sábado, janeiro 15, 2011

VAI ACABAR O DESPORTO ESCOLAR?

         DESPORTO ESCOLAR

          Notícias postas a circular esta semana dão conta de que o governo se propõe extinguir as actividades curriculares do desporto escolar nos estabelecimentos de ensino público.

          A ir para a frente a intenção daquela medida, que é fundamentada nos propósitos em curso para a redução do déficite público, as suas implicações vão ter uma enorme repercussão negativa nas escolas públicas onde há muitos anos está implantada, quer em relação aos alunos que dela beneficiam quer aos docentes que as ministram.

           Não cabe no âmbito deste blogue comentar sobre as implicações pedagógicas ou laborais resultantes da implantação de tão surpreendente alteração no sistema de ensino público. Contudo, este desinvestimento do Estado numa área que promove a saúde física e mental de juventude, estimula as actividades de organização e competitividade e fomenta o desporto nacional é uma retracção na evolução positiva do ensino público.

           Sem oferta disponível nos estabelecimentos públicos, rapidamente ela medrará  na área do interesse privado e, então, duas situações podem acontecer: a absorção apenas de quem tenha condições para suportar do seu bolso os custos da sua prática ou o abandono por parte da grande maioria da actividade desportiva regular e orientada.

           Não descortino em nenhuma das referidas situações resultados económicos substanciais que sustentem as razões invocadas. Por um lado, porque é de lei e tradição a comparticipação de dinheiros retirados do Orçamento do Estado (OE) para o ensino privado e, outrossim, através de subsídios estatais ou camarários os fundos virem a ser atribuídos a organizações empresariais ou individuais que, para o efeito, se venham a constituir.

           Outros aspectos a considerar no desmantelamento do desporto escolar público não menos atendíveis e relevantes, serão uma drástica redução na qualidade e número de praticantes, com reflexo futuro num agravamento da saúde pública que se traduzirá numa maior procura dos serviços de saúde públicos.

10 comentários:

  1. Caro Remígio :

    Eu não quero acreditar em tal intenção !
    Mas , se realmente vier a ser assim ,
    o nosso país ( que já está mal )
    vai ficar ainda pior .

    Um abraço


    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Não acredito, seria poupar num lado para gastar mais no outro. Mas já nada me admira...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Alguém me sabe dizer se o curso de Gestão Desportiva vai acabar nas escolas, neste ano letivo que vai começar? Agradecia imenso a quem me soubesse responder.

    ResponderEliminar
  4. anonimo das 20:15

    Vou procurar saber em fonte credível.

    Todavia, se alguma coisa já estiver decidida, as Escolas poderão informá-lo.

    Remígio Costa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mal saiba de alguma coisa, venha-me informar, por favor.
      Se estiver à espera que a escola para onde quero ir me informe, bem que espero eternidades e depois fico sem tempo para decidir outra escolha.
      Obrigado.

      Eliminar
  5. Anónimo 11:11

    Penso que a informação que procura se refere a curso profissional de Gestão Desportiva do ensino médio, ou secundário.

    Pelo que já me informei o curso, ou outro com idêntico princípio, funcionou este ano na Escola Secundária de Monserrate. Não me confirmaram se no próximo voltará a acontecer.

    A criação de cursos profissionais depende de proposta das escolas que os pretendem ter. Talvez em Monserrate (Viana do Castelo), o possam esclarecer se têm intenção de continuar com ele. Deve saber (falo pelo que tenho lido e ouvido) o Governo não vê interesse em continuar com este tipo de ensino e, sendo assim, não vai estimular a sua continuidade.

    Na Escola de Lanheses não haverá. Em Santa Marta de Portuzelo, no ensino profissional, desconheço.

    Em Melgaço, está em funcionamento um curso desportivo, mas de nível académico superior. Não sei se lhe interessa saber.

    Para obter outras informações, poderá contactar a DREN (Direcção Regional de Ensino do Norte-Porto), o Portal da Escola Secundária de Monserrate e, se lhe for mais acessível, uma Escola Secundária perto de si.

    Estas são as informações que estou em condições de lhe dar. Já há muitos anos que não estou ligado a estes assuntos, os quais, se naquele tempo me fossem colocados não deixaria de o esclarecer, como tem direito.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo das 11:11

    Chegou agora às minhas mãos um prospecto da Escola Secundária de Monserrate (Viana do Castelo) ONDE,ENTRE OUTROS CURSOS PROFISSIONAIS, ESTÁ O DE GESTÃO DESPORTIVA. Deve informar-se o mais depressa posível nos serviços administrativos daquela Escola. (258 801 800)

    RC.

    ResponderEliminar
  7. Em tempo: É A ÚNICA ESCOLA NO DISTRITO ONDE O CURSO PODERÁ VIR A FUNCIONAR.
    RC.

    ResponderEliminar
  8. Agradeço toda a sua preocupação e informação, mas eu estou interessada para o 10º ano de uma Escola no Porto, mais propriamente a António Nobre.

    ResponderEliminar
  9. Então o melhor é mesmo contactar a DREN (Porto). A António Nobre, presumo que já contactou.

    Parece-me justificada a falta de informação precisa, nesta altura, dada a indecisão que reina no ME em relação aos cursos profissionais. Se a António Nobre aceitar, faça uma petição a candidatar-se ao curso que pretende.

    RC/.

    ResponderEliminar