domingo, outubro 31, 2010

LIÇÃO DE NATAÇÃO VALE TRÊS PONTOS NA CLASSIFICAÇÃO.


Dragões à prova de água matam a esperança dos rivais

  Coimbra assistiu a uma serenata à chuva.


                     Académica, 0 - FUTEBOL CLUBE DO PORTO, 1
                         (VARELA, aos 43m, em mergulho de costas)
   
            Limpinho e molhadinho com a justiça do Divino.

           É bom não esquecer que o futebol é um desporto de Inverno. Apesar desta realidade, teria de fazer um grande esforço de memória para me lembrar de um cenário como o de ontem à noite se viveu em Coimbra.Apesar do que alguns possam pensar, inclusive, Jorge Costa, cujas declarações acabo de ouvir na TSF, penso que estavam reunidas as condições mínimas para que o jogo se efectuasse: a bola não flutuava e as linhas das marcações eram visíveis.

           Perante a anormalidade em que a partida decorreu, tivemos oportunidade de descobrir no FC Porto capacidades que antes não haviam sido testadas. Desde logo, a sua perfeita adaptação às condições do relvado e a evidência da técnica individual  necessária para as superar, patenteadas ao fim dos dez primeiros minutos de jogo. Depois, a capacidade física exibida por todas os elementos, disputando cada lance com a agressividade comedida necessária para não dar pretexto à sanção disciplinar. Finalmente, a entre-ajuda e disponibilidade para o sofrimento de todos.


           Muitos dirão que não se viu bom futebol na cidade dos estudantes ontem à noite. Discordo, em absoluto. Foi, sim, um futebol diferente onde raramente aconteceram lances com rodriguinhos, tic-tac à Barça, toques de letra, embora Bellushi (fenomenal!) os tenha ensaiado duas ou três vezes com sucesso, onde abundaram as oportunidades de golo (todas a nosso favor), com uma única excepção "oferecida" à Académica no período compensatório do jogo, a qual, se tivesse resultado em golo adulteraria completamente a justiça do triunfo dos Dragões.

           Maicon deve ter dissipado de vez todas as dúvidas que pudessem haver em relação ao seu valor. Imperial, de uma frieza gélida e nervos de aço. Impiedoso, temerário e pornograficamente prático no uso e abuso da bola!
           Bellushi, deve ter executado ao milímetro a lição do Mestre André. Quem lhe conhecia os dotes de artista sublime de "gozar" com a bola dentro do arrozal? Como as enguias que deslizam viscosas das mãos quando se tenta prendê-las deixava os seus opositores cegos e desnorteados com as suas deliciosas simulações. Sapunaru, à direita, não lhe aponto uma falha e do lado esquerdo, Álvaro, mandou e não deu hipóteses. João Messinho (que lástima não ter feito de penalti o seu primeiro à Dragão), Hulk, o submarino azul e Falcao, o marinheiro sempre na gávea à espreita do momento certo para recolher o peixe grosso. Helton, Rolando, Fernando (tinha um jogo ao seu jeito que não concluiu, por lesão), Guarin (exagerou, talvez, a tentativa de visar à distância a baliza), Rodriguez, a chegar ao jogo no momento certo e Otamendi. Bom, do argentino, espero ansiosamente que destrone Maicon, porque, então, poderíamos dizer que é o melhor central do mundo!

           Caro (merdas) Gomes; não havia necessidade. Estavam no campo dois emblemas com muita história e prestígio empenhadas em jogar e a lutar dignamente, para chegar à vitória. Não tinhas que mostrar simpatia por nenhum deles porque, na função em que te investiram, exige-se equidade e isenção. Não as usaste. Porque não quiseste, pois aplicaste para as "capas negras" um critério de julgamento nas faltas adequadas ao estado do relvado, mas recusaste-o ao FC P. Intrigante a tua demora em assinalar o penalti, tão perto estavas do autor do delito, e tivesses recorrido ao teu ajudante para o sancionar. Também ignoraste uma entrada sobre o Hulk, que só não o levantou no ar por milagre (em cima do risco ou dentro da área?) para, logo a seguir, ordenares que se fizesse um livre à entrada da nossa área a fim de moldares a teu gosto o resultado do jogo, proporcionando à Académica o único remate à baliza na segunda parte, e que só não resultou em golo porque Deus existe!

           Quero terminar este post sem ter necessidade de colocar uma bolinha vermelha no cabeçalho a assinalar que não deve ser lida por menores. Por isso, não vou referir-me à canalha assalariada dos papagaios que a TVI coloca nas nossas casas com microfones nas trompas, para vomitarem toda a ignorância e ressaibiamento de que são feitos os seus miseráveis comentários.

           Dr. Júlio Magalhães, que poderes tem na realidade o nosso caro confrade, como Director da Informação nessa estação?

6 comentários:

  1. Caro Remígio
    O "instint- killer" de VARELA, matou o jogo...
    Um jogo que nunca o devia ter sido...Viam-se as marcações?! E isso é suficiente ,para que um jogo se dispute?!
    Temi pelos (bravos) jogadores d'um lado e do outro.De PARABÉNS, os adeptos do N/ FCP,lá no estádio.
    Briosos,os Nossos, (e alguns da Briosa) foram todos eles...
    Menos "briosas" foram as declarações finais de um tal sr. orlando -que deve ter jogado, um jogo bem diferente,daquele que nos foi (muito mal)dado ver na sacrossanta ...TVI - (aquele gebo,que no fim, entrevista a "malta",é uma besta quadrada! e burrinho-qu'até-mete-dó!).Do sr.jorge costa, esperava -no mínimo- NÃO, uma atitude de subserviência,mas de HONRA, EDUCAÇÃO, VERDADE! Nem por uma vez,se dignou parabenizar a equipa ...adversária,no caso era o FCP!Já do dominguinhos,tínhamos levado p'ra contar!Que se passa com esta "gente(inha)"?...NÃO SE PENSE QUE OS QUERO DE JOELHOS A PRESTAR VASSALAGEM (tão pouco disso carecemos) MAS,SEJAM DIGNOS,FRONTAIS,SEJAM HOMENS,enfim!É bom,também,que nós,PORTISTAS- vamos tendo "memória" e registo destas atitudes,para que no futuro não lhes estendamos as passadeiras da glória e lhes prodigalizemos honrarias e salamaleques.Estou,como se notará,furibundo com estas ..."posturas".
    Do jogo em si está tudo dito.Sofremos até ao fim,qdo. poderíamos ter carimbado o passaporte ,c/ mais dois-no mínimo-golos até aí aos 25 minutos da 2ª parte...
    O jumento amarelo bem tentou que as coisas não ficassem assim...mas também devo confessar que o penalty me deixa tantas dúvidas,como a CERTEZA,que o tal "reclamado" ("em lágrimas",ó sr jorge costa?!...) pela Briosa,NUNCA O FOI!
    Bom Domingo,nesta nova hora,que não de ... novos tempos:
    Abraço amigo
    João Carreira

    ResponderEliminar
  2. Caro Remígio
    ...desculpe.Ainda acerca do jogo não queria deixar de destacar o grande jogo que o BELUSCHI
    realizou...e dar a mão à palmatória em relação ao MAICON,(que tanto tenho criticado...)que hoje valeu quase por... três,qdo foi necessário.
    É tudo.
    João Carreira

    ResponderEliminar
  3. Vejo futebol há mais de 40 anos e nunca vi um jogo ser disputado nas condições em que foi disputado o Académica/F.C.Porto. Ou melhor, vi um, mas foi interrompido ao intervalo, o F.C.Porto/Anderlecht no ano de 1978. Que o futebol é um jogo de Inverno, é verdade, mas tem de ser disputado num terreno de jogo em condições mínimas. E hoje, no Municipal de Coimbra, o campo estava impraticável, sem as mínimas condições, parecia uma piscina, que a cada lance colocava em perigo a integridade física dos jogadores. Saiu a lotaria à equipa portista, é verdade, mas também é verdade que o estado do terreno prejudicou mais o conjunto de André Villas-Boas, mais tecnicista, com um futebol mais apoiado, mais trabalhado e que atacava mais na procura da vitória. Somos uma boa equipa de futebol, mas e hoje ficou claramente demonstrado, não somos uma boa equipa de Pólo Aquático.


    Ganhamos, era o mais importante, porque é ganhando estes jogos que se ganham campeonatos, mas mesmo tendo ganho, não posso deixar de colocar algumas perguntas: porque se realizou o jogo naquelas condições? Porque deixou Duarte Gomes que o jogo se efectuasse, com o campo num estado que não permitia que a bola rolasse, propício a choques, que poderiam resultar em lesões graves? Não terá Fernando sido vítima, das circunstâncias em que se realizou o encontro? O que esperava o juíz de Lisboa, ao permitir que o jogo se realizasse? Tenho uma teoria, mas o futebol precisa de tranquilidade, de paz e por isso não digo, o que me apetecia dizer, sobre as razões que levaram o moranguito sem açucar, a não adiar o jogo.


    Como entendo que o jogo não se devia ter realizado, não vou falar de mais nada, nem sequer da monstruosa exibição de Belluschi, nem do belíssimo golo de Varela que valeu os 3 pontos, mas não posso deixar de dizer e para terminar, que bicada de bicho não faz mossa.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. O FC Porto demonstrou toda a sua força e classe, mesmo em condições adversas para a prática do futebol.

    Este jogo trouxe-me à lembrança a fantástica epopeia de Tóquio, em Dezembro de 1987. A final da Intercontinental disputada sob um manto de neve!.

    Pois bem, na neve, na água ou num belo relvado, os Dragões mostram a sua raça.

    Vitória mais que justa e até escassa face às oportunidades desperdiçadas.

    O meu destaque vai para o enorme espírito de sacrifício, de entreajuda e do querer vencer, que todos os jogadores portistas evidenciaram, demonstrando fibra de campeões.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Boa noite

    Só queria dizer que essa treta de desporto de inverno não existe, não é possível haver futebol naquelas condições. Mas no fim ca... pra isso e super feliz com esta autêntica batalha naval ganha. Estive sempre com os nervos à flor da pele por causa daquele dilúvio e hoje passei o dia com uma sensação de alívio. Parabéns à malta que foi a Coimbra dar aquele enorme apoio.

    ResponderEliminar
  6. Boa Tarde,

    Visto que foi impossível jogar um futebol espectacular, com muitas exitações durante o jogo, com um futebol quase nada ofensivo no Estádio Cidade de Coimbra.

    Este jogo realizou-se entre o 1º classificado o F.C.Porto e o 4º classificado o Académica.

    Pelo que ouvi dizer no Sábado e dia esteve agradável, o sol ia espreitando às vezes, mas que durante o dia todo não choveu. Tudo perfeiro para um futebol espectáculo entre as duas equipas. O meu amigo João Manuel Couto entra no estádio 1 hora e 15 minutos antes da partida, as duas equipas entram para o relvado para efectuarem o devido aquecimento, relvado verdinho, sem poças.

    Os jogadores depois de terem efectuado o aquecimento voltam às cabines para se preparam ambas para o jogo, passado algum tempo uma carga de chuva monumental abate-se sobre o terreno do jogo e em vez de ser um terreno perfeito, tinha transformado numa "piscina".

    Os primeiro 10 minutos foram contragedores para as duas equipas que quase todo o jogo não se conseguiram habituar do terreno de jogo.
    Também nos primeiros 10 minutos a TVI teve falhas devido ao temporal que se pôs na cidade de Coimbra.

    Depois nos 40 minutos a mesma situação se voltou a repetir, uma chuvada forte inundou ainda mais o relvado.

    Grande dedicação e muito esforço de ambas as equipas, o que nos interessa realmente é os 3 pontos alcançados.

    Um abraço

    http://campeoesfcporto.blogspot.com/

    ResponderEliminar