terça-feira, setembro 23, 2014

PRÓS E CONTRAS.

                    

                      Estádio mais belo do mundo do melhor Clube português.




                  Ter jogado com dez ou ainda com menos que tivesse sido, pela postura que o Boavista levou para o Estádio do Dragão para enfrentar o Futebol Clube do Porto, foi irrelevante para o empate que se verificou. Sem Maicon a partir do 25' da partida, a ninguém que assistiu ao jogo seja no estádio ou pela TV passou pelo pensamento que, pelo menos uma vez, Mika, não acabaria por ser batido.

                    Não aconteceu porque um jogo de futebol é imprevisível e esse é o seu principal encanto.

                    Fica implicíto no que acima se escreve que se o FC do Porto não venceu o Boavista não foi por não ter podido contar com Maicon em 65' (+ 3' adicionais) do encontro. Também ninguém poderá garantir que, tivesse Julen Lopetegui feito alinhar outros jogadores, o resultado teria sido diferente.

                   Ninguém de boa fé poderá sustentar que não houve em Guimarães erros graves que influenciaram o resultado em desfavor do FC do Porto. Não é difícil de provar que o critério seguido por Jorge Ferreira no encontro do Dragão no último domingo para o julgamento dos lances faltoso foi o mesmo para os dois contendores.

                  Comparem os três lances que vou referir: ainda na primeira parte, Tello avança pela direita até junto da linha de fundo, pica a bola por cima de um jogador do Boavista que o tenta desarmar por trás mas que o atinge no pé de apoio, arrancado-o do relvado e fazendo que ele vá contra os placard da publicidade. Aos 25', acontece o lance protagonizado por Maicon, que não vale a pena relembrar de tanto ter sido já dissecado. Já com a partida a aproximar-se do fim, Brahimi, escapa-se pela direita em frente ao juiz auxiliar, ao jogador asiático da equipa dp Bessa, o qual tenta travar o avanço do argelino do FC do Porto atacando pela rectaguarda com uma "tesoura" que apanhou a perna do avançado portista com risco de grave lesão.

                  Todos aqueles lances, tendo muito em comum como pode ser comprovado pela recuperação das imagens filmadas deveriam, num julgamento que tivesse um juiz competente, ter similar sentença. Tiveram? Não! O Futebol do Porto foi injustiçado? Foi!.Se os jogadores boavisteiros tivessem sido expulsos como o foi Maicon o resultado teria sido diferente? Ninguém o podereá garantir.

                 Por último, um apelo aos adeptos portistas, a quem respeito as opiniões próprias mas com quem não estou de acordo com as críticas que vêm sido feitas a Julen Lopetegui. Aguardem com calma o desenrolar dos processos de actuação do treinador espanhol; na minha modesta opinião está a fazer um trabalho inovador de qualidade, de cariz próprio, demonstrando audácia, capacidade de decisão e de liderança que vão, com absoluta certeza, dar frutos de qualidade nesta época. Seguir as críticas dos pessimistas que querem resultados imediatos ou opiniões de crónicos e ferozes detractores profissionais capturados por interesses que não são os do  nosso Clube e da nossa Região (e também de Portugal, obviamente), é abrir portas na nossa cidadela para deixar entrar o inimigo que nos quer liquidar.

3 comentários:

  1. Caríssimo Remígio
    O m/ Amigo é todo equilibrado na sua análise , tenho de reconhecer isso , mas NÃO consigo largar o ... "Kompensan " e ,como sou mais dado a pèssimismos ,mesmo querendo crer que as coisas vão funcionar como o Remígio alvitra ... as minhas dúvidas suplantam ( e muito ! ) as suas "certezas " ... Vamos aguardar . É verdade que ,recuperadas certas imagens arbitrais do jogo com o BFC , dá para entender que a "encomenda e a carta", chegaram e foram entregues a ... Garcia ! Sabendo-se o que se tem passado pelos lados da concorrência é de desconfiar ...Então ,porque não da parte da SAD Portista , uma exposição - como se fazia há anos ...- a mostrar as imagens , desmontá-las , e chamar os bois pelos nomes ? !... Já se reparou o que pode acontecer a partir da próxima 6ª feira à noite ?!... (e só ainda estaremos na 6ª Jornada ...) . Deixo-lhe um abraço e o desejo que tudo se cumpra como escreve ...
    João Carreira

    ResponderEliminar
  2. Caro João:

    Alinho com os portistas que vêm a chamar a atenção para a estranha inacção dos dirigentes do FC do Porto perante os danos que a equipa tem vindo a sofrer nos jogos realizados até agora. Se é estratégia, é muito difícil de entnder. Por outro lado, não é possível admitir que o silêncio não virá a ser quebrado. Só espero que, quando acontecer, o dano seja irreparável.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Caríssimo Remígio
    Dirigido ao PORTO CANAL enviei o mail que transcrevo :
    Exmos Srs
    Fui surpreendido há dois dias - qdo me preparava para ver o jogo dos sub 19 , para a Liga dos Campeões (Jovens ) - pela NÃO EMISSÃO do V/ canal , que acompanho muitas vezes . Sou PORTISTA de coração , vivo em Silves (Algarve ) e claro que o V/ Canal é uma ligação que não queria perder ... O meu servidor "CABOVISÃO " - que contactei de imediato por telefone ...- não me soube responder cabalmente sobre o que se estava a passar ,dizendo-me que a estação não estaria a transmitir a emissão ... até hoje ! Podem informar-me das razões ? ... Dizem-me que o MEO mantém o Canal em funcionamento e se assim fôr ,terei de equacionar a mudança para aquele servidor ...
    Fico na expectativa do favor das V/ notícias .
    Cumprimentos e o desejo que as coisas se normalizem , dado que há muitos assinantes , aqui a SUL pªa quem o V/ Canal é a única ligação com o universo nortenho , que gostaríamos de preservar , como é óbvio .
    João Abel Carreira
    Passados dois dias (fim de semana ,pelo meio ...) recebi a seguinte "resposta" ( entre comas ) porque , ainda NÃO SEI , neste momento, o que hei-de chamar a" isto" tão árido , na linha do que o ex-ministro Lino disse uma vez , e que se consubestaciava mais ou menos no facto de ... a SUL (do Tejo p'ra baixo ) só existiriem ... camelos ! Eis então como o PORTO CANAL "resolveu " a questão :

    Bom dia,

    Agradecemos o seu contacto.

    Neste momento o PORTO CANAL não está disponível na operadora Cabovisão.

    Obrigado

    Cumprimentos

    Tão às secas, fiquei que nem pastel de nata após uma pisadela inadvertida ... foi como se à merda me mandassem ... e não-chateis-que-daqui-não-levas-nada !
    Desculpe utilizar o seu blog pª a divulgação do assunto ,mas achei por bem fazê-lo ,porque penso que um CANAL do n/ Clube poderia ter outra simpatia pela malta que labuta aqui pelo SUL e ao mesmo Canal devotava muita atenção e estima ...
    Obrigado pela atenção e um abraço do
    João





    ResponderEliminar