sábado, outubro 09, 2010

SIMPLESMENTE, JOGAR À BOLA!



A selecção de Portugal reentrou ontem no único caminho que pode conduzi-la à fase final do Europeu de 2012, que é o das vitórias.
(O JOGO)

  No Dragão, reacendeu-se a chama.

                         PORTUGAL, 3 - DINAMARCA, 1
                (Golos de Nani, 2 e Ronaldo. R. Carvalho p.b.)

           "O mérito é dos jogadores", disse, no final, o treinador da selecção portuguesa.

          Paulo Bento foi um excelente praticante de futebol e leva já alguns anos nas funções de treinador, isto é, está "por dentro" e conhece o futebol e os jogadores portugueses.

          Não dispunha de tempo para fazer muito mas, apesar disso, fez tudo o que devia ser feito. Não caiu no pecadilho de querer ser diferente ou original nas escolhas, optou pelos atletas que considerou em melhor forma nesta altura, distribuiu-os pelos lugares que habitualmente ocupam nos clubes a que pertencem e não os acorrentou a qualquer táctica cientificamente elaborada e com patente registada. Não sei o que terá dito ao jogadores antes de subirem ao (magnífico!) relvado do Dragão, mas não deverá ter sido muito diferente disto:

         - Vamos, jogai à bola, como sabeis.


         À vontade, sem o constrangimento da peia táctica, dos sistemas, dos modelos criativos, os rapazes jogaram "à bola". Nenhum desiludiu. Como acontece todos os domingos ao serviço dos respectivos emblemas, jogaram ao melhor nível que lhes é próprio. Foram eles que fizeram a equipa que, ontem, merecidamente, superou a Dinamarca e avivou a periclitante chama da qualificação.

         - "O mérito é dos jogadores", disse o seleccionador.

         Para mim, Paulo Bento, disse tudo o que poderia ter dito.
    
        
        

     

Sem comentários:

Enviar um comentário