domingo, janeiro 30, 2011

GOSTOU DO...CHÀZINHO? ENTÃO, AGORA RELAXE.

5 comentários:

  1. CARO REMÍGIO
    ...esta é uma das minhas divas!De Cabo Verde(onde,em trabalho, estive nos idos de 1998,uns quantos meses) guardo, todas as saudades:das gentes,do clima,da brisa do mar,da morabeza,mornas,coladeras,funáná,batuque...Nas longas noites- "verdianas",acompanhado dos colegas que constituiam a equipa que em Santiago-cidade da Praia-"deu à luz" a Sucursal da CGD (hoje, Banco InterAtlântico) deliciávamo-nos com a música ao vivo,à hora do jantar, no "GardenGrill",no "Piano Bar",no"Sovaco da Cobra" ,no "Hotel América"(em cuja cave,havia uma "disco", propriedade (na época) desse OUTRO GRANDE da música de Cabo Verde - ILDO LOBO -infelizmente já desaparecido...)Se, já antes da m/estadia profissional por aquelas paragens,eu adorava a música caboverdeana...imagine,como vim de lá,depois de 60 (sessenta!) CD's comprados e RELIGIOSAMENTE guardados na minha... cêdêteca!Pois é,desde Tito Paris a Cesária ,passando pelos Tubarões,Djosinha Cabral,Fantcha,FerroGaita (que pude ver ao vivo,ainda em fase embrionária,digamos assim, na cidade da Praia)e acabando com o grande BANA,"orgulho-me" de quase ser... cabo-verdeano!Vai desculpar-me, mas vou contar-lhe uma das muitas "cenas" em que fui interveniente.
    Estávamos instalados no "Hotel Trópico" e todos os dias - nos primeiros tempos e dado que a CGD não adquirira ainda carros próprios- nos deslocávamos de táxi,chamado préviamente pela recepção do hotel. Pois bem,calcule qual não foi o meu espanto,no primeiro táxi pedido,ao abrir a porta do mesmo e deparar com um caboverdeano vestido com a camisola do... N/FCP! e ADEPTO tanto qto eu, do mesmo!...Por ele soube d'outras histórias,da maneira como o futebol é vivido naquele país e com que intensidade,meu amigo! Não estou mentindo ao dizer que vi(DIÀRIAMENTE!) mais camisolas do n/ FCP,na cidade da Praia,envergadas pelos míudos (e graúdos) em idade escolar, do que alguma vez vi em Portugal (exceptuando dias de jogos no Dragão,claro).Meses mais tarde,(minha mulher,entretanto,numas férias escolares, foi passar uns dias comigo) fomos ao Tarrafal e lá fotografei um barco de pesca devidamente baptizado e pintado de... "SUPERDRAGÕES" !...Até o meu engraxador "oficial" no Plateau(cidade da Praia),vestia garbosa e diàriamente a camisola do FCP!É verdade que não me lembro de o ver com outra fatiota,que não aquela!O meu barbeiro, era um indefectível das nossas cores e presenteava os clientes com um grande poster do N/Clube,postado na parede em frente da típica cadeira,de tal modo que,nenhum (à feitura da barba pelo mestre) teria a ousadia de "afirmar" filiação clubística que não fosse a ...NOSSA,carago!
    ...............................
    Páro por aqui...Cabo Verde é para mim um "romance" inacabável...mas não tenho o direito de o maçar. Desculpe-me o amigo mas a Cesária é que teve a culpa!...
    Uma boa semana,com um meio(4ª feira)sem mácula e feliz!
    Abraço amigo
    Joao Carreira

    ResponderEliminar
  2. João:
    Fiquei deveras impressionado com as sensações que fez despertar em si esta canção da fabulosa cabo-verdiana Cesária Évora, tão comevedoramente evidenciada na sua alusão aos tempos vividos naquele país. Eu não sou o que se poderá chamar "um bom ouvido", mas julgo ter a sensibilidade bastante para reconhecer grande mérito a esta excepcional intérprete que goza, muito justamente, de grande prestígio internacional.
    O relato da sua experiência vivida nesse encantador país, que apenas conheço pela aprendizagem empírica que fui adquirindo ao longo dos anos, mexeu com uma das minhas frustrações mais marcantes, já que a minha ânsia de conhecer in loco gentes e terras do mundo muito ajudariam a consolidar e validar o que li e me ensinaram.
    A popularidade do Futebol Clube do Porto tem lá fora, e concretamente nos PALOP, nunca foi devidamente realçada e destacada. Todavia, pelo que sei por quem lá viveu, e vive, designadamente em Luanda, o FCPorto é, actualmente, o clube português que aí mais cresce.

    Já tínhamos em comum algumas características que nos aproximam e, esta do mesmo gosto pela quente e maviosa música de Cabo Verde não é, de todo, a menos valorosa.

    Um abraço e excelente começo de semana.

    ResponderEliminar
  3. Caro Remígio
    Acabei de ouvir agorinha mesmo :david luiz no Chelsea!...Definitivamente que deixei de pensar no RAbramovich para me gerir a ..."fortuna"!Sempre adquiriram a caipirinha - mais barato,é certo,mas mesmo assim, a preço dum vintage -. Quero crer que o roman, mais tarde ou mais cedo,começará a vender os iates,se persistir em "negócios" deste jaez.Verdade que o "cabelório" do pombo-luíz,(os caracolitos) poderão, numa emergência,garantir alguma entrada de capital,mas...as cabeleiras (também) já não são o negócio florescente de outros tempos.Pelo meu lado,fico contente,por ver desaparecer um dos caceteiros-mor do futebol indigena.Em terras de sua majestade verá o que-é-bom-p'rá-tosse... I Hope!
    Tenho estado expectante sobre as "novidades" :se sim ou não a ida ao mercado, por mor de um defª esqº... Até agora, nem novas nem mandados...
    Será que nos ficamos só com o Fuccille ?!...
    É pouco! É curto! É arriscado!(Sereno,"serenamente" a defesa esqº, era a última coisa que eu gostaria de ver!)
    Abraço amigo
    João Carreira

    ResponderEliminar
  4. Cesária é uma das famosas Portistas, uma adepta assumida do F. C. Porto. Somando à sua música melodiosamente terna, é uma grande mulher e figura pública de relevo.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Caro João:
    Nobless oblige. Foi como nos filmes do Bond onde a bomba armadilhada acaba sempre por ser desactivada no último segundo da hora marcada para explodir. Difícil de caçar, este Abramovich que, para fechar o negócio deve ter tido em conta todas as características do Luizinho Cara de Anjo, sendo que a da utilização da técnica de usar os cotovelos e rara arte de aplicar, subrepticiamente ou às claras, as chuteiras nos calcanhares dos adversários não é das menos evidentes, podendo o russo delas vir a tirar proveito se o integrar na equipa da sua guarda pessoal.

    Quem deve estar algo desolado é Hulk que não vai ter, amanhã, o momento de recreio com que nos deliciou nos 5azero.

    Com algum desapontamento não houve a operação à Porto, para debelar o problema esquerdino onde parece não existir solução consensual. O melhor Fucile é, seguramente, a melhor e Álvaro não está longe do regresso. Sereno, para este lugar é, definitivamente, carta fora do baralho.
    Abraço.

    armando pinto:

    Não me ocorreu logo mas, com efeito, conhecia Cesária Évora como "nossa". Tinha que ser...

    Abraço.

    ResponderEliminar