domingo, janeiro 23, 2011

PORTO MADURO VAI BEM COM OVOS MOLES.

          PRIMEIRA LIGA - 17ª Jornada.
                                HULK, o "Incrível", marca de penalti e faz o resultado
 
          Estádio Municipal de Aveiro, hoje:

                                 S.C. Beira-Mar, 0 - FUTEBOL CLUBE DO PORTO, 1
                                                                   (Hulk, aos 33', de penalti)

          Com uma exibição pragmática e de muito rigor táctico, o Futebol Clube do Porto logrou ultrapassar com todo o mérito esta curta mas espinhosa deslocação à bela cidade dos canais e dos saborosos ovos moles, adicionando mais três pontos aos oito que tinha de avanço em relação ao segundo classificado.

          Controlando praticamente desde o início da partida as operações em todos os itens, o comandante isolado da I Liga não permitiu aos aveirenses veleidades de se acercarem com perigo da baliza de Helton, o qual não teve oportunidade de fazer uma única defesa difícil no decorrer de toda a partida, não tendo eu nota de qualquer remate dos locais que tivesse sido enquadrado com a baliza portista.

          Os jogadores do Futebol Clube do Porto levaram para Aveiro a lição na ponta da língua executaram-na sem erros de vulto, mantendo em respeito e quase sempre longe da baliza a equipa adversária. Com uma defesa muito sólida e solidária, um  meio campo operário a marcar e a anular, quase sempre com êxito, as iniciativas de contra ataque dos jogadores do Beira-Mar, na frente Hulk lutava com a sua incrível força e técnica contra metade da equipa aveirense, possibilitando a James Rodriguez algum espaço e liberdade de acção para criar jogadas de bastante perigo.

          O golo surgiu de uma falta indiscutível cometida sobre Hulk à entrada da pequena área, quando André Marques, ludibriado  por uma finta do "Incrível", deixou para trás subrepticiamente o pé direito para atingir o brasileiro. Assinalada, sem hesitação, o penalti inquestionável, o melhor marcador da prova bateu José Pedro que nada colheu do facto de se ter lançado para o lado onde viu entrar a bola.



 SEQUÊNCIA DA JOGADA QUE ACABOU EM PENALTI SEM DISCUSSÃO.

          Não tendo produzido um espectáculo para ser aplaudido em pé, o público teve motivo suficiente para não se ter arrependido de enfrentar uma noite inóspita de inverno e, se não lhe foi dado a apreciar uma inolvidável noite de ópera, assistiu a uma agradável opereta com um fim feliz e merecido. Como era previsível salvo interferências suspeitas malignas que, felizmente, hoje se não verificaram, saiu vencedor quem mais e melhores trunfos possui.


          Individualmente, não me pareceu ver exibições deslumbrantes em qualquer deles, tão habituado que já vou estando em relação ao nível da que hoje fez Hulk. Já mencionei o bom trabalho da defesa e a regularidade e concentração de Helton, Sapunaru (sempre tranquilo), Otamendi e Rolando. Rafa, vai cumprindo mas todos nós suspiramos de saudade pelo Álvaro Pereira. Fernando, jogando melhora e João Messinho é só saúde e pujança.. Mas temos Varela, ou antes, não tivemos o Varela que sabe acariciar a bola, afagá-la como a uma mulher que se ama, cedê-la com doçura e no momento certo, soltá-la redonda e pronta a fazer o que lhe exigem. Não, Varela, hoje, não te reconheci mesmo que tivesses tido imensas ocasiões para mostrar o que muito vales.
           Belluschi só entrou no jogo depois do intervalo. Não sei onde esteve durante os primeiros quarenta e cinco minutos. Na etapa complementar participou em alguns lances, mas sem brilho. Terá sido importante na tarefa de sacrifício em benefício da equipa. Será.
         
           Hulk, olha a novidade, foi de longe mais uma vez o melhor. James Rodriguez cumpriu e, aos 85' José Pedro negou-lhe a possibilidade de ver um extraordinário convertido num golo fantástico.

           Guarin, cumpriu e não teria sido pior chegar ao jogo um pouco mais cedo. Cristian, esteve perto da fama e da glória se tivesse sido feliz no lance que daria um golo para o álbum dos melhores. O Maciço fez (bem) o que tinha a fazer no minuto e picos que lhe foi dado.


           O senhor major, fosse pela atitude dos intervenientes, cordial e limpa durante toda a partida, teve a imensa virtude de não se deixar cair na tentação de ser a vedeta indesejada de outros carnavais. Esteve sempre bem em quase todos os julgamentos não beneficiando ou prejudicando qualquer deles. Com sempre deveria ser.

 



         

          


         
                                                            

5 comentários:

  1. Os ovos moles, que nem foram assim tanto, acabaram por ser saborosos.

    Vencemos e de forma justa, ainda bem.

    Vitórias no futebol e no hóquei, felizmente.

    Para a comunicação social que pode aparecer com dúvidas no penalty do nosso golo, como já li no correio da manha (é propositado o erro ortográfico...), pergunto se não houve dúvidas na anterior queda do Rolando, por exemplo.

    Além da agressão do papa-chiclas, a um elemento do Nacional (vamos a ver se alguém viu...), ficamos ainda a saber que o Rio Ave teve 3 jogadores expulsos... ou seja antes do jogo da taça com o clube do regime... e esta heeemmm?!

    http://longara.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Numa noite fria e apoiado por uma claque que nunca se calou, o F.C.Porto, com Helton, Sapunaru, Rolando, Otamendi e Rafa, Fernando no lugar de Guarín, Moutinho e Belluschi, Varela, Hulk no centro do ataque e James, tirando os primeiros minutos do jogo, em que o B.Mar equilibrou, teve sempre o sinal mais e se não foi intenso no domínio, contundente no último terço e brilhante na exibição, fez um jogo equilibrado, mais que suficiente para justificar a vitória, que foi escassa, mas justíssima. Sem ter
    muitas oportunidades, a equipa de orientada por André Villas-Boas, teve as suficientes - Hulk na cara de R.Rego; James por duas vezes, uma atirou ao lado e outra o guarda-redes aveirense fez a defesa da noite; e C.Rodríguez, também sozinho, fez um excelente movimento, mas falhou com a baliza escancarada - para ter ganho por uma diferença maior e evitar o sofrimento, que um resultado, pela diferença mínima, sempre acarreta - mesmo que a equipa de Leonardo Jardim não tenha criado nenhuma oportunidade de golo, um ressalto ou um lance infeliz, podem aparecer. Mas a equipa portista tembém não conseguiu acabar com o jogo, porque esta equipa, sem Radamel Falcao, perde referências, obriga Hulk a jogar numa posição onde não é tão eficaz, os avançados perdem-se em toques e toquezinhos, não têm o killer instinct de que falava o saudoso Bobby Robson e ainda, porque Varela passou completamente ao lado do jogo, esteve desastrado, tempo a mais em campo, nunca deu seguimento a nenhuma jogada, só estragou. De qualquer forma, o importante foi alcançado e o Dragão segue firme na liderança, não está para grandes notas artísticas, mas está sólido, unido e a um nível digno de nota mais que suficiente.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Meu caro :

    "Cristian, esteve perto da fama e da glória se tivesse sido feliz no lance que daria um golo para o álbum dos melhores."

    ...e esteve mesmo muito perto !!!!

    ResponderEliminar
  4. Como eu gostaria de ver o FC Porto vencer e convencer!

    Tendo em conta o andor que está a ser elaborado pela «verdade desportiva» ao clube do regime, tenho que ficar radiante com as nossas vitórias. Se não é possível convencer então resta-nos vencer para que a inveja, a frustração e a raiva vermelha se façam sentir cada vez mais assanhadas.

    A partir de agora o lema será ganhar nem que seja injusto.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Caro Remígio
    Dos fracos (também ?) reza a história...É por eles que começo hoje, "homenageando" os que a tal História, olvida...
    Assim : VARELA - zero!;RAFA - zero! o JAMES meio-zero! safa-se(na minha perspectiva) pela jogada do "quase-golo",que divide a meias com o Rui Rego,um pelo pontapé, outro pela defesa "do outro mundo"...
    Continuo, tal como o outrora nosso-Derlei, a "disconcordar" que o AVB "seque" o Walter no banco e insista no Hulk a ponta de lança!Há que haver um, na área ,como referência e que fixe os centrais contrários lá,na "zona do agrião".Presunçoso que sou nestas visões tácticas(?!), não deixo de me preocupar pelo lado psicológico da coisa e que "atravessará" - penso- eu- de- que - a mente do WALTER...:"Falcao-lesionado-porque-não-jogo-eu?!!!".
    Pois é.Temos ganho assim.OK ! O facto, não me retira o direito a ser um dos milhentos técnicos de bancada.
    .............................
    Consagrados os "menos" e por isso : prémio-limão,voltemos às(verdadeiras) honrarias da História e aos "primus inter pares",a saber :João Messinho/Fernando/Hulk ... Do "joão-pode-ser-o-joão" ,não haverá muito a dizer.Interpretou o RDM e aplicou as (suas) leis,como o regulamentado,safando-se assim, a preceito e com garbo, à "écada" que lhe estava prometida se ... ...
    Venha de lá agora o Nacional ( a n/mais recente "bête-noir") e que venha como até aos três a zero na luz...dois golos oferecidos com todo o ..."simplex" da(s) socratina(s)-lei(s)...O resto, foi o que se viu mai-la "lamparina" que o Jesus "pregou"(no sentido òbviamente bíblico) no Luís Alberto...
    Abraço amigo e desejo de uma belíssima semana
    João Carreira

    ResponderEliminar