sábado, outubro 16, 2010

UM GOLE DE LOUREIRO VERDE E QUATRO DE PORTO ALEGRARAM A FESTA.


 James Rodrigues, o menino que brinca com a bola, marca o pontapé de canto.

 Máquinas prontas para a "Grande invasão", no areal
do rio Lima.



 Em cima: uma região que é o símbolo do trabalho.


 A mulher-camponesa minhota.
 A labuta pelo pão.
 O Minho de ontem e de hoje.

 A romaria para o Dragão.

 As bandeiras da festa.


 A onda amarela-roxa conquistou o sector norte.

 Aqui mandam os Super Dragões (Limianos, olé, olé, gesto lindo)


 Para o ataque, bravos.

 Refrescar a baliza para o "novo" Baía.


 É pá! Este sou eu. (A camisola não impediu os festejos ao golo dos "meus")


 Jogo grande, no palco verde. Era "Os Limianos"...

 Sempre virados para a frente...Allez, limianos.

           Linda festa limiana no belo Estádio do Dragão.

                      PORTO, 4 - LIMIANOS, 1

           Um golo no Dragão ao grande Futebol Clube do Porto foi, mesmo assim, escasso prémio para a equipa da vila "mais antiga de Portugal" e para os CINCO MIL alto-minhotos que se deslocaram à Invicta para incentivar os briosos e motivados jogadores da equipa de "Os Limianos".

           Com o futebol no dia e à hora certos, bilhetes ao preço de momento de crise, tempo magnífico a ajudar, mais de quarenta mil nas bancadas com destaque para os milhares de crianças e seus familiares, cor, a ola, cânticos e bombos, empenho dos jogadores no tapete verde irrepreensível, foram os condimentos da festa que ontem decorreu ao início da noite no cenário mais belo da EUROPA.

            A postura séria e profissional do Futebol Clube do Porto perante um jogo de vaticínio mais ou menos previsível, valorizou a magnífica resposta da equipa da "vila mais antiga de Portugal", que assim faz questão em permanecer, a qual, pelo seu futebol, aplicação e raça tudo fez para regressar da Invicta com um resultado digno e justo.


             O feito de ter chegado ao golo histórico numa jogada das mais bem conseguidas do prélio é o momento mais marcante da partida e um lance para ser perpetuado numa tela de inspirado pintor.


            Venceu quem tinha obrigação de o fazer, mas apenas nos números, porque no que se refere à dignidade e honestidade, o confronto terminou num empate.

P.S. A partir de ontem, conheço pessoalmente mais um membro da minha "família de adopção". E para quem atribui significado a estes valores do sentimento, sabe do prazer que senti em apertar a mão ao nosso familiar portista Vila Pouca.
             

            
         

7 comentários:

  1. "Bigorna" esfomeado, comeu o sarrabulho e devorou o queijo

    Se a Taça é festa, ela esteve hoje e na sua planitude no Estádio do Dragão. 41.118 espectadores, entre os quais 5000 vindos da bela Vila de Ponte de Lima e milhares de crianças, que provavelmente foram hoje pela primeira vez ao futebol, deram um grande colorido ao belíssimo anfiteatro portista e vibraram, saltaram, fizeram a Ola, festejaram os golos com grande entusiasmo e tenho a certeza, quer vencedores quer vencidos, saíram felizes e deram por bem enpregue o seu tempo.

    Do jogo, vitória natural, tranquila, mas escassa, do F.C.Porto - falhamos muitos golos cantados, junto com a grande exibição do guarda-redes da equipa minhota e um erro grave, da imitação foleira de Colina e seu auxiliar do lado poente, impediram que o resultado tivesse maior expressão... -, perante uma equipa que deixou uma bela imagem, apesar de ser impotente para contrariar a superioridade do conjunto orientado por André Villas-Boas.

    Era um jogo propício ao lançamento de jogadores menos utilizados e o treinador, no fim dos 90 minutos, deve estar contente pela forma que Walter, Rafa e James, aproveitarm a oportunidade, menos contente com Guarín, Souza, Castro e Ukra, que não fizeram nada de especial e nada contente com Sereno e Otamendi, que fizeram um jogo muito fraquinho, pior até, o argentino, mal a entar às bolas por baixo e por alto e mal a passar. Beto, outro dos menos utilizados, não teve trabalho nem culpas no golo e portanto, não é deste filme.
    "Bigorna": marcou três golos, movimentou-se bem e teve pormenores de qualidade. Não é tão generoso como Falcao, nem terá as capacidades aéreas do colombiano, mas mexe-se bem, sabe segurar, tabelar e criar espaços para quem vem de trás.
    Foi contra o Limianos, quero ver mais, em jogos com outro grau de dificuldade, mas vi coisas que me agradaram muito.
    Com Varela na direita, "Cebola" ou James na esquerda, ao lado de Falcao ou tendo Hulk nas costas, não sei não, mas Walter promete muito...
    Rafa: mostrou a Villas-Boas que pode perfeitamente dar algum descanso a Álvaro Pereira. É o melhor elogio que posso fazer ao ex-Académica.
    James: já tinha dito há muito tempo atrás, que se este menino não der craque, eu não percebo nada de futebol. Tem tudo: técnica, velocidade, arrisca, vai para cima sem medo e tem um pé esquerdo que escreve. Andou desaparecido, mas a partir de agora é preciso contar com ele. Que se cuidem os que têm jogado na sua posição.

    Dos mais utilizados, Hulk foi sério na abordagem ao jogo e fez uma exibição razoável - pena que a jogada fantástica, na segunda-parte, em que intervieram vários jogadores e que atirou ao lado, não tenha dado golo. Era de compêndio.
    Varela: ainda não atingiu o nível da Supertaça, está trapalhão, lento, custa-lhe a sair do drible. Apesar do bonito golo, quero mais dele.
    Sapunaru: foi hoje o "velho" Sapu, na exibição menos conseguida da época. Mal a defender e a atacar.
    R.Micael: mais uma oportunidade perdida, de um jogador que nem parece o mesmo da temporada anterior. Complicativo, a errar muitos passes, assim vai ter muito que penar para ganhar lugar na equipa.

    PS-Tive um grande prazer em o conhecer pessoalmente e espero que na próxima oportunidade tenhamos mais tempo para uma boa conversa. A amostra foi muito interessante.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Jogo conseguido frente ao um frágil adversário que teve um comportamento muito digno, merecendo por isso o golo de honra.

    A ânsia de ver alguns dos novos reforços foi de algum modo satisfeita, já que AVB, optou e bem por fazer descansar quase todos os habituais titulares.

    James foi para mim o mais prometedor, apesar do pouco tempo que teve para se mostrar. Demonstrou qualidades que o podem lançar num ápice para a equipa principal, ou pelo menos, ter uma utilização mais constante.

    Apesar dos 3 golos marcados, Walter pareceu-me pouco móvel mas oportunista e com faro de golo. Beneficiou de uma defesa macia que lhe deu tempo para, em dois golos, receber a bola algo defeituosamente, corrigir o posicionamento e disparar para as redes.

    Rafa começou muito irregular, a falhar muitos passes, mas com o decorrer do jogo foi acertando.

    Os outros pouco mostraram. Esperava um pouco mais, atendendo à modéstia do adversário.

    Um abraço

    PS: novo endereço - http://dragaopentacampeao2.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Caro Remígio
    Tal e qual como vi na Tv...Festa bonita que já ontem aqui comentei e dá para invejá-lo,pela presença ao vivo e em ...directo.
    Óptima a sua reportagem,pela prosa,sentido de FCP-não alienando do seu "minhotismo"-pelas fotos,pelo ambiente que se consegue"cheirar", qdo a escrita nos transporta a um palco de sonho(s) como é o DRAGÃO!Parabéns!O futebol,ontem,foi o que deveria ser SEMPRE : MAGIA e COR!
    E,se (ainda) deu para conhecer(pessoalmente) o Homem do Dragão-Até-à-Morte... tanto melhor... foi um dia em pleno,caro amigo.Carago! estou cheio de invejinhas e não vejo a chegada do dia "D"...para vos conhecer.
    Resto de Domingo feliz
    João Carreira

    ResponderEliminar
  4. Jogo controlado. Walter tem claro destaque mas não esquecer os bons minutos de James Rodríguez em campo. O miúdo, como já havia 'provado' na pré-época, promete!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Caríssimo João:

    Tenho tido um dia muito preenchido que me impediu de comentar atempadamente os seus comentários, embora os tivesse lido bem cedinho.
    Como sempre fico maravilhado com o seu peculiar estilo de escrever esplêndidos textos e a criatividade que consegue obter.

    De facto foi uma festa linda a que se viveu ontem no palco de sonho do Dragão, com 41 000 pessoas a respeitarem-se mutuamente, famílias com vários filhos que da região limiana se deslocaram pela primeira vez ao Dragão, convivência, festa, alegria. Assim , sim!

    Ninguém diria, pela sua descrição, que o João não esteve cá tal é a pormenorização do acontecimento. A cor de "Os Limianos" é a amarelo e roxo, as cores da vila, que não tem pressa de ser cidade, embora tenha condições muito superiores a outras que já o são, como muito bem lhe pareceram. Já vesti aquela camisola, embora em escassas ocasiões.

    Foi bom apertar a mão do "nosso" Vila Pouca. O encontro teve contornos de uma "rapidinha" (salvo seja...), pois conhecer membros da nossa grande família portista é um enorme prazer. Não vai ser concerteza a última vez e, espero, também haverá uma primeira para cumprir a mesma satisfação que terei de o conhecer e de o cumprimentar.
    Provavelmente, não consegui responder devidamente ao teor dos seus textos. Mas pode crer, quero reafirmá-lo, que os tenho em muito bom apreço.

    Um resto de domingo tranquilo e votos para a semana que agora se inicia.

    ResponderEliminar
  6. João:
    Não falo do queijo limiano, porque, como deve saber, ele já não se fabrica na região de Ponte de Lima, mas em Vale de Cambra. Continuo a consumi-lo pela sua qualidade, que é a mesma do que saía da fábrica em Santa Comba, onde tive o meu primeiro emprego. Ainda não me habituei à ideia de que, não saindo da agora ex-fábrica da nossa região, continue a chamar-se "limiano"...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. dragãozinho:

    Valter revelou ser um jogador com características que nos hão-de fazer muito jeito, em jogos futuros. James é um "menino" com o destino dos grandes artistas da bola, como Messi e poucos mais.
    Mas o nosso Porto está bem servido, não está, Gaspar?
    Um abraço.

    ResponderEliminar