quinta-feira, setembro 25, 2014

JULEN LOPETEGUI e FERNANDO SANTOS.

                


*

               Julen Lopetegui, sendo jovem em idade e no começo da carreira de treinador de clube possui carisma, ambição, estrutura cultural e funcional, personalidade, dinamismo e capacidade para liderar. Revela estar preparado tecnicamente, enova, arrisca e decide. Não imita, cria e procura pôr em prática as ideias próprias.

              As conferências de imprensa que dá são, simplesmente, brilhantes!

               Expresso nesta fase ainda prematura da sua carreira de treinador ao serviço do Futebol Clube do Porto o que penso de Julen Lopetegui para que, lá mais para a fase em que muita coisa fica ou está em vias de ficar resolvida, possa ter legitimidade para afirmar que a confiança no valor do espanhol do país basco não era exagerada nem desproporcionada.

              Agora, a tão criticada rotatividade que ele defende e aplica, quando no futuro a evidência dos resultados o confirmar, não vai faltar quem a tome por modelo e procure implantá-la nas próprias equipas. Não será fácil, porém, a alguns reunir um plantel com mais de duas dúzias de jogadores de alto nível como Lopetegui tem sob o seu comando no FC do Porto, para actuarem alternadamente conforme os jogos e as competições, com a qualidade que se espera e exige de uma equipa com o prestígio do Futebol Clube do Porto.


Oficial: FIFA rejeita recurso de Fernando Santos e mantém oito jogos

             A escolha de Fernando Santos para seleccionador da selecção portuguesa é um  acto de grande sensatez e, para muitos, consensual. Porque, pelo Homem que é na sociedade, experiente, maduro, equilibrado, com idade que o distancia dos atletas como os filhos para os pais, não é belicoso nem paece capaz de atitudes persecutórias e tem carácter para não se deixar influenciar; conhece muito bem o futebol português e europeu e tem a prática do lugar numa selecção de nível idêntico ou superior à portuguesa. Tendo passado pelos três maiores clubes do nosso país não gerou antipatias em nenhuma das massas adeptas dos clubes que treinou.
               
             Escolha acertada, pois.

1 comentário:

  1. Amigo :

    ..."Tendo passado pelos três maiores clubes do nosso país não gerou antipatias em nenhuma das massas adeptas dos clubes que treinou."...

    É verdade mas , atenção que no Porto só ganhou 1 campeonato ... se tivesse ganho 3 ou mais seguidos ... não sei não !
    Abraço

    ResponderEliminar