sexta-feira, janeiro 21, 2011

OVOS MOLES E SAL DAS COZINHAS.

Deslocação a Aveiro

   
         AVEIRO, e a sua região conta, entre os seus mais conhecidos e apreciados valores patrimoniais, as suas célebres salinas e os ovos-moles únicos e inconfundíveis.

          Mas não será exclusivamente para apreciar a beleza paisagística e originalidade dos tanques naturais da produção do sal marinho ou a deliciosa doçura contida nas típicas barricas de madeira ou em formas de papel ondeado, que a falange de seguidores do Futebol Clube do Porto se vai deslocar amanhã à cidade dos canais. Os devotados e fiéis seguidores do Melhor Clube de Portugal, que tudo leva a crer contar-se-ão por milhares atendendo ao bom estado de tempo que se prevê fazer e à relativa curta distância a percorrer entre as duas regiões, têm como  primeiro objectivo encher o Estádio Cidade de Aveiro, para apoiar e festejar a VITÓRIA dos Dragões.

          Esta confiança na manutenção da invencibilidade do líder a NOVE pontos do segundo classificado, não é fruto de qualquer inconsciente e cego clubismo mas alicerçado na confiança de quem sabe o valor dos trunfos com que conta. O Futebol Clube do Porto tem melhor leque de valores individuais capazes de desequilibrar as forças em presença, está habituado a jogar sob pressão seja qual for o cenário, é claramente superior ao seu antagonista de amanhã em termos de organização e superioridade de futebol implantado na equipa e conta com a totalidade dos seus melhores jogadores. Sim, totalidade, digo eu, porque Villas-Boas não prescinde de alinhar com ONZE jogadores. Também, o seu antagonista terá direito a jogar com outros tantos já que, pelo menos até hoje, não consta que o Presidente Pinto da Costa tenha COMPRADO nenhum deles...

          FALCAO, é apenas, o MELHOR ponta de lança da EUROPA e um dos melhores do mundo que jogam na sua posição. Mas não fará falta: jogando VALTER, se assim o entender o sagaz jovem técnico portista, o "Maciço" vai estar à altura de El Tigre e acabará de uma vez com as reservas dos que ainda não estão convencidos dos seus excepcionais dotes de ponta-de-.lança de grandes potencialidades.

          A certeza que tenho na vitória no jogo de amanhã só admite duas condicionantes; a de que a equipa de Leonardo Jardim possa superar em vontade, determinação e empenho a formação azul-e-branca, o que de todo não acredito e seria indesculpável, ou pela intervenção dolosa da suspeita equipa de arbitragem nomeada para dirigir o prélio que se proponha viciar a naturalidade dum triunfo portista com benefícios encomendados por interesses terceiros.

          Entre o sabor dos ricos ovos moles e o do sal de bela "Veneza portuguesa", a escolha não oferece dúvida: o doce sabor da vitória do Futebol Clube do Porto será a sopa intragável da concorrência pelo excesso de sal que nela irá cair...

         

      

4 comentários:

  1. Nem mais... os ovos moles vão derreter, pois até os vamos comer e vamos vir de boca doce.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Caro Remígio
    ...belo post o seu.Como sempre, de acordo e em sintonia plena com o seu "discurso". Vamos às barricas de ovos moles!
    Estimo e espero que a malta não se fie muito no jogo de 4ªfeira passada...tenho p'ra mim, que os d'Aveiro,desta vez, não vão ser tão molinhos e vai ser preciso broca p'ra furar as ...barricas.
    FORÇA,FCP !
    Cá estarei - I HOPE! - amanhã, para comentar o que o jogo nos proporcionar.
    Leu, Rui Moreira e MST no pasquim da queimada ?Bons e actualíssimos artigos,sobre a ..."verdade desportiva"... A guardar no disco rígido, para memória futura.
    BFDS.
    Abraço amigo
    João Carreira

    ResponderEliminar
  3. Passadas apenas 72 horas, Beira-Mar e F.C.Porto voltam a encontrar-se, agora para o campeonato, Liga Zon Sagres. Se na quarta-feira passada a vitória portista foi natural, fácil, até, que ninguém se iluda: o jogo de hoje não vai ser igual, o grau de dificuldade vai aumentar bastante. Desde logo, porque a equipa de Leonardo Jardim que vai subir ao relvado, não tem nada a ver com aquela que jogou no Dragão, depois porque este Beira-Mar, a grande surpresa do campeonato, é uma equipa bem orientada, com um sistema e um modelo consolidados, que não vira a cara à luta e discute os jogos olhos nos olhos, seja contra quem for.


    Assim e para evitar uma escorregadê-la, que não vinha nada a calhar, é necessário que em Aveiro esteja o melhor Porto, uma equipa competente, determinada, com a vontade e o espírito correctos. Uma equipa que entre forte, pressionante, contundente e vá, desde o primeiro minuto, à procura da vitória e não uma equipa que fique à espera que os três pontos lhe caiam do Céu. Se for assim, pese todo o respeito pela equipa da Ria, o conjunto azul e branco é claro favorito e ficará mais perto de alcançar o triunfo, triunfo importante e que colocará pressão no seu rival directo, que joga a seguir.
    Com que interpretes? Sem Álvaro e Falcao por lesão e R.Micael por opção, que equipa para mais logo, quando Fernando está muito bem e Rodríguez regressa, diz Villas-Boas, muito forte?
    Helton, Sapunaru, Rolando, Otamendi, Moutinho, Belluschi, Hulk e Varela, parecem-me indiscutíveis; dúvidas entre Emídio Rafael, motivado e moralizado pelo golo que marcou e Fucile, que tarda em entrar nos eixos, tem desconcentrações perigosíssimas e que já causaram danos; Fernando - muito mais trinco e que prrenche muito melhor aquele triângulo com os centrais - ou Guarín, mais poder de fogo, mais pressão alta, mas menos capacidade defensiva; e dúvida também, entre Walter no meio e Hulk numa das laterais, ou o Incrível a ponta-de-lança e James na ala esquerda.

    Talvez... Helton, Sapunaru - nunca pensei que em relação ao romeno, deixasse de ter qualquer dúvida -, Rolando, Otamendi e E.Rafael, Fernando, Moutinho e Belluschi, Varela, Walter e Hulk.

    Ovos moles?, adoro!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Caro Vila Pouca:
    Todos os jogos são diferentes e o de hoje nunca será igual ao que aconteceu no Dragão. Apesar de águas passadas não moverem moínhos, espero ter logo em Aveiro um Futebol Clube do Porto ainda melhor do que esteve na primeira parte daquela partida.

    Não há razões à vista que façam prever uma exibição inferior na partida de hoje, antes pelo contrário.

    Sabendo muito bem que o Beira-Mar (como o Paços de Ferreira) é uma das melhores equipas de segunda linha do campeonato, estou seguro de que a nossa é a mais forte da prova.

    Temos mais e melhores argumentos para vencer o jogo e estou seguro de que o conseguiremos!

    ResponderEliminar