quinta-feira, janeiro 27, 2011

O REGRESSO DO GRANDE PORTO.

          Ontem. no Estádio Mais Belo da Europa.

                      FUTEBOL CLUBE DO PORTO, 3 - S C NACIONAL,           
                          (Hulk, 2 e James Rodriguez, 1)

           Fui obrigado a ver o jogo de ontem à noite que decorreu no Dragão na companhia de uma visita, não de todo inesperada por sempre aparecer nesta época, mas suficientemente incómoda e aborrecida para me influenciar negativamente no meu humor e disposição. Estava, e continuo, sob os efeitos negativos de um estado gripal de tal modo incomodativo que me feneceu a vontade de fazer coisa diferente que não recolher a penates e buscar em vale de lençóis algum lenitivo retemperador.

           Gostei do que vi e não apenas pela vitória que nos coloca a doze pontos do segundo classificado. O Futebol Clube do Porto, voltando a poder contar a contar com  a quase totalidade das suas mais influentes pedras está a voltar, como já aqui tinha previsto, à sua melhor condição de equipa favorita para vencer esta prova.

            Com o regresso de Fernando e Varela, faltam apenas Radamel Falcao e Álvaro Pereira para estar reunida a nata do melhor que tem o plantel para construir uma grande equipa. A subida de rendimento e da boa forma dos restantes, designadamente, Helton, Sapunaru, Beluschi e James Rodriguez, e agora de um sensacional Rafa de jogo para jogo mais ambicioso e capaz, são a garantia de um futuro consubstancial e não apenas de esperança ilusória.

            Hulk é fenómeno e não se fala mais disso!

            O "banco" tem "activos" rentáveis bem longe do panorama do SLN/BPN de tempos atrás, para gerir no momento certo e de acordo com os interesses e importância das provas em que participamos: Guarin, Beto, Cristian Rodriguez, Souza, Valter, Mariano, Fucile, ganharam estatuto de titulares e, quando for necessário, integrados num conjunto forte e moralizado estarão à altura da chamada.

            O treinador o Nacional não negou a justiça do resultado (pudera...) mas entendeu que devia culpar de inépcia a sua equipa por ter "facilitado" os golos do Futebol Clube do Porto, obtidos "em contra-ataque", e achou não dever relevar o mérito indiscutível do vencedor. Que eu visse, antes do primeiro golo, não ocorreu qualquer ataque do Nacional e, depois, durante toda a partida só de bola parada estiveram perto das luvas do Helton. E, o que foi claro para todos, não obstante os objectivos de repetição da feliz vitória na anterior visita que os animasse, é que os Dragões, pela forma superior como actuaram não deram a mínima chance ao seu adversário para que pudesse ter discutido o resultado final, bastante escasso para a diferença do jogo praticado por cada uma delas. Não foi o Nacional que não jogou nada, foi o Futebol Clube do Porto que produziu muito melhor exibição do que o seu antagonista.

           Dir-se-à que Paulo Baptista fez uma arbitragem aceitável e que um ou outro erro não são suficientes para manchar o seu trabalho. Não lhe louvo, porém, o seu excesso de zelo na atribuição de amarelos aos jogadores do Porto e na preocupação em não favorecer a nossa equipa em faltas por assinalar. Só ele saberá por que anulou um golo à nossa equipa onde ninguém consegue ver a causa.

           Depois da "sangria" do Paixão feita ao Rio Ave no jogo anterior poucos não preveriam que o clube da Dona Victória não passasse às meias-finais da Taça de Portugal. Ainda bem, que assim é. Estes, são os jogos que os portistas mais gostam de jogar. E ganhar...







                 

5 comentários:

  1. ..."Hulk é fenómeno e não se fala mais disso!"...




    Melhoras !

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Um Dragão empenhado, competente, com o espírito certo e a qualidade que está ao seu alcance, ganhou de uma forma indiscutível, mas por números lisongeiros para a equipa do Nacional.
    Entrando forte, com um ritmo elevado, trocando bem a bola e atacando pelos dois lados, a equipa de Villas-Boas adiantou-se no marcador, com um golo de Hulk, de cabeça - coisa rara! - na alvorada da partida e deu o sinal claro que estava ali para ganhar, aumentar a vantagem pontual e, muito importante, jogar bem, compensando os seus adeptos - apenas 23. 212, digo-o com tristeza, mas este é um assunto que abordarei um dia destes -, que já andavam a reclamar, algumas vezes com toda a razão, da qualidade de jogo portista.

    Conseguiu-o, principalmente a partir do dois a zero, com jogadas de fino recorte, triângulações de belo feito, golos com a mais fina nota artística, chegando ao três a zero e acabando com todas as dúvidas sobre quem ganharia o jogo. Pena que, depois do intervalo, onde salvo um ou outro momento em que atrás, os centrais resolveram ligar o complicador, o conjunto de Villas-Boas não transformasse em golos, jogadas tão ou mais bonitas que aquelas que lhe deram a vantagem, deixando assim, no ar, uma ideia errada que a primeira-parte teve mais qualidade que a segunda, o que, para mim, não foi verdade.
    Estamos bem, a voltar ao nosso melhor, prontos a dar todas as respostas necessárias e enfrentaremos todos os obstáculos que teremos pela frente, com a certeza que não é com fanfarronice, grandes parangonas, campanhas sujas e negras que nos abatem.
    O Dragão está forte, unido, com a vontade e o espírito correctos. E, quando o Dragão está assim, deita fogo e queima.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Caro Remigio
    P´ra já,p'ra já, estimo e desejo que essa cia.indesejável(gripe),esteja já longe... bem longe!e o m/amigo rijo-como'aço.
    Ontem, resisti ao comentário sobre o jogo,que vi com muito agrado e só lamento, que o QUARTO GOLO- LIMPINHO!- nos tenha sido sonegado,numa saga que vem já do ano passado e que teve em FALCÃO o expoente máximo...
    O seu post vai de encontro ao que observei atentamente e só não comungo do seu "entusiasmo" em relação ao Rafa,por me continuar a parecer ser este, o elo mais fraco na actual estrutura do N/FCP ...Não me custa "reconhecer" que ... melhorou,mas,caríssimo Remígio,ainda NÃO dá p'ra ... cambalhotar!Até farei o duplo - mortal,com (muito) prazer se... e estamos conversados,por ora.De resto, a equipa jogou bem,em pressão constante e só pecamos qdo a n/ defesa (Maicon & Rafa -qdo pressionados em alta-têm tendência p'ró erro,e ontem, até no Rola houve certos ... desplantes que-não são, felizmente- a sua imagem de marca...) parece um pouco a tremelicar em algumas situações.Continuo na minha que nos faz falta o Bruninho, ou alguém do seu "perfil", pª impôr classe e respeito ao adversário... e se aquele não era-não- de-capinar-sentado!Que saudades,carago,que saudades!
    O Fernando parece chegar-se - finalmente - ao Fernando d'outros carnavais : possante,decidido,rompedor e até a rematar sem medo(s). O mesmo retrato para o VARELA que, desde o jogo com a "instituição", não mais se vira ,parece(agora) remoçado e decidido a fazer uma 2ª volta upa-upa e em crescendo (Deus me ouça!)... O James tem pormaiores - o golo ! um portento de técnica ! que às vezes "transforma" em... pormenores.Há que dar-lhe (mais) tempo ao tempo para que tudo floresça e cresça em plenitude (Deus me ouça!)...
    O HULK ?!...é o jogador de uma vida e louvemos(?!) quem o "retirou" o ano passado da competição...consagrando-lhe o dom de ver donde vinha o perigo de,com ele em campo,NÃO se conseguir, mesmo por- outro- lado, ganhar o que quer que fosse...Salvé,Ricardo Costa!(Amald'eçoado,sejas!).
    Até o Christian parece estar com ganas e NÃO me queria no papel do AVB,quando regressar o FALCAO - quem irá sair?!...Cruel e infinita angústia para o decisor!
    De Paulo Baptista está (tudo) dito.Se se anula um golo tão LIMPINHO como o n/ quarto...que haverá mais a pôr na carta?! Há gajos que são bons e outros que não prestam.E ,pegando na palavra,o que seria se no Dragão fossem marcados TRÊS!TRÊS! PENALTIES! a favor dos portistas??? Ah!gand'a verdade desportiva! Deus nos acuda!
    ..............
    Alinhamento das notícias,no dia de hoje,na c.s.(jornais,rádio & tv's) :
    1º - Taça de Portugal
    2º Taça de Portugal
    3º Taça de Portugal
    finalmente, a 1ªLiga, o FCP X Nacional e os ONZE pontitos a mais na tabela (de somenos importância...).
    e ...AINDA! a (quase) vinda do ...Maurício Victorino(?!) p'ró spórtlisboaybenfica,na próxima, ou já nesta época, a fechar logo-logo.Fico Feliz!
    Abraço amigo e rápidas melhoras
    João carreira

    ResponderEliminar
  4. Caro João:
    Começo pelo fim do seu comentário. Na sinopse de três pontos da apresentação do jornal da uma da RTP, entra o benfica com a vitória em Vila do Conde. Na altura de falar do desporto começa com o benfica e só depois vem o FCP. É como diz.

    Alinho pelo mesmo diapasão nas referências ao jogo de ontem, com apenas um ligeira discordância: eu não estou certo de que Rafa venha a ser um fora de série ou sequer venha a fazer sombra ao Palito; quis, porque é de justiça, destacar a excelente exibição que ontem teve.
    Caro João. Os que saíram ou acabaram a carreira, é passado. Estão no álbum. E se valesse a pena folheá-lo, então ia lá e trazia o Madjer para o por ao lado do Hulk...

    Meu caro: quero ver-me livre desta "gaja" o mais rápido que puder. Tenho saudades é da outra, a Primavera, que nunca me faltou nestes últimos 74 que levo de caminhada.

    Um abraço e óptima noite.

    ResponderEliminar
  5. Se isto não é Ópera, pelo menos é Opereta.
    Jogo com momentos brilhantes por parte de um FC Porto que diz aos cépticos como é que se canta… no relvado. Na primeira parte foi pena o último passe ter, por vezes, falhado. Se assim não fosse poderiam ter sido 5 ou 6 na baliza adversária.
    Portentosas exibições de Hulk e James. Excelente jogo de Belluschi, Fernando, Rafa e Moutinho. Mais uma vez, não gostei de Varela. Desperdiça muito jogo.
    Enquanto os outros andam à bofetada, nós jogamos e encantamos. Enquanto os outros prometem espectáculo circense, nós damos recitais de bola (com barítonos, tenores e contratenores bem afinadinhos), autênticos festivais de bom futebol.
    Toda a jogada do terceiro golo é um hino ao futebol. Uma obra-prima! Encantador, brilhante! Como o futebol é bonito, assim!
    A equipa tem, agora, de atingir de novo o cume da forma para encarar os compromissos difíceis e decisivos que se aproximam. Está no bom caminho. E ainda nos faltam dois tenores: Álvaro Pereira e Falcão!
    Bibó Porto!

    PS: espero que a "aborrecida" e indesejável visita já tenha ido embora. Um abraço.

    ResponderEliminar