segunda-feira, outubro 18, 2010

EH, GRANDE NÓIA!


        CARLOS MÓIA, (todo o mundo conhece, dispensa apresentações) diz ter nascido perto do Porto mas optou ser benfiquista porque, afirma,

“Ser do FC Porto era ser o que o FC Porto era: um clube a fechar-se dentro de uma região, a olhar para todo o resto de Portugal como um espaço de inimigos em delírio, de mouros a abater. O Benfica dava-me a imagem oposta, a ilusão de um universo sem limites.”

         Ninguém ficará admirado que este ovarense de nascimento, que adorava coleccionar canários seduzido, não pela linda penugem destas aves, normalmente amarela,  porque, como é sabido a sua paixão eram as aves de rapina e o vermelho a sua cor, mas por ambicionar vir a ser cantor ainda que o som da sua garganta jamais pudesse atingir o som melodioso dos apreciados tenores da natureza e se assemelhe mais, isso sim, ao grasnar dos patos bravos das rias de Ovar.

         Pelo que se depreende das declarações acima transcritas ou o rapaz era um precoce analista perspicaz e visionário iluminado ao ponto de não cair na esparrela de escolher ser portista como fizeram milhares do espaço dos "inimigos em delírio" ou, tendo chegado à idade adulta, descobriu a razão do logro em que laborava e optou, avisado e calculista, por virar a casaca e foi acolher-se sob as asas da ave protectora do tão mais capaz de que qualquer outro bicho para o ajudar a cumprir o seu ideal de um "universo sem limites". Estaria muito mais garantido: sempre era o "clube do regime".

         Ó, Móia, ocupa-te lá das tuas organizações de corridinhas e marchinhas nessa tão querida "região aberta" com que hás-de um dia alcançar os louros da tua missão terrena e não invoques, em vão, argumentos falaciosos com que pensas lavar a alma dos pesadelos que te atormentam, a que não são alheios os sucessos de um clube que afirma, do norte ao sul de Portugal e no Mundo, o esforço de uma região e do seu povo para se emancipar da tutela corrupta e incompetente, onde sobejam os "Vasconcelos" que renegaram os valores do trabalho e da honra para babujarem nas sobras do banquete pagos com os impostos que nos esbulham.

4 comentários:

  1. Meu caro, tanga, ele não tinha estaleca para ser portista - naquela altura não era para todos - e só podia ser vermelho, já que não pertencia à nobreza leonina.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Será que ele tambem oferece robalos? É de Ovar e por isso não sei!
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  3. Meu caríssimo,

    Isto (e este) é uma grande tanga.

    Não se é portista porque o FCP representa isto ou porque outro representa aquilo, nem poruqe um permite isto e outro permite aqueloutro.

    Ser portista está no coração e em alguns desperta de imediato, e noutros desperta mais tarde. Por isso, independentemente de tudo e de todos, de clube nunca se muda. Pode mudar-se de tudo, menos de clube.

    Isto para nós e para os outros.

    O resto é conversa para boi dormir.

    Saudações PORTISTAS

    ResponderEliminar
  4. pois:

    Que o "homem" tem direito às suas escolhas não se questiona. Se acha que fez bem a cama que a use. Mas não queira ter a pretensão de dar lições de superioridade moral e de solidariedade aos que seguiram caminhos diferentes do dele, por convicção e independência de carácter.

    ResponderEliminar