel calais:

    Mourinho tem forte personalidade e não se deixará cair. Tem consciência de si próprio e das suas qualidades e usa-as como ninguém.
    Só lhe desejo o melhor, porque sei ser grato, e não guardo rancor a ninguém.

    Já de manhã, estou feliz por ter sido o primeiro amigo a quem tenho o prazer de cumprimentar.
    Bom dia e melhor tempo, para ajudar.

    ResponderEliminar
  4. Tenho a nítida sensação que ele, Mourinho, ao contrário do que anda a dizer, quer ir para Inglaterra. Até para o Special o Real Madrid é demasiada pressão.

    Sobre o Setúbal vs Porto, no Bonfim,
    A quem joga um frente a uma grande equipa, como é o Villarreal e numa meia-final de uma prova europeia; faz um jogo notável e consegue um resultado fantástico; descansa um dia, no outro treina de manhã e de tarde viaja para Palmela; só podemos dizer:
    - malta, calma, sem stress, nem fobias por recordes que só servem para ser batidos.
    O profissionalismo é coisa séria e nós não brincamos em serviço, mas este jogo, entre dois jogos importantíssimos, obriga a todos os cuidados e a não corrermos nenhum tipo de riscos. A nossa "guerra" já está ganha, a "guerra" dos outros não nos diz respeito. Espero, portanto, um Porto a jogar para ganhar, como sempre, mas a poupar os jogadores mais influentes e os mais desgastados.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Meu caro.
    Não gosto nada da personalidade egocêntrica do Mourinho, mas permita-me discordar e julgo que pela primeira vês, das considerações que tece a respeito do personagem. Comungo consigo a desilusão das atitudes inqualificáveis que assumiu perante o nosso Porto, pois até hoje não se deu ao trabalho de reconhecer que foi aqui que lhe proporcionaram as condições de ser o que hoje é. Não penso é que aquilo que a imprensa Espanhola estampa como dificuldades da sua liderança perante aquele punhado de estrelas, seja um empecilho ao seu sucesso, pois julgo que o problema é muito mais profundo do que isso. O Real Madrid é o Benfica de Espanha, e como tal sofre dos mesmos sofismas que alimentam os adeptos e a imprensa, que perante as derrotas elegem um alvo mais mediático, e com isso protegem os incompetentes que gravitam nas cúpulas directivas.

    ResponderEliminar
  6. fimoze:

    No meu post pretendi registar o momento difícil que Mourinho passa em Espanha, confirmado pelas notícias da imprensa, no domingo, que davam conta (com ou sem verdade, não sei), de gravíssimos conflitos com os jogadores, designadamente com Ronaldo.

    Como salientei, não guardo qualquer ressentimento de José Mourinho, mas comungo consigo a "ingratidão" que parece adoptar relativamente ao FCPorto e, ao homem que mais o ajudou no seu lançamento: Jorge Nuno Pinto da Costa.
    O Real Madrid entusiasmou-me nos tempos de Di Stefano, Del Bosque, Gento, etc. isto é, antes de o ver como o benfica espanhol...

    Abraço amigo.

    ResponderEliminar