domingo, janeiro 02, 2011

TAÇA BWIN.

            Hoje, no Estádio Mais Belo da Europa:

Anselmo quebra invencibilidade portista
               FUTEBOL CLUBE DO PORTO, 1 - Nacional, 2


            Numa partida de futebol que decorre como a desta noite no Dragão, onde só entrou em campo uma equipa com a intenção de a ganhar, pode acontecer qualquer um dos três desfechos possíveis: ganhar a equipa que veio ao jogo, não para jogar futebol, mas chegar ao fim sem ter perdido.

            Dispondo de duas oportunidades para chegar a baliza do FC Porto, os madeirenses lograram dois golos, acabando com uma invencibilidade que durou VINTE E SEIS jogos oficiais.

            As falhas de uma equipa são mais notadas quando esta não alcança a vitória. Esta noite, os dragões, cometeram algumas mas, apesar disso, ninguém poderá dizer que não mereceram ganhar: a equipa lutou e foi solidária, superiorizou-se largamente ao seu adversário desde o início ao fim só não conseguindo tirar da frente da baliza o avião que deveria ter ficado na pista do Sá Carneiro e não à frente da baliza de Bracali.

             Ivancovich (julgo que é assim que se escreve) ganhou direito ao seu momento de fama, contando com a complacência de uma crítica que, nestas alturas manda às malvas a mediocridade do futebol exibido, para elogiar um técnico que adopta uma táctica de dez jogadores atrás da linha da bola, como é uso nos campeonatos regionais quando as equipas jogam no terreno dos adversários, contando com a generosidade divina e a felicidade do seu guarda-redes ou da imperícia do da baliza contrária, para se livrar de uma esperada goleada se, de facto, tivesse tido a intenção de por a sua equipa a jogar futebol no campo todo. A táctica, infelizmente para o futebol, rende mais vezes do que deveria acontecer.

             Não sei se o treinador jugoslavo e antigo jogador tem alguma reserva ou antipatia contra o Futebol Clube do Porto. É que, o "tipo", sempre tão "manso" e simpático sempre que defronta outras equipas e se julga prejudicado pelos árbitros, quando enfrenta o Futebol Clube do Porto,  mostra-se  nervoso e incontrolado fazendo de cada apitadela contra a sua equipa umas cenas como se tivesse sido vítima de assalto à mão armada.

             Vá lá que nos mantemos a NOVE pontos.

10 comentários:

  1. Caro Remígio
    (segundo comentário,à n/derrota no dragão...)
    Estive a dar uma "volta" na net e descobri que já há um fórum sobre :"FCP vai acusar derrota com o Nacional?".
    Se o AVB não blinda o balneário...esta semana vai ser tesa,vai...
    Força FCP!
    Abraço amigo
    João Carreira

    ResponderEliminar
  2. Creio que ficou evidente o mau momento que a equipa atravessa, independentemente se joga o titular ou o suplente.

    Tem sido assim nos últimos jogos, em que os resultados têm atenuado as consequências.

    Importante é que a equipa técnica e Administração da SAD estejam atentos para corrigir erros de casting, consensualmente observados pelos adeptos(aparentemente não estão, pois dizem-se satisfeitos com o plantel).

    Importante também é fazer as vedetas descer das nuvens, colocar os pés em terra firme e lembrar que os 5-0 aos lampiões só aconteceram, com determinação, profissionalismo, classe e ambição, qualidades que devem ser repetidas em todos os outros jogos.

    Perder não é uma tragédia, se soubermos tirar as devidas ilações.

    Para mim, neste jogo, só Guarín não merecia a derrota, pelo belo jogo que fez. Todos os restantes (uns mais que outros, impressionaram pela vulgaridade.

    Finalmente o grande motivo para uma explosão de contentamento da CS frustrada que não deixará de dedicar as suas primeiras páginas ao acontecimento.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Ao fim de trinta e tantos jogos sem conhecer o travo amargo da derrota, o F.C.Porto perdeu. Perdeu novamente para a Taça da Liga, - parece que esta Taça não está talhada para o melhor clube português...-, mas e é preciso dizê-lo, nem de perto nem de longe, merecia perder. Sem ser exuberante, melhor na segunda que na primeira-parte, o conjunto de André Villas-Boas dominou totalmente o jogo; teve dez cantos a favor e nenhum contra; nunca esteve em riscos de sofrer um golo; e fez mais que o suficiente para ganhar. Mas como no futebol não há vencedores morais, nem nós queremos arranjar desculpas, temos de dizer que quem não é eficaz no ataque e dá aquelas abébias na defesa, uma autêntica consoada de Natal, antes dos Reis, sujeita-se a ter dissabores.

    Foi isso que aconteceu esta noite no Dragão, que teve uma moldura humana, cerca de trinta mil espectadores, digna de registo.
    Não adianta lamentarmo-nos, nem ficar a chorar sobre o leite derramado. É hora de reflectir sobre os erros de hoje, tirar as ilações necessárias, olhar em frente e partir para uma nova série de vitórias. Agora, sem a fobia de recordes para a frente e para trás, concentremo-nos no próximo jogo e nesse não pode haver lugar a desconcentrações, experiências, facilitismos.
    Vamos a isso pessoal, transformemos este passo atrás em muitos passos à frente.

    Sobre os jogadores, não vou fazer grande comentários, nem vou crucificar Kieszek, que cometeu um erro e pagou caro, mas não posso deixar de colocar a seguinte questão: faz sentido não apostar num jovem da formação, para ter alguém como Sereno, que comete tantos e tantos erros e em todos os jogos que é utilizado?
    Ah, se houve jogadores que não mereciam ter perdido, esses jogadores foram J.Moutinho e F.Guarín, que jogaram muito!

    Ainda outro ah, com Álvaro Pereira operado e sem tempo previsto para voltar, temos que ir ao mercado... Esta notícia custou-me mais que a derrota no jogo de hoje.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Caro Remígio

    ...anselmo...anselmo!

    "O teu nome-(anselmo)- recordarei,
    Nos ardores do coração,
    Ao levares-me o cabacinho,
    e logo,logo, no ... Dragão!"
    .........................................

    Deu-me p'ró verso fácil -sete/oito sílabas,se tanto- se bem que a "proeza" começada no polaco guarda redes e "serenamente" continuada numa série de fífias-desta vez,mortais- me tenha posto, nos "finalmentes" da perda do cabacinho, um esgar de meia-f...!Explico e p'ra já, que me custa SEMPRE! perder.Porém, esta taça é do (e para o) ...SLB (srlucíliobaptista)!Inquinada que está, é simplesmente de barro,de nulo prestígio e SEM cabimento no prometido-futuro museu do N/FCP! Logo,não vale a pena ,comentar mais seja o que fôr...desde que, já no próximo sábado, saibamos reagir para (re)iniciar,no mínimo, mais um cabacinho de ... 36!(e a contar para coisas mais DIGNAS e de pergaminhos!).

    ResponderEliminar
  5. O comentário anterior é da autoria de João Calais.

    ResponderEliminar
  6. Não foi, de facto, o melhor jogo da época, mas a vitória seria, também, um resultado justo.
    Apesar de tudo dominámos a maior parte do jogo mas... O Nacional deu a volta. Com alguma sorte à mistura, mas venceram...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Pois é!
    A abstinência da derrota provoca este dissabor que povoa a nossa blogosfera “bitaiteira”. Aparecem todos a repetirem por escrito, os assobios que a sua incompreensível intolerância e discernimento sonorizou no Dragão.
    Salvam-se os blogues que não estão alinhados com o fundamentalismo da crítica cega, entre os quais este, que sem desvalorizar o percalço, não lhe atribui a dimensão de tragédia, que outros insistem em a classificar.

    ResponderEliminar
  8. Caro Remígio
    (visualizador ... 12500!!!...)
    Li o seu comentário no blogue do Vila Pouca.Sensato e perspicaz, como sempre,rendo-me à sua evidência qdo diz: "Ruben Micael,continua a descer a escada do ponto onde chegou". "UKRA,parece encarreirar pelo trilho de Vieirinha,Bruno Gama,etc.".Acrescentarei eu,ao que-presunçosamente- digo, desde que o vi jogar pela primeira vez no n/FCP,que Emídio Rafael é um flop de todo o tamanho e se AVB o conhecia(?) bem !...
    Súbitamente ficámos com a equipa dizimada : A.Pereira/Fucille/Fernando/Varela/Falcão ! e as segundas linhas, (ainda) não são -OU TARDAM A SER- gente para nos proporcionar a Lua,sendo que está mais perto e o SOL,ambição mor ... queima!
    Intriga-me também muito, o "desaparecer" do SOUSA,que tanto prometeu...Lesões mal curadas?!... O Fucille "rebentou", outra vez , com rotura muscular?!...
    Importante recuperar o pessoal e muita tusa p'ró marítimo que vem pensando qu'isto se transformou num ... jardim !
    Entretanto,da capital da fadistagem,vão vindo os avisos à navegação,conforme o que esperávamos...encabeçados pelo "j'aime la mastique" a matilha começa a suspirar pela carnuça ... Olha lá,se não estivessemos a...NOVE PONTOS!
    Ai,anselmo,Anselmo!...
    Abraço amigo
    João Carreira

    ResponderEliminar
  9. Caro João:
    O João acerta em tudo: nos números redondos das visualizações da página (a apresentar já uma razoável procura, o que não me é indiferente e força a uma preocupação acrescida)e nas avaliações acerca da valia de alguns dos jogadores do nosso clube.
    É sabido que só os jogadores de classe real, quando integram qualquer equipa, pegam de estaca; outros, por razões várias, carecem de tempo de adaptação, mas, se lhes deram oportunidades acabam por se impor; alguns, basta olhar como pisam a relva para ver que erraram na profissão.

    Como os adeptos não assistem aos treinos, não lêem relatórios, conhecem mal os jogadores e percebem pouco de tácticas e exigências de contratos e mercado de jogadores, quando a equipa não ganha encontra facilmente a quem entregar a factura.
    Por isso, Kiersek, mesmo tendo sido ontem o melhor jogador do Nacional, até pode ser um Mlinarsick, seu compatriota. Sereno, em Guimarães, tinha a benção da crítica embora nunca soubesse muito bem porquê, agora que o vemos a (não) jogar no Porto. Rafa, está longe de tirar o sono a Álvaro Pereira, mas quem não tem um bom cão, caça com gato. Não gosto de o escrever, mas Rúben Micael não será mais do que um bom jogador, e desses, abundam em qualquer lado. Tal como Ukra. Há lá melhores? O treinador é que sabe. Por isso, veremos as decisões que toma.
    Só chamaria a atenção para uma coisa: o objectivo primeiro é o campeonato e, só depois, a Liga Europa. Nesses competições, com a equipa na máxima força, jogamos sempre bem e ganhámos.
    Depois, vieram outras competições, lesões e paragens inoportunas que quebram o ritmo competitivo e baixa o rendimento. E a malta, impacienta-se porque não lhe interessa se está a jogar A ou B: exige, sempre, bom espectáculo e vitórias folgadas. É assim em todo o lado.

    A matilha vai ter que aguentar a dieta (a deles)ao mesmo tempo que procura alimentar as crias famintas com as sobras que arranjam nos caixotes do lixo. Mas se estão à espera de encher o saco no Continente do Dragão, então vão mesmo morrer à fome.

    Um abraço amigo.

    ResponderEliminar
  10. Boa,caro Remígio,boa...
    O azimute tem que estar concentrado no campeonato,sem dúvida alguma, e acredito que os nossos maiores o saibam melhor que (todos) nós.Há,nesta hora, que UNIR e CERRAR fileiras como NUNCA!Como dizia um amigo e camarada tenente na minha tropa:FOGO À PEÇA!
    Abraço
    João Carreira

    ResponderEliminar