sexta-feira, abril 15, 2011

EM MOSCOW, SEMPRE O PORTO GANHOU.

         
            LIGA EUROPA.


            Em Moscow, Estádio Luzhniki:
       
            Spartak, 2 - FUTEBOL CLUBE DO PORTO, 5

            FCP. Helton. Fucile, Rolando, Otamendi eÁlvaro Pereira. João Moutinho, Fernando e Guarin. Hulk, Falcao e Cristián Rodriguez.
            Outros jogadores utilizados: Sapunaru, aos 27', substituiu Fucile, lesionado; 45', entra Rúben Micael e sai João Moutino; 71,30' Falcao dá o lugar a Jámes Rodriguez.

            GOLOS: 27', por Hulk, numa sensacional jogada iniciada muito antes da linha de meio campo por Guarin, que serviu Falcao, este tabelou para Hulk já lançado em corrida e, depois de contornar um defesa e tendo outro à ilharga, aproximou-se da área do Spartak para, num remate executado com precisão para o lado esquerdo do guarda-redes abriu o marcador. Um golo empolgante, genuinamente "à Hulk"!
            O 2º chegou em cima do intervalo, com Cristián Rodriguez a dar de cabeça o caminho certo ao canto apontado por Hulk.
            A abrir a segunda parte, Guarin, não deixou para mais tarde a assinatura de mais um golo, que seria o 3º, correspondendo à amabilidade do compatriota Falcao, que, recuperando um seu remate defendido pelo guardião russo, lha entregou "de bandeja". Aos 51,30' chegou a vez dos russos fazerem o primeiro, antes de Helton o ter negado com uma defesa aparatosa. Mas, logo a seguir, Falcao, aumenta a margem no jogo e na Europa, apontando no seu estilo o 4º, a centro de Hulk.. Já Rolando e Otamendi estavam a pensar no voo de regresso, aí por volta dos 71,30' e andavam por ali vagamente interessados num tal Ari que até para túneis não é peco, passa pelos dois e mais pelo Helton que não foi na jogada do penalti e faz o segundo moscovita.
Quem ainda não estava realizado de todo era Rúben Micael e, quando Jámes Rodriguez estoirou na trave o bólide saído do pé esquerdo, estava no sítio certo quando o esférico veio ter com ele, rechaçada. bateu com força e sem defesa para o cinco "da manita".

            Esta nova deslocação à capital moscovita foi memorável por muitas razões. Confirmou a tradição de o Futebol Clube do Porto sempre ter vencido nas suas deslocações à Rússia; ter superado a eliminatória com um estrondoso 10-3; mas, o melhor de tudo, foi a sua demonstração de verdadeira classe, da sua estirpe de equipa superior que pratica um futebol de espectáculo, moderno, equilibrado, multifacetado e criativo, recheada de um lote excepcional de jogadores do melhor que existe na actualidade.
            Desde o início da partida até meio da segunda parte os campeões invictos de 2010/2011, actuaram de forma quase perfeita, na segurança defensiva, na diligência e acerto do meio campo, na movimentação e criatividade dos seus avançados, fazendo circular a bola por todos os espaços do sintético e aplicando um verdadeiro colete de forças que estrangulava a equipa da casa, que estrebuchava para se soltar das garras do implacável Dragão que a asfixiava, sem o conseguir. Com o resultado já consolidado, os jogadores abrandaram a intensidade das suas forças, dando aso à subida de rendimento da equipa russa que pôde, então, dar uma dimensão mais real das suas potencialidades de grande equipa que, até ali, não lhe fora possível demonstrar pela superior categoria do seu brilhante adversário.
          
             HULK, foi, de novo, a grande figura da partida. Aplicadíssimo em todo o jogo e em todo o espaço, atacou, defendeu, serviu e marcou. Um golo fantástico, para enfileirar entre os melhores já marcados até agora. Muito melhor adaptado ao tapete, esteve verdadeiramente imparável!


             Relativamente ao restante plantel não é fácil nomear os que mais se distinguiram. Helton, não cometeu qualquer erro. Fucile, enquanto esteve em campo, este muito bem. Sapunaru, que o substituiu imitou-o. Os centrais, Rolando e Otamendi, se esquecermos a apatia nos lances dos golos russos, merecem boa nota. Álvaro Pereira, menos exuberante mas, também com direito a bom. O meio campo, a virtude da equipa. Fernando, Moutinho e Guarin, e depois, Rúben Micael, pulmão e arte associados, mexeram os cordelinhos  como exímios tecelões. Falcão, é só o melhor marcador da competição e Cristián Rodriguez ressuscitou do limbo e volta a ser a incómoda "cebola" que fazia chorar os adversários. Jámes Rodriguez, o que esteve menos em jogo, culminou a sua vontade de dar nas vistas com um potente remate à trave donde nasceu o golo do Rúben Micael, o seu terceiro na Europa.

            É bom ver estes jogos para não esquecer as regras do jogo da bola. É que estes ÁRBITROS, errando algumas vezes nas suas decisões como qualquer mortal, raramente transmitem para fora do relvado a ideia de que pretendem favorecer com as suas más opções, uma equipa em prejuízo de outra. Depois, o que é evidente, é que o critério que usam nas faltas que assinalam, é uniforme para todas as infracções idênticas. Se fosse assim em todos os jogos e em qualquer cenário, talvez os que gostam efectivamente de ver jogar futebol tivessem mais certezas sobre as regras que a ele se aplicam.

            Vamos a jogo, para as meias.


         

5 comentários:

  1. caríssimo:

    mais um jogo «banalíssimo», de uma equipa «banalíssima», de um clube (dito) «regional» com um plantel «banalíssimo», orientado por uma equipa técnica «banalíssima», superiormente dirigida por um Presidente que é odiado por todos aqueles que gostariam de o ter - ao ponto de já lhe desejarem uma morte prematura.

    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs! ;)

    Miguel | Tomo I

    ResponderEliminar
  2. penta 1975:

    Vi o sensacional Braga e o Dínamo de Kiev. Um jogo heróico, de raça, muitíssimo bem jogado e uma justíssima passagem às meias finais da Liga dos nossos minhotos.

    Domingos Paciência X André Villa-Boas em Dublin?
    "O céu é o limite"...

    ResponderEliminar
  3. Meus caros amigos, o F.C.Porto hoje deu-me uma lição. Estava preocupado, confesso. Via demasiada euforia, demasiada confiança, parecia que nem tinhamos de jogar, que já estavamos nas meias-finais... e isso não é nosso costume, não somos assim. Se se lembram, há tempos atrás, falava na forma discreta como, mesmo perante tão retumbantes vitórias, nós mantemos uma postura humilde, sem as grandes tiradas e as grandes fanfarronices de outros quadrantes. Mas, meus caros, este Porto pode, porque faz jus a isso, por-se em bicos dos pés.

    Este Porto, meus amigos, encanta na qualidade do seu futebol, no espírito, carácter e profissionalismo que coloca em cada jogo e que nos faz andar com o orgulho portista lá no alto. Jogamos fora, como se estivessemos no Dragão: chegamos, montamos a tenda, dá-mos espectáculo, encantamos, ganhamos e goleamos.
    Falar do jogo, das muitas e excelentes exibições, para quê? Este Porto de André Villas-Boas, como já disse há semanas, tem muitos e grande jogadores, ao nível dos melhores e por isso são tão procurados, mas, o grande segredo, meus amigos, é o colectivo, o colectivo é do melhor que tenho visto e já vi muita coisa.
    Estamos nas meias-finais após um interregno de apenas 7 anos. Para nós é muito tempo e por isso, quando vemos tanta festa e tanta badalação porque, ao fim de 21 anos, o mais maior grande clube do mundo está também na mesma fase, é que damos conta e pensamos, no quanto temos feito história, quanto temos prestigiado o futebol português, a cidade do Porto e o Norte de Portugal. Somos um exemplo. Pobre país que não se revê neste exemplo...


    Dublin está cada vez mais perto. Podemos e ninguém tem mais direito que nós, a sonhar.
    Domingo, mais um jogo que queremos ganhar e para ganharmos, nada como o conforto de um estádio cheio. Estes profissionais merecem-no.

    Notas finais:
    Sempre e vocês são testemunhas, acreditei em André Villas-Boas. Mas confesso também, ele está a sair melhor que a encomenda. É um craque, não é, nem quer ser especial, com modéstia diz que é um treinador banalíssimo, mas ou me engano muito ou está destinado a grandes voos e a ficar na história do F.C.Porto a letras de ouro.
    - Parabéns André, extensivos à tua brilhante equipa técnica e aos teus jogadores.

    Jorge Fucile lesionou-se gravemente - pensa-se em fractura da clavícula... Uma pena e uma palavra de estímulo para um jogador que nos últimos tempos tem estado muito bem. Que recupere depressa.
    Na Liga Europa, ganhamos todos os 7 jogos que disputamos fora de casa. Quem terá conseguido um feito igual?


    Parabéns ao S.C.Braga que fez história. Com a passagem do Braga e como o sorteio deu Braga e F.C.Porto a jogarem a 1ª mão em casa, neste momento é prematuro dizer que teremos um F.C.Porto vs Villarreal em 28 de Abril.
    Pode ter de haver alteração da ordem dos jogos.
    Três equipas portuguesas nas meias-finais. É um feito.

    Lá mais para a frente falarei de Jorge Nuno Pinto da Costa... Mas lembro e não me cansarei de repetir, que o Presidente, em entrevista a Judite de Sousa, em 30 de Março, disse que ia voltar a ganhar cá dentro e lá fora. Cá dentro já ganhou... lá fora... Para já estamos nas meias-finais...
    Presidente finito?! Pena é não ser infinito!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Bom dia,

    Mais uma grande noite europeia do nosso FC Porto, que presenteia a Europa do futebol coma sua classe.

    Este é de facto o nosso destino ... vencer, convencer e ser o orgulho de uma região e de um país.

    A imprensa internacional está de olho em nós (http://edition.cnn.com/2011/SPORT/football/04/04/football.boas.porto.mourinho/index.html), e poderíamos entrar em euforia demasiada, mas ontem demos uma resposta séria dentro de campo. Os nossos jogadores jogaram como se não tivesse havido aquela goleada na primeira mão que tinha definido a passagem às meias-finais.

    Presentearam-nos com uma grande exibição, sem sofrimento, e com jogadas de grande classe, como foi a que deu o golo a Hulk.

    Guarin, Moutinho e Fernando são fantástico na destruição e na construção de jogo. O nosso tridente ofensivo mesmo ontem sem Varela, esteve fantástico, com Cebola a rubricar uma excelente exibição.

    Hulk e Falcao são do melhor que anda aí na Europa.

    Helton é um guarda-redes seguro, maduro e que transmite confiança quando a defesa vacila. Ontem Rolando mais uma vez não esteve tão bem. Otamendi cumpriu.

    Destaque para Ruben ... mais uma fantástico jogo! Que é uma pena não poderem jogar 13 :)

    De lamentar a lesão de Fucile, que estava a regressar às boas exibições, e que por certo irá falhar o resto da época.

    Agora vamos apanhar uma equipa espanhola, que por tradição são aguerridos e lutadores. Este Villarreal que está a fazer uma época fantástica, é acima de tudo um grande colectivo, onde se destacam alguns jogadores. Esta meia-final vai ser uma final antecipada, pois sem desprimor para Benfica e Braga, Porto e Villarreal são as melhores equipas da Liga Europa.

    Abraço e bom fim de semana

    Paulo

    http://pronunciadodragao.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Mais uma bela página portista para juntar à bem recheada história gloriosa do nosso Clube.

    Jogo muito bem disputado, com carácter, classe e ambição.

    Gosto desta atitude. O FC Porto já não adormece com o 1-0, como noutros tempos. Procura sempre mais e mais.

    AVB mudou esta mentalidade. Parabéns também por isso.

    Agora é continuar a acreditar e a trabalhar para as coisas lindas que esta equipa ainda pode fazer até final da época.

    Esta equipa merece o Dragão cheio no próximo Domingo!

    Um abraço

    ResponderEliminar